Linguagens Códigos e suas Tecnologias – Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Edna Maria Barbosa Arrebola
Modernismo no Brasil.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
O uso dos softwares nas escolas
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
OSA - Operação de Software e Aplicativos
OS TRÊS PORQUINHOS.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Os níveis básicos da leitura
Mobilização da Comunidade Escolar
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Brincadeiras Indígenas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Identificação da atividade e do aluno
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Clique para editar o formato do texto do títuloClique para editar o texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Gestão de empreendimentos.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Arte - Física Iane Ohanna de Araújo Labre e Myller Medeiros.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Linguagens Códigos e suas Tecnologias – Português Ensino Médio, 3ª Série “Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc”

Uma Viagem à Semana de Arte Moderna Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Uma Viagem à Semana de Arte Moderna

Introdução: Semana da Arte Moderna Introdução: Linguagem Digital Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / O Mamoeiro 1925 / http://www.base7. com.br/tarsila Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Avaliação Introdução: Semana da Arte Moderna Introdução: Linguagem Digital Tarefas Imagem: Di Cavalcanti/ Baile Popular,1972 /http://www.dicavalcanti. com.br/anos6070/obras_60_70/baile_ popular.htm Imagem: Tarsila do Amaral / A Feira I,1924 / http://www.base7 .com.br/tarsila Conclusão Créditos

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal. Cada dia da semana foi dedicado a uma temática: respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. O presidente do Estado de São Paulo à época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro, Plínio Salgado e Menotti Del Pichia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista. pt.wikipedia.org Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou, então, da vanguarda para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, antes só escrita; a música por meio de concertos, antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunham algo, no mínimo, curioso e de interesse. pt.wikipedia.org Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Participaram da Semana nomes consagrados do Modernismo Brasileiro, como: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros. Entretanto, um dos organizadores, o intelectual Rubens Borba de Moraes, por estar doente, dela não participou. pt.wikipedia.org Introdução

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução

Comente sobre o filme "Semana da Arte Moderna" Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Comente sobre o filme Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila "Semana da Arte Moderna" Introdução Quais os comentários positivos: E o que precisa melhorar:

Como será a dinâmica do trabalho? Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Como será a dinâmica do trabalho? Nos slides seguintes será apresentada uma série de atividades. O professor deve dividir a turma em cinco grupos, cada grupo deverá escolher a tarefa com a qual mais se identificar. Ninguém pode ficar de fora, ninguém pode deixar de participar, pois todos podemos contribuir para a construção do conhecimento. Sempre na perspectiva de nos tornarmos protagonistas de nossas vidas, aprendendo a conviver e a saber tomar decisões, competências estas exigidas dos jovens e dos profissionais bem-sucedidos no século XXI.

jornalistas, aqueles que serão responsáveis por produzir textos; Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Os grupos serão formados por jovens aprendizes e, é claro, cada um na sua medida, buscando avançar sempre: jornalistas, aqueles que serão responsáveis por produzir textos; compositores, poetas, músicos e cantores; produtores de filmes, aqueles responsáveis pela edição de filmes e os fotógrafos; artistas, aqueles que deverão produzir e representar uma pequena peça teatral; e, finalmente, os técnicos da tecnologia da informação, que deverão produzir um hipertexto no power point.

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Os trabalhos serão feitos de forma colaborativa e interativa, todos se comunicarão entre si, pois as produções feitas pelos jornalistas, compositores, poetas, músicos, cantores, produtores serão entregues aos técnicos responsáveis pela apresentação de power point.

Mario de Andrade Di Cavalcanti Manuel Bandeira Tarefas Anita Mafaltti Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: marcusrg / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica. Mario de Andrade Di Cavalcanti Manuel Bandeira Tarefas Imagem: O Estado de São Paulo - Seção de Periódicos da Biblioteca Mário de Andrade / Domínio Público. Imagem:Michelle Rizzo/Mario de andrade,1928/ Public Domain. Imagem: Anita Mafaltti Jovem, 1912 / Public Domain. Imagem:Auréola / Escritor brasileiro Oswald de Andrade, 1920 / Public Domain. Anita Mafaltti Tarsila do Amaral Oswald de Andrade

Os serão responsáveis pelos textos. Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Tarefas Os serão responsáveis pelos textos. Pesquisem nos sites sugeridos sobre: “A Semana da Arte Moderna: a Literatura Modernista de 22”, façam leitura individual e em grupo, anotações do que vocês acharem mais interessante e discutam com os seus colegas e professores. pt.wikipedia.org jornalistas

