09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito.

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Transcrição da apresentação:

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1971  Doutorado: 1999 Apresentador: Prof. Jerônimo Luiz Andriolo Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  90% dos docentes permanentes são bolsistas PQ  equilíbrio na distribuição dos projetos entre as linhas de pesquisa  elevado número de publicações e com discentes de G e PG  elevado número de bolsas  diversificação de laboratórios em diferentes áreas do conhecimento  alta inserção com o segmento produtivo regional

UFSM Pontos fracos do Programa  heterogeneidade na produção científica entre os docentes  renovação do corpo docente: 25% dos atuais docentes próximos da aposentadoria  alto número de docentes colaboradores (30%)  baixa número de publicações com qualis B1, A2 e A1  migração de bons candidatos para outras instituições  deficiências de área física de laboratórios, salas de aula e de alunos  sucateamento das máquinas e equipamentos agrícolas  falta de mão-de-obra para as atividades não compatíveis com as atividades discentes

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabili dade Ameaças internasAmeaças externas Prior. (1 a 5) Nucleação dos docentes de acordo com o IPD MédiaReceptividade, Dissimilaridade Nenhuma1 Aumento de publicações Qualis A1, A2 e B1 MédiaFalta de infraestrutura para experimentos mais qualificados Alto custo das publicações 2 Estabelecer fluxo de docentes em Pós-doutorado BaixaReceptividade docentes, Carga horária Escassez de projetos de interesse comum 3 Mais Cooperação Internacional BaixaEscassez de projetos de interesse comum4 Aumentar as atividades de inserção social BaixaDificuldades logísticas, Baixa qualificação do público alvo Demanda restrita a algumas linhas de pesquisa 5

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilida de Ameaças internas Ameaças externas Prior. (1 a 5) Reduzir 10% ao ano a heterogeneidade AltaNucleaçãoFinanciamento da pesquisa 1 Aumentar 10% ao ano as publicações Qualis A1, A2 e B1 MédiaRedação em inglês Alto custo das publicações 2 Planilha de pós- doutorado BaixaReceptividadeInstituições parceiras 3 Ingresso de novos docentes em início de carreira acadêmica MédiaReposição de vagas na UFSM Abertura de concursos 4 Descredenciamento de colaboradores BaixaDiminuição na oferta de disciplinas5 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilid ade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Reestruturação das linhas e projetos de pesquisa AltaPerfil de formação dos docentes Reposição de vagas 1 Aumentar 10% ao ano o IPD mínimo para credenciamento MédiaLimite na proporção de colaboradores Inglês e taxas de publicação 2 Aumentar a nucleação dos docentes nos projetos de pesquisa MédiaPerfil dos docentes Financiamento da pesquisa 3 Melhoria da infra- estrutura de pesquisa BaixaRecursos institucionais Recursos CT- INFRA 4 Escassez de área experimental de campo BaixaRecursos institucionais Recursos CT- INFRA Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabili- dade Ameaças internasAmeaças externas Prior. (1 a 5) Aumentar 5% as Qualis A1 e A2 BaixaQualificação das pesquisas, inglês Opções de periódicos e taxas 1 Aumentar 15% as Qualis B1 MédiaQualificação das pesquisas, inglês Opções de periódicos e taxas 2 Atingir 100% das dissertações/teses com artigos AltaQualificação das pesquisas, inglês Opções de periódicos e taxas 3 Atingir 100% das publicações com discentes de G e PG Alta Poucos alunos capacitados para bolsas de IC Cotas de bolsas de IC 4 Reduzir em 10% ao ano a endogenia (Ciência Rural) MédiaRedação em inglêsTaxas de publicação Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar o número de orientados/docente permanente MédiaInfraestrutura de ensino e pesquisa Fontes de financiamento 1 Divulgar o programa para aumentar o número de candidatos AltaNão há 2

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos36479 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 20%90% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 0%50% Demais destinos relevantes dos egressosPesquisa e extensão rural

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Mais opções de disciplinas optativas e obrigatórias.  Maior homogeneidade na distribuição das disciplinas entre os semestres  Melhorar o conteúdo, a metodologia e a forma de avaliação de algumas disciplinas  Carência de área experimental e de funcionários de campo para a condução de experimentos  Carência de ambientes com refeitório e vestiários para os alunos e de microcomputadores  Implementar um sistema de avaliação das disciplinas pelos alunos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilid ade Ameaças internas Ameaças externas Prior. (1- 5) Construção de um Laboratório para a instalação dos equipamentos MédiaSeleção pelo CT-INFRA Aprovação pelo CT- INFRA 1 Instalação de um laboratório de estatística didático e experimental BaixaFalta de localFonte de recursos? 2 Aquisição de trator com implementos, semeadora e colhedora de cereais BaixaFonte de recursos? 3 Novas áreas experimentais com sistema de drenagem do solo e com irrigação BaixaFonte de recursos? 4 Reforma e construção de novas estufas e casas-de- vegetação climatizadas MédiaSeleção pelo CT-INFRA Aprovação pelo CT- INFRA 5

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilida de Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Proposição de um Programa Minter Baixa Baixo interesse dos docentes Baixa demanda 1 Novos convênios com instituições internacionais BaixaRegionalização das pesquisas Baixo interesse das instituições estrangeiras de excelência 2

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS .Reestruturação das linhas e projetos de pesquisa.  Construção de um Laboratório de Biometria para a instalação dos novos equipamentos.  Instalação de um laboratório de estatística didático e experimental.  Reduzir pelo menos em 10% ao ano a heterogeneidade da produção entre os docentes.  Aumentar em pelo menos 5% ao ano o número de publicações em periódicos Qualis A1 e A2.  Aumentar em pelo menos 15% ao ano o número de publicações em periódicos Qualis B1.  Aumentar em pelo menos 5% ao ano o limite inferior do IPD. PRINCIPAIS METAS

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