A sociedade que vivemos, a escola que queremos.

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Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

A sociedade que vivemos, a escola que queremos.

Sociedade Industrial Sociedade da informação

Mudança na Sociedade Mudanças que ocorreram na sociedade em relação à: Profissões Escola Brincadeiras Acesso à informações Relações entre pessoas

Sociedade Atual

Sociedade atual Sociedade da informação (Castells, 2011) Sociedade em rede Conhecimento no centro da vida Seleção e uso crítico da informação em rede

Sociedade atual Giro dialógico – se quer entender, não se quer ser mandado (Flecha, Gómez & Puigvert) Crise das autoridades tradicionais (Aubert et al, 2009) Sociedade reflexiva (Beck, 2006) – cada pessoa tem de pensar e decidir a cada ação que vai fazer

Sociedade atual Individuação e necessidade de pertencer a redes (Giddens) Urbanização do mundo e das relações O global e o local conectados Igualdade de direitos e reivindicação do direito à diferença

Sociedade atual Mudanças que precisam ocorrer na escola em relação à: Relação entre alunos Envolvimento das famílias Papel dos professores Expectativas de aprendizagem

Escola atual

Escola atual A aprendizagem depende cada vez mais da correlação entre os diferentes contextos de aprendizagem e desenvolvimento da criança e do jovem. As interações e o dialogo são um aspecto chave na aprendizagem. Aquisição de ferramentas e conteúdos para acessar novos conhecimentos é fundamental para uma formação de qualidade.

Técnico superior ou Universidade Escola atual O CONTEXTO ATUAL EXIGE RESULTADOS DE APRENDIZAGEM Existe um único caminho: ENEM Educação Ensino médio Escolhas Ensino Fundamental 1º e 2º segmento Opções Realização de sonhos Futuro Ensino superior: Técnico superior ou Universidade UNIVERSIDADE

A sociedade que vivemos, a escola que temos Como estão as nossas escolas em relação aos desafios desta sociedade da informação?

Avaliação Nacional IDEB: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Internacional PISA: Programa Internacional de Avaliação de Alunos Internacio Criado em 2000 para acompanhar as políticas de desenvolvimento da educação em diferentes países; Criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e redes de ensino no Brasil;

Avaliação Nacional IDEB: Internacional PISA: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Baseado no desempenho do estudante e taxas de aprovação; O índice é medido a cada dois anos, em uma escala de 0 a 10; A meta do Brasil é que as redes de ensino tenham nota 6,0 em 2022 (referência dos países desenvolvidos) Internacional PISA: Programa Internacional de Avaliação de Alunos Coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico É realizado a cada três anos, com foco em leitura, compreensão textual, matemática e ciências; Na última avaliação participaram 65 países.

65 Resultados PISA 2012 BRASIL Foram avaliados países É a 6a economia do mundo Ocupa o 53°lugar em educação

Por que a Comunidade de Aprendizagem? Tem seu foco na aprendizagem dos alunos e na melhora dos resultados Baseada em evidências reconhecidas pela comunidade científica internacional Mais de 120 escolas transformadas Apoio técnico da universidade de Barcelona Proposta concreta para a transformação da escola

www.comunidadedeaprendizagem.com