Módulo 10 Algoritmos tradicionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

O sistema de numeração: um problema didático
ÁREA DE CONHECIMENTO MATEMÁTICA.
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
OS ALGORITMOS DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
SEMI-EXTENSIVO Caderno 2 MATEMÁTICA C. SEMI-EXTENSIVO Caderno 2 MATEMÁTICA C.
Números Complexos 1 Prof. Marlon.
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Revisão de Potências de dez,
Fazendo operações com o material dourado
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Planejamento PNAIC 2014.
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
TEMA 4: Adição de Números Inteiros e Decimais
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
O novo programa de Matemática para o ensino básico
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
PNAIC Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa MATEMÁTICA
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
O algoritmo Profa Roberta Schnorr Buehring. Situações problema: RESOLVA MENTALMENTE: Tenho R$400,00 e vou gastar R$48,00. Com quantos reais vou ficar?
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Sentido de Numeramento
Equações.
REGRAS OPERATÓRIAS EM EXPRESSÕES MATEMÁTICAS COM POTÊNCIAS
ADIÇÃO. Propriedades da adição
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
UME FERNANDO COSTA A MATEMÁTICA NO COTIDIANO
Planejamento da Rotina Semanal
Resolução de problemas: concepções
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Sistema de numeração decimal
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Professora Orientadora de Estudo
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
* construindo o êxito em matemática *
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Sequência Didática Adição até o número 20
Critérios de Avaliação de Matemática para o Primeiro Ciclo.
Matemática < < < < < < < Nome Data
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1.
Materiais manipuláveis: Ábaco
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Abrir o Apetite Poético
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
PROPRIEDADES DA MULTIPLICAÇÃO EM ℚ
Transcrição da apresentação:

Módulo 10 Algoritmos tradicionais Conteúdo: O trabalho proposto considera o conteúdo do caderno 4. Operações na resolução de problemas e pretende dar sequência ao trabalho desenvolvido nos dois cadernos anteriores agora focando: - Fazer contas; - Recursos para fazer contas: QVL, ábaco, material dourado; - Agrupamento sem adição ou reserva - Subtração sem desagrupamento - As operações, as práticas sociais e a calculadora.

Módulo 10 Algoritmos tradicionais Objetivos do módulo - Calcular adição e subtração com e sem agrupamento e desagrupamento; - Trabalhar o uso dos materiais pedagógicos: material dourado e ábaco no SND. - Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando suas estratégias pessoais. Palavras do Glossário: Algoritmo, cálculo mental, cálculo escrito, problema matemático, resolução de problemas, situações aditivas e multiplicativas, agrupamentos, trocas, raciocínio combinatório, estratégias, estratégias de cálculo, desagrupamentos, propriedade associativa, propriedade comutativa.

Módulo 10 Algoritmos tradicionais Desenvolvimento 1º momento – leitura dos textos Tempo: 30min - Dividir a turma em seis grupos: Grupos 1, 2 e 3– leitura do texto p. 43 a 58 (caderno 4). Grupos 4, 5 e 6– leitura do texto p. 59 a 69 (caderno 4). 2º momento Tempo: 10min Socializar os textos. 3º momento Realizar a leitura compartilhada p. 70 a 74 (caderno 4). Observar o foco do texto- uso da calculadora. 4º momento Tempo: 1h10min Apresentar os vídeos: ábaco, material dourado e Chico Bento. Realizar demonstração de algoritmos utilizando o ábaco e material dourado (utilizar exemplos de algoritmos do caderno 4- p.61 a 69).

Estratégias de Cálculo Escolar - p.43

Estratégias de Cálculo diferentes dos tradicionais p.45

Propriedade comutativa -p.48

Propriedade comutativa -p.48

Dobros e metades - p.54

Dobros e metades – p. 54

Dobros e metades – p.54

Reagrupar em dezenas ou centenas – p. 56

Reagrupar em dezenas ou centenas – p. 56

Reagrupar em dezenas ou centenas – p. 57

Reagrupar em dezenas ou centenas- p. 57

Reagrupar em dezenas ou centenas – p. 58