USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARKETING DE SEGMENTOS
Advertisements

QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Segmentação de mercado
PESQUISA E DADOS BARBETTA, Pedro Alberto. ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. 7.ed. Florianópolis : Ed. da UFSC, CAPÍTULO 2
unesp FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
Referências bibliográficas
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
PIRATARIA DE REMÉDIOS.
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Efeitos da Aromaterapia nos Estados de Humor de Bailarinas Clássicas
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Principais tipos de estudo descritivos
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
Prevalência de sintomas de rinite em adolescentes escolares do município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo ISAAC. Alergologia e.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Inferência Estatística Básica
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
II Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas
PESQUISA EM PSICOLOGIA
Prevalência de sintomas de asma, rinite e eczema atópico em adolescentes escolares do Município de São José - SC. Aplicação da primeira fase do protocolo.
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
principalmente da tutoria,
Prof.ª: Suziane A. Jacobs
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Outubro de 2014 Slide 1 NATAL Uso do 13º salário.
Tema: Informação e Conhecimento
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Análise do temperamento predominante dos Cursos de Educação Física e Esportes e Educação Física – Licenciatura – da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
Prevalência de asma, rinite e eczema atópico em escolares de 6 a 7 anos na região de Biguaçú, cidade de Santa Catarina, através do questionário padronizado.
Avaliação de parasitoses intestinais em crianças de uma creche do sul do Brasil, Grande área: ciências da saúde; Área de conhecimento: Medicina. Fabiana.
Título do Trabalho: GRAU DE SATISFAÇÃO DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIAS PLÁSTICAS NO HOSPITAL SOCIMED E NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE TUBARÃO.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente ao culto do corpo, estudos mostram um aumento o consumo das chamadas “drogas da imagem corporal”, os esteróides anabólicos androgênicos (EAA) ou anabolizantes. Além de fins terapêuticos, os EAA aumentam o potencial anabólico e reduzem a atividade androgênica e são anti-catabólicos. Administrados via oral ou intramuscular, usados em ciclos, com um intervalo de tempo variando de 4 a 18 semanas. Aparência de um corpo saudável é apenas superficial, além dos efeitos desejados, há uma infinidade de efeitos colaterais. O abuso de EAA é preocupação social, governamental e das agências sanitárias e esportivas como a OMS e o Comitê Olímpico Internacional. Em estimativa do CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas), o consumidor preferencial no Brasil é do sexo masculino, entre os 18 e 34 anos de idade. O estudo objetivou: verificar a prevalência do uso atual ou passado de EAA em frequentadores de academias da cidade de Tubarão – SC; verificar conhecimento sobre a função e os efeitos secundários dos EAA; investigar quais os mais utilizados e a origem da prescrição; saber o motivo que leva o usuário a utilizar EAA e caracterizar o perfil dos praticantes usuários ou não de EAA.. Objetivos Verificar a prevalência do uso atual ou passado de EAA em frequentadores de academias da cidade de Tubarão – SC; Investigar os fatores relacionados ao uso de EAA, e caracterizar o perfil dos usuários Metodologia Estudo transversal, com análise descritiva, com freqüentadores de academias de Tubarão (SC). Aprovação pelo CEP-UNISUL no III. A amostra estabelecida a partir da presença dos praticantes de musculação. O cálculo do tamanho da amostra baseado em estudos anteriores. Para o cálculo utilizou-se freqüência de uso de 10% com erro aceitável de 3%, para um α-0,05 e um poder de 90%, para uma população alvo de 3000 freqüentadores de academias da cidade de tubarão. Sendo necessários 341 indivíduos. Na coleta de dados utilizou-se um roteiro semi-aberto e um questionário fechado. O roteiro constituiu-se de 3 perguntas sobre concepção de EAA, benefícios e malefícios. O questionário primeiro investigou a utilização atual de EAA, a quantidade de doses aplicadas nos últimos três meses e o local de compra. E também o uso prévio, quantidade de doses aplicadas, intervalo de tempo, avaliação dos resultados e motivo que levou cessar a utilização. Os dados descritos como percentuais, médias, desvio-padrão. Para comparação, foram analisadas as variáveis qualitativas com o teste do Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher. As variáveis quantitativas foram comparadas com o teste de t de Student, dados apresentados em médias e desvio-padrão considerando p< 0,05. Resultados Conclusões Concluímos que a principal motivação para o uso indiscriminado dos EAA é o ganho de massa muscular de forma fácil e rápida aliada a prática da musculação. Nas academias pesquisadas encontramos uma prevalência de usuários de EAA menor do que alguns estudos descritos pela literatura de outros estados. Esse resultado pode ser devido às variações que existem entre as populações analisadas em termos da região, da escolaridade, do tipo de ocupação e da classe social. Quanto ao conhecimento dos malefícios provocados pelo uso dos EAA verificamos que existe a necessidade de se realizar uma melhor conscientização nas academias em relação aos efeitos do uso indiscriminado dos EAA Bibliografia Santos, André Faro et al. Anabolizantes: conceitos segundo praticantes de musculação em Aracaju (SE). Psicol. estud., Ago 2006, vol.11, no.2, p Iriart, Jorge Alberto Bernstein, Chaves, José Carlos and Orleans, Roberto Ghignone de Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação. Cad. Saúde Pública, Abr 2009, vol.25, no.4, p Apoio Financeiro: Unisul Geovana Bianco; Thaís Batista; Marcos de Oliveira Machado (Orientador); PUIC; Medicina; Tubarão UsuáriosNão Usuáriosp Sexo0,07 Feminino (n/Total) (%)2/12 (16,7%)136/323 (42,1%) Masculino10/12 (83,3%)187/323 (57,9%) Idade (anos)0,04 (media ± desvio-padrão)26,8 ± 3,628,5 ± 8,8 Estado civil:NS Solteiro11/12 (91,7%)177/342 (51,8%) Casado1/12 (8,3%)136/342 (39,8%) Outros029/342 (8,5%) EscolaridadeNS Sem instrução00 1 o Grau4/342 (1,2%) 2 o Grau2/12 (16,7%)144/342 (42,1%) Superior10/12 (83,3%)194/342 (56,4% Ocupação:NS Empregado7/12 (58,3%)138/331 (41,7%) Desempregado019/331 (5,7%) Autônomo2/12 (16,7%)73/331 (22,1%) Estudante3/12 (25%)101/331 (30,5%) Tempo de treino (anos)0,03 (media ± desvio-padrão)7,91 ± 4,373,87 ± 4,65