FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REFLEXÃO Conceber a avaliação como um projeto de futuro. Garantir a todas as crianças e jovens uma aprendizagem para toda a vida. Para tanto, é preciso.
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A escrita dos Números..
Centro Universitário Franciscano
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Propriedade dos NÚMEROS Naturais
Construindo números Decimais com o material dourado
Portfólio de matemática
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Como comprar o e-CPF Serasa Experian
Entendo os números inteiros
Numeração Decimal.
Aula de Recuperação: Matemática
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
Planejamento PNAIC 2014.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Tipos de Tutoria.
Percepção do Espaço Pela Criança
Divisão (semana 8).
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
Centro Educacional Canguru
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
JOGO DO NUNCA DEZ Utilizando Material dourado, fichas para contagem e tabela com o Quadro Valor de Lugar. Professora Maria Lúcia Pickering 2º ano - Itajaí.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 12
Exercício de Revisão – Teste 02
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Sentido de Numeramento
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
TIPOLOGIA E DESIGN.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Sistema de numeração decimal
SITUAÇÕES.
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
Estudo de funções através do esporte Ricardo R. Roque Luciane Z. H. Braz.
1ª Formação de Professores Coordenadores
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Materiais manipuláveis: Ábaco
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Escola Ademar Marques Curvo
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Mostrando a vida numérica na aula
ALGARISMOS HINDU-ARÁBICOS.
Transcrição da apresentação:

FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2

SALA DE AULA: UM AMBIENTE REFLEXIVO ORGANIZAR O ESPAÇO DA SALA REQUER DO PROFESSOR ATENÇÃO E CUIDADO COM AS ESCOLHAS. ADORNAR A SALA DE MANEIRA EXTRAVAGANTE ACABA TIRANDO A CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS. O IDEAL É QUE OS CARTAZES, LIVROS E OBJETOS SEJAM FONTES DE CONSULTA PARA OS ALUNOS E QUE NÃO CANSEM O VISUAL DA SALA.

SALA DE AULA: UM AMBIENTE REFLEXIVO O CALENDÁRIO E O RELÓGIO SÃO ESSENCIAIS, POIS SÃO OBJETOS QUE A TURMA, PROVAVELMENTE, CONHECE E SÃO UTILIZADOS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO, COMO POR EXEMPLO, QUANTO TEMPO FALTA PARA O INTERVALO, QUANTOS DIAS FALTAM PARA O PASSEIO, ETC.

SALA DE AULA: UM AMBIENTE REFLEXIVO UMA TABELA COM NÚMEROS, LISTAS COM TELEFONES ÚTEIS, FICHAS COM INFORMAÇÕES PESSOAIS (ENDEREÇO, DATA DE NASCIMENTO, TELEFONE, PESO, ALTURA, ETC.) DE CADA ALUNO DISPOSTA EM UMA CAIXA COM INFORMAÇÕES OBTIDAS PELOS ALUNOS, TUDO ISSO SERVE PARA CONSULTA DOS MESMOS. (INICIAÇÃO A PESQUISA)

SALA DE AULA: UM AMBIENTE REFLEXIVO OS MATERIAIS CONCRETOS TAMBÉM SÃO IMPORTANTES PARA VIVENCIAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS, PORÉM DISTRIBUÍ-LOS AOS ALUNOS SEM QUE ELES TENHAM ALGUMA NOÇÃO PRÉVIA SOBRE O CONCEITO E DEIXAR QUE MANIPULEM SEM INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, NÃO GARANTE A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PROPOSTOS.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A IMPORTÂNCIA DO ZERO O PROCESSO DE COMPREENSÃO DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS PASSA POR MUITAS ETAPAS. A PRIMEIRA GRANDE ESTRATÉGIA PARA CONTAR E REPRESENTAR É O AGRUPAMENTO.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A IMPORTÂNCIA DO ZERO EM QUAL DAS DUAS REPRESENTAÇÕES VOCÊ ACHA MAIS FÁCIL CONTAR O TOTAL DE PALITOS? EXPLIQUE: OS COMENTÁRIOS DEVEM CONSTAR NO PORTIFÓLIO.

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A IMPORTÂNCIA DO ZERO JUNTAMOS: DEZ UNIDADES PARA FORMAR UMA DEZENA DEZ DEZENAS PARA FORMAR UMA CENTENA DEZ CENTENAS PARA FORMAR UM MILHAR ESSE SISTEMA É CHAMADO DECIMAL (AGRUPAR DE DEZ EM DEZ)

SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E A IMPORTÂNCIA DO ZERO O MESMO SÍMBOLO PODE REPRESENTAR VALORES DIFERENTES, DEPENDE DA POSIÇÃO QUE ELE OCUPA. PARA DESENVOLVER UM SISTEMA POSICIONAL, O ALGARISMO PARA REPRESENTAR O ZERO (0) É DE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL.

QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO 28? QUANTAS DEZENAS TEM O NÚMERO 234? PENSE E RESPONDA: QUANTAS UNIDADES TEM O NÚMERO 28? QUANTAS DEZENAS TEM O NÚMERO 234? OS COMENTÁRIOS DEVEM CONSTAR NO PORTIFÓLIO.

REPRESENTE COM O MATERIAL DOURADO 27 90 258 O REGISTRO DESTA ATIVIDADE DEVE CONSTAR NO PORTIFÓLIO.

354 O SÍMBOLO COLOCADO MAIS À DIREITA DA REPRESENTAÇÃO SIGNIFICA: *QUATRO UNIDADES OU QUATRO. O ALGARISMO 5, COLOCADO IMEDIATAMENTE À SUA ESQUERDA, SIGNIFICA: *CINCO DEZENAS, OU *CINCO GRUPOS DE DEZ UNIDADES CADA OU AINDA *CINQUENTA UNIDADES O PRÓXIMO ALGARISMO À ESQUERDA DO CINCO É O 3, QUE SIGNIFICA: *TRÊS CENTENAS, OU *3 GRUPOS DE UMA CENTENA CADA, OU *30 GRUPOS DE UMA DEZENA CADA, OU AINDA *300 UNIDADES

203 C D U 23 C D U

* POR QUE ESSE NÚMERO TEM DOIS SÍMBOLOS? ATIVIDADES PARA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DISTRIBUIR AOS ALUNOS UMA QUANTIDADE DE PALITOS MAIOR QUE 9 (EXEMPLO 13) E PEDIR QUE REPRESENTEM A QUANTIDADE. QUESTIONAR: * POR QUE ESSE NÚMERO TEM DOIS SÍMBOLOS? * O QUE QUER DIZER O UM À ESQUERDA DO TRÊS? DISTRIBUIR VÁRIOS PALITOS OU CANUDINHOS QUANTIDADE MENOR DO QUE CEM. FAZER VÁRIAS SITUAÇÕES . PEDIR QUE REGISTREM. QUESTIONAR: * PARA FAZER UM MONTINHO, QUANTOS PALITOS DEVO TER? (10) * QUANTOS PALITOS NO MÁXIMO PODEM FICAR SEM AMARRAR? (9) * SE TENHO DEZ PALITOS, QUE DEVO FAZER COM ELES? (AMARRAR FORMANDO GRUPO)

A RETA NUMÉRICA A RETA NUMÉRICA AJUDA A VISUALISAR A ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 0 10 20 30 40 50 60 70 PEÇA AOS SEUS ALUNOS QUE MARQUEM NA RETA OS NÚMEROS 4, 7 E 11. (EXEMPLO DE ATIVIDADE) 0 1 10

TAREFA 1 ELABORE UMA ATIVIDADE LÚDICA DE ORDENAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS NA RETA NUMÉRICA. (TI 4/PÁGINA 17) ESTE REGISTRO DEVE CONSTAR NO PORTIFÓLIO.

TAREFA DITADO DOS NÚMEROS PREENCHA OS ESPAÇOS COM O NÚMERO SORTEADO. __ __ __ __ __