AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
AUDITORIA Contas a receber
DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC) Prentice Hall.
AUDITORIA Objetivos da aula: Metodologia de Trabalho
Compras e dívidas a pagar Descrição e conteúdo da área
Módulo 2 Reclassificação das Demonstrações
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
Aula 08 Revisão para AV1.
Disciplina Auditoria I
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
ANÁLISE DE BALANÇOS ANÁLISE
Análise das Demonstrações Financeiras
CONTABILIDADEI Escrituração
AUDITORIA CONTÁBIL CAIXAS E BANCOS.
IAS 37 – Provisões, Passivos e Ativos Contingentes
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
AUDITORIA.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Aula 12 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade Básica Ementa Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação; Patrimônio: equação patrimonial; situações líquidas típicas;
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1-Demonstrativos contábeis básicos
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
AUDITORIA DE ESTOQUES OBJETIVO
PLANEJAMENTO DE AUDITORIA
AUDITORIA DOS ESTOQUES
AUDITORIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
AUDITORIA II AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.
Contabilidade Introdutória Parte II
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Representam obrigações decorrentes do usufruto da mão de obra formalmente contratada como empregado, com base na legislação trabalhista e previdenciária.
Contabilidade II Devedores duvidosos
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
REAVALIÇÃO DE ATIVOS Prof. Alessandro.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Nicolle Oliveira Alencar
WESLEY DO PRADO MARQUES MBA – ADM. PUB. GESTAÕ DE CIDADES
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Prof. Adrean Scremin Quinto
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
AUDITORIA Empréstimos  Obs.: Notas explicativas devem conter taxas de juros, datas de vencimento e garantias, para os empréstimos de LP;  Obter da empresa.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Análise das Demonstrações Contábeis
Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo.
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
Contas de Resultado Objetivo
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras
Transcrição da apresentação:

AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER Aspectos contábeis Contas a receber podem ser divididas em três classes: Contas a receber – proveniente da venda de bens ou serviços relacionados a atividade operacional da empresa. Outros valores a receber – adiantamentos, impostos a recuperar, sinistros a receber, etc. Data de reconhecimento das contas a receber Contas a receber são contabilizadas no momento da passagem da propriedade do bem ou quando o serviço for efetivamente prestado.

AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER Classificação e apresentação no Balanço Patrimonial

AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER Aspectos contábeis Avaliação das contas a receber e provisão para devedores duvidosos O contas a receber são avaliados pelo valor liquido realizável, ou seja, pela quantia que se espera que se transforme em dinheiro. Composição da Provisão para Devedores Duvidosos é determinado em duas etapas. Primeira consiste em identificar as perdas já conhecidas. Na segunda etapa é realizada uma estimativa de perdas das contas a receber dos clientes restantes. Duplicatas descontadas Impostos a recuperar

OBJETIVO DA AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER determinar sua existência determinar se é de propriedade da companhia; determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; determinar a existência de restrições de uso, de vinculações em garantia ou de contingências; e determinar que esta corretamente classificada nas demonstrações financeiras e que as divulgações aplicáveis foram expostas por notas explicativas. apurar se os valores a receber declarados são realizáveis apurar se as operações de vendas foram adequadamente escrituradas durante o período

REVISÃO DO CONTROLE INTERNO segregação de funções entre a custodia das contas a receber e a de contabilização; conciliação periódica entre a custódia e a contabilidade; autorização para descontos independente de sua guarda; análise permanente das contas a receber atrasadas e esforço para seu recebimento; utilização de recebimentos por via bancária; e confirmação dos devedores, por pessoa independente da custódia.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Exame físico Confirmação (circularização): das duplicatas a receber, adiantamentos concedidos Documentos originais: exame documental das vendas realizadas, dos recebimentos das contas a receber, atas de assembléia e de reuniões, contratos Cálculos: soma das duplicatas a receber, cálculo dos juros a receber, soma dos adiantamentos concedidos

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Escrituração: exame da conta razão: de duplicatas a receber, adiantamentos a empregados, contabilização no período de competência Investigação: exame detalhado da documentação de venda, contratos de venda, aprovação das vendas Inquérito: variação do saldo de contas a receber; explicação para as duplicatas incobráveis ou em atraso. Registros auxiliares Correlação Observação

EXEMPLOS DE PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Confirmação de contas a receber de clientes Obter junto à empresa auditada uma listagem dos saldos e o razão analítico Confira a listagem com o razão analítico Selecione clientes para serem confirmados Solicite a empresa auditada o preenchimento das cartas de confirmação Para as cartas de confirmação não recebidas ou recebidas com divergências efetue procedimentos alternativos