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Tarefas Os Pesquisem em jornais, em revistas ou em outra fonte que vocês encontrarem: textos, fotos, imagens ou músicas sobre o tema do nosso estudo e compartilhem com os colegas do grupo. Organizem a pesquisa. jornalistas:

assistiram, utilizando os recursos do Word. Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Tarefas Os Comecem a produzir textos a partir do que vocês pesquisaram ou dos filmes e documentários a que vocês assistiram, utilizando os recursos do Word. Estes textos deverão ser impressos e distribuídos para os demais colegas da turma, no momento da socialização dos trabalhos. jornalistas:

compositores, poetas, músicos e cantores: Os Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: O Estado de São Paulo - Seção de Periódicos da Biblioteca Mário de Andrade / Domínio Público. Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Tarefas Os Este grupo deverá ficar responsável por produzir paródia, música ou poesia sobre A Segunda Semana da Arte Moderna, sabendo que deverá apresentar o resultado final no momento da socialização, com os componentes vestidos a caráter. O resultado final deste trabalho escrito deverá ser entregue para o grupo que está responsável pela edição do Power Point. compositores, poetas, músicos e cantores:

Produtores de filmes: Os Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Tarefas Imagem:Auréola/Escritor brasileiro Oswald de Andrade,1920/public domain Os Durante todo o processo de construção da peça teatral, da elaboração dos textos, da edição do Power Point, da composição da música, da paródia ou do poema, outro grupo deverá ficar responsável por filmar com celular ou com máquina de fotografar estes momentos de interação para que um filme seja editado e inserido na apresentação de power point que está sendo elaborado. Este filme deverá ser entregue para o grupo técnico. Produtores de filmes:

Organizando uma Artistas: peça teatral! pequena Tarefas Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Organizando uma Artistas: Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila peça teatral! pequena Tarefas Que tal, depois de tantas pesquisas, leituras e debates sobre a Semana da Arte Moderna de 1922, em grupo, construir uma peça teatral, apresentando alguns participantes da Música, da Literatura, da Pintura e da Escultura daquela época? Começar procurando os alunos que se identificam com a dramatização e, consequentemente, aqueles que querem atuar. Definir os autores e textos que deverão constituir a dramatização. Elaborar o texto, dividir as falas, providenciar o vestuário e ensaiar.

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Artistas: Tarefas Elaborem uma sinopse da peça teatral e entreguem para o grupo dos técnicos da tecnologia da informação responsável pela produção do hipertexto no power point.

Introdução: Linguagem Digital Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Hipertexto: Escritura não sequencial de um texto que permite ao leitor fazer escolhas e ler em uma tela interativa, uma série de blocos de texto conectados entre si por elos ou nós que formam diferentes itinerários para o usuário (LÉVY, 1993). Mídias na Educação Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução: Linguagem Digital

Introdução: Linguagem Digital Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Neste sentido, utilizar os recursos informatizados que possibilitam maior interatividade e acessibilidade às informações diferenciadas é estar navegando num mundo de saberes produzidos, mas que se tornam diferenciados pela forma, formato e possibilidade de interação. A construção do texto se faz através de um entrelaçamento contínuo. Ele desperta para o entendimento de que "texto" quer dizer tecido e se cria por meio de conexões. O hipertexto se identifica com o texto, de construção e desconstrução, no sentido de que é mesclado por um conjunto de palavras, imagens e sons interligados ao simples toque de um elemento eletrônico, propiciando ao leitor uma determinada trajetória, de sua escolha pessoal, buscando significados existentes ou produzindo outros. Mídias na Educação Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução: Linguagem Digital

Introdução: Linguagem Digital Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc “O que são links? Os links são pontos de conexão entre diferentes partes de texto de um mesmo website/texto ou entre diferentes websites/textos. Na hora em que você clica em um link, a Internet ou outro programa com que você esteja trabalhando o transporta para uma nova posição de texto, que tanto pode ser no website/texto que você está visitando ou outro website/texto que tenha relação com o que você está visitando. Um link é comumente indicado por uma palavra sublinhada que faz referência a uma outra palavra ou parte de texto. Um link é também indicado por uma mudança gráfica no mouse. Observe que, quando o mouse do micro é movido, é possível ver a posição que ele aponta na tela através de uma seta. Pois bem: quando o mouse passa por um link, esta seta se transforma numa mãozinha. Esta mãozinha significa que você poderá ir para outro lugar no site/texto ou em um diferente site/texto se clicar no botão esquerdo do mouse em cima da palavra do link, entende?” http://www.aisa.com.br/basico.html Imagem: Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/tarsila Introdução: Linguagem Digital

técnicos da tecnologia Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Imagem:Michelle Rizzo/Mario de andrade,1928/ Public Domain. Tarefas técnicos da tecnologia da informação Os deverão organizar todo material produzido pelas equipes anteriores: os jornalistas, os compositores, poetas, músicos, cantores, os produtores de filmes, fotógrafos e artistas, para construir uma apresentação de Power Point na forma de hipertexto, utilizando este programa como ferramenta de aprendizagem. O hipertexto deverá ser de caráter colaborativo, em que os autores possam de comum acordo inserir os fatos interessantes e pertinentes ao conhecimento apresentado por todos, construindo um texto com hiperlinks, tornando-o dinâmico e atrativo.

técnicos da tecnologia Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Imagem:Michelle Rizzo/Mario de andrade,1928/public domain Tarefas Os deverão editar estes slides com: textos , filmes, fotos, links, cores, animações, emoticons, nickname, sites, músicas, interatividade, direitos autorais, co-produção e co-participação. Lembrem-se de colocar o nome de todos que participaram deste processo. Poderão também publicar a apresentação de power point no slideshare e no youtube. técnicos da tecnologia da informação

Agora é chegada a hora da socialização: Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Imagem: Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila Agora é chegada a hora da socialização: Todos os grupos deverão mostrar para toda a sala os resultados finais que foram capazes de construir juntos. Neste mesmo momento, poderão contar as experiências, quais as dificuldades e quais os avanços dos grupos ao trabalhar com o tema proposto. Poderão também divulgar, através de cartazes, qual o endereço da Internet em que foi publicada a apresentação de slides para que todos os outros que fazem parte da escola conheçam a produção da turma, aprendam e sintam-se incentivados. Fica como sugestão publicar no youtube ou no slideshare. Tarefas Di Cavalcanti

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Todos iremos ser avaliados, por todos nós, que estamos fazendo parte destas aulas. Através de um diálogo aberto e sincero, iremos avaliar: O que será avaliado nos grupos: Valor O conteúdo 2 A interação entre as pessoas A participação, o interesse de cada um A criatividade 1 A coesão A clareza A harmonia Imagem: Tarsila do Amaral / O Mamoeiro 1925 / http://www.base7. com.br/tarsila Avaliação

Sobre como usar o nosso celular a serviço da Educação? Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Você observou que esta aula promoveu para nós mais saberes sobre “A Semana da Arte Moderna: A Literatura Modernista de 22”? Sobre como usar o nosso celular a serviço da Educação? E aí, você conseguiu aprender algo mais do que você já sabia sobre interagir com as pessoas, com os grupos de trabalho? E no tocante à Internet, o que você mais gostou de fazer? Que tal, você aprendeu muito? Imagem: Di Cavalcanti/ Baile Popular,1972 /http://www.dicavalcanti. com.br/anos6070/obras_60_70/baile_ popular.htm Conclusão

Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Gostou do que aprendeu? Será que este conhecimento poderá contribuir de alguma maneira para a sua vida? Não perca tempo e continue aprofundando seus conhecimentos, pois conhecimento é poder, abre caminhos, abre portas, abre oportunidades. Lembre-se sempre de usar a TI com responsabilidade para, juntos, construírmos uma sociedade mais justa para todos. Imagem: Di Cavalcanti/ Baile Popular,1972 /http://www.dicavalcanti. com.br/anos6070/obras_60_70/baile_ popular.htm Conclusão

Aprender em Parceria da Microsoft. www.aprenderemparceria.com.br/ Português Ensino Médio, 3º ano - Linguagem digital: os emoticons, nickname, sites, textos em Power Point, hipertexto etc Curso de Mídias na Educação. MEC - Ministério da Educação · Portal Brasil. webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/ Aprender em Parceria da Microsoft. www.aprenderemparceria.com.br/ PCNs Lei de Diretrizes e Bases – Lei n. 9.394/96 – Art. 32, Art. 35, Art. 39 UNESCO José Manuel Moran. Como utilizar a Internet na educação http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100- 19651997000200006&script=sci_arttext IX Congresso Internacional de Tecnologia www.google.com http://www.aisa.com.br/basico.html www.youtube.com Imagem: Tarsila do Amaral / A Feira I,1924 / http://www.base7 .com.br/tarsila Créditos

Tabela de Imagens 12d, 17b Auréola/Escritor brasileiro Oswald de Andrade,1920/public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Oswald_de_andrade_1920.jpg 04/10/2012 12b, 23b, 24b Michelle Rizzo/Mario de andrade,1928/public domain http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mario_de_andrade_1928b.png 3a, 3b, 4, 5, 6, 7, 8, 20, 21, 22 Tarsila do Amaral / Abaporu, 1928 / http://www.base. com.br/ http://www.base7.com.br/tarsila 3c, 13a, 14a, 15a, 16a, 17a, 18a, 19a, 23a, 24a, 25a Tarsila do Amaral / Cartão postal, 1929 / http://www.base7. com.br/tarsila 3d, 26 Autor desconhecido/ O Mamoeiro, 1925 /http://www.base7.com.br/tarsila 3f, 29 Autor desconhecido/ A Feira I,1924 /http://www.base7.com.br/tarsila 3e, 27, 28 Autor desconhecido / Baile Popular,1972 / http://www.dicavalcanti.com.br/anos6070/obras_60_70/baile_popular.htm http://www.dicavalcanti.com.br/anos6070/obras_60_70/baile_popular.htm 12a, 16b O Estado de São Paulo - Seção de Periódicos da Biblioteca Mário de Andrade / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tarsila_do_Amaral,_ca._1925.jpg 13/04/2012 12c Anita Mafaltti Jovem, 1912 / Public Domain. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anita_Malfatti_jovem_(1912).jpg