BENCHMARKING.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Gerenciamento Pelas Diretrizes
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Empreendedorismo AULA 4
Práticas de Apoio ao Planejamento e à Gestão
Práticas de Apoio à Gestão
PETI Planejamento Estratégico de TI
Kaizen – Melhoria contínua
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
superior tecnologia gráfica Flávio Botana CURSO DE TECNOLOGIA GRÁFICA
Administração Estratégica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Universidade Católica de Goiás Engenharia de Produção
TGA II Etapas do Planejamento Análise Ambiental
INFORMAÇÕES COMPARATIVAS
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 03
Referencial Rumo à Excelência
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
Tipos de Melhoria Contínua
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Gestão de Projetos.
Desafios do desenvolvimento de software
Unidade X Reengenharia e Benchmarking
Projeto: Capacitação em GP
BENCHMARKING.
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Marketing Internacional Prof. Renata Lucietto
“SER O MELHOR ENTRE OS MELHORES”.
O QUE É UM SISTEMA.
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Planejamento estratégico de carreiras
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Práticas de Apoio ao Planejamento e à Gestão Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
Benchmarking: Parcerias em Busca da Excelência Empresarial
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO 21: RELEVÂNCIA E ADAPTAÇÃO À REALIDADE BRASILEIRA.
Instrutor: Objetivos:.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Planejamento e Estratégia
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
BENCHMARKING.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

BENCHMARKING

BENCHMARKING Estratégia mais utilizada para promover a atualização de processos baseados na concorrência. Comparação de produtos, processos, suas características, níveis e tendência dos indicadores de um líder reconhecido no mercado.

Superioridade e vantagem competitiva OBJETIVO Realizar comparações entre referências (benchmarks) de processos, práticas ou medidas de desempenho entre organizações. Superioridade e vantagem competitiva Aprender com as experiências dos outros

Estratégias Adaptar, com criatividade, as melhores práticas à já existente. Deve ser implantando durante o desenvolvimento de uma Gestão pela Qualidade Total. Deve ser um processo de pesquisa contínuo e sistemático.

Resultados excelentes (indicadores) Etapas O que tomar como referência (benchmarks)? Quem tomar como referência? Acesso a fontes de informação e coleta de dados. Resultados excelentes (indicadores) Melhores práticas

Etapas 3) Determinar a lacuna de desempenho 4) Projetar níveis de desempenho futuro 5) Comunicar descoberta dos marcos de referência e obter aceitação 6) Estabelecer metas funcionais 7) Desenvolver plano de ação 8) Implementar ações específicas e monitorar progresso 9) Recalibrar marcos de referência

Metodologia de implantação do Benchmarking Planejamento Identificação do item Obter o apoio da Direção Desenvolvimento do sistema de medida Desenvolvimento do plano de recolha de informação Revisão dos planos Caracterização do item Recolha interna de informação Recolha e Análise de Informação Publicada Internamente Selecionar potenciais parceiros internos Caracterização do item em cada parceiro Recolha Interna de Dados Realização de visitas aos parceiros

Metodologia de implantação do Benchmarking Recolha externa de informação Recolha de informação publicada externamente Recolha de dados externos Melhoria do desempenho do item Identificação das Ações Corretivas Desenvolvimento do Plano de Implementação Obter a Aprovação da Solução Implementação e Verificação da Solução Melhoria contínua Manutenção da base de dados Implementação da melhoria contínua do desempenho

Tipos de Benchmarking Interno: comparação entre operações semelhantes dentro da própria organização. Mais utilizado: menor custo e valorização pessoal interna. Desvantagem: as práticas mantém o mesmo paradigma. Competitivo: comparação com o melhor dos concorrentes diretos. Menos usual: é necessária a contratação de consultoria externa para obtenção de informações.

Tipos de Benchmarking Funcional: comparação entre empresas de uma função específica. Ex.: atendimento ao cliente. Genérico: comparação de processos de trabalho (desde a chegada do paciente até a liberação do laudo) com outros que tenham processos exemplares de trabalhos inovadores.

O benchmarking é... - Um processo contínuo - Uma investigação que fornece informações valiosas - Um processo de aprendizagem com outros - Um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina - Uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo O benchmarking não é... - Um evento isolado - Uma investigação que fornece respostas simples e “receitas” - Cópia, imitação - Rápido e fácil - Mais um modismo da administração.