PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Pedagogia da pesquisa-ação
Escola Superior de Educação
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Aluno.
Avaliação Mediadora.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Cristiane jonas Francisconi
Educação no contexto do Trabalho
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Construtivismo em Sala de Aula
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
O que é ensinar história?
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
O computador como Meio e como Fim...
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica DEMOCRACIA Direitos e deveres. Existência de uma competência na sociedade. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica SOCIEDADE ESCOLA Aumento da quantidade de conhecimento disponível e o crescimento da complexidade da informação. Oferece um ensino descontextualizado desse mundo em constante mudança. Reunião com professores - Maio de 2011

Reunião com professores - Maio de 2011 Educação Matemática Crítica FINALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Transmitir conteúdos aos alunos. OU Fornecer-lhes ferramentas para que eles saibam atuar no mundo. PROBLEMAS PRINCIPAIS: Para refletir… Em que medida estamos envolvidos na construção de uma competência democrática de nossos alunos na sociedade? É possível desenvolver o conteúdo de forma a servir como ferramenta na democratização? Ou Matemática, por sua natureza formal e abstrata, nada tem a ver com tais questões? Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Educação que leva os alunos a identificar, interpretar, avaliar e criticar a Matemática existente de forma implícita em diversas áreas da sociedade. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Educação que contribui para o poder social e político do aluno através do desenvolvimento da compreensão crítica do uso da Matemática na sociedade e a consciência de como o pensamento matemático está presente no nosso dia-a-dia. = Educação que ensina a Matemática para a formação de cidadãos livres, responsáveis e críticos. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA, ELA TRANSPORTA VALORES EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE, SUGERINDO MODOS DE ATUAR NA SOCIEDADE. ELA DEVE SER ORIENTADA PARA PROBLEMAS EM SITUAÇÕES FORA DA SALA DE AULA! Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica É um produto emergente da ação e da interação da consciência humana e da realidade. É criado e recriado à medida que as pessoas atuam e refletem sobre o mundo. Não é a descoberta de fatos estáticos. CONHECIMENTO MATEMÁTICO Deve assumir a dimensão social, ética e política no ensino. Não existe fora dos modos como é usado, dos interesses para os quais é utilizado e das razões pelas quais é aplicado. Desenvolve o poder dos alunos em sociedade. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica EDUCAR MATEMATICAMENTE ENSINAR MATEMÁTICA EDUCAR MATEMATICAMENTE Fazer com que os alunos aprendam Matemática e ponto final. É útil para outras disciplinas ou alguma vez na vida. É levar os alunos a apropriar-se de modos de entender matematicamente as situações do dia-a-dia. Permite reconhecer e interpretar a matemática como atividade social. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA INVESTIGAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Exemplo de tema: “Publicidade e a sua leitura através da Matemática” (anúncios de televisão, jornais, revistas e internet onde a Matemática é utilizada para demonstrar a eficácia de determinado produto). Objetivos da aula: Desenvolver competências matemáticas interligadas com preocupações sociais, econômicas e políticas. Realizar uma leitura crítica da Matemática utilizada nos anúncios e identificar o poder persuasivo da Matemática na publicidade e em outras situações. Ensinar os alunos a identificar, interpretar, avaliar e criticar a matemática implícita e explícita nos anúncios, ajudando-os a formar-se matematicamente e incentivando-os a serem cidadãos críticos aos fenômenos do mundo real. Reconhecer “enganos” nos anúncios, na construção de gráficos, na utilização de estimativas exageradas e tabelads pouco esclarecedoras. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA INVESTIGAÇÃO COM BASE NO CONCEITO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA Guia de análise: Qual o produto que se pretende vender? Quais as razões apresentadas para que se compre o produto? Como é que os anunciantes provaram que vale a pena comprar o produto? Você concorda com a prova apresentada? Se não, justifique. Conclusões: Os alunos compreenderam que, muitas vezes, a Matemática presente nos anúncios não estava errada, mas era utilizada abusivamente conforme a ideia que se pretendia transmitir. Para evitar que fossem manipulados, deveriam desenvolver uma prática reflexiva perante as situações, face às quais a análise crítica e a discussão são ações indispensáveis. Tal como saber ler e interpretar, a prática de analisar e questionar é muito importante para ser cidadãos informados e críticos. Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica CENTRO DE GRAVIDADE DA EDUCAÇÃO Acumulação de saberes matemáticos Capacidade de usar a matemática nas atividades e contextos sociais. CENTRO DE GRAVIDADE DA EDUCAÇÃO Reunião com professores - Maio de 2011

Educação Matemática Crítica “É de importância democrática, tanto para o indivíduo quanto para o conjunto da sociedade, que qualquer cidadão tenha a seu dispor os instrumentos para o entendimento do papel da Matemática na sociedade. Qualquer um que não esteja de posse desses instrumentos, se torna vítima dos processos sociais dos quais a Matemática é um componente. Assim, o objetivo da Educação Matemática é habilitar os alunos a perceber, entender, julgar, utilizar e também aplicar a matemática na sociedade, sobretudo em situações significativas para a vida privada, profissional e social de cada um.” Mogens Niss Reunião com professores - Maio de 2011