PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Educação do Campo Unidade 01
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Conceitos de aprendizagem
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Relatório de Proposta de Projeto
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Matriz de avaliação processual
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE PARTE II

A CRIANÇA DE PRIMEIRO CICLO Que características são peculiares a este ciclo? Como se desenvolvem as crianças nesse ciclo de aprendizagem? Que lugar devem ter as disciplinas, em uma proposição curricular, considerando que a alfabetização e o letramento são a centralidade do ciclo?

A proposta curricular de PBH para o primeiro ciclo deve considerar a fase da infância como referência conceitual, estética, motora e social. as crianças como sujeito. a diversidade e peculiaridades de cada ser, respeitando suas vivências, ritmos e características pessoais. no processo de desenvolvimento devemos distinguir duas linhas, são elas: a dos processos elementares de desenvolvimento e a dos processos complexos de desenvolvimento (Vygostsky)

Os processos elementares do desenvolvimento humano Envolvem aspectos biológicos e fisiológicos do sujeito que aprende. Atenção, memória involuntária, e a percepção. Os processos elementares do desenvolvimento humano Envolvem aspectos socioculturais como a linguagem, a atenção aprendida e a memória voluntária. Os processos complexos do desenvolvimento humano

As duas situações de desenvolvimento no sujeito Zona de desenvolvimento Proximal Zona de desenvolvimento Real Zona de desenvolvimento Potencial

Síntese Para que a criança do 1° ciclo seja capaz de reconstruir operações mentais, é necessário, primeiramente, que concretize a operação por meio de ações, nas quais ela operará por semelhanças, correspondências entre formas, descobrindo vínculos entre elementos.

Nessa faixa etária a criança avança progressivamente na sua capacidade de substituir os acontecimentos ou objetos por representações (desenho, números, palavras, símbolos).

Sua relação com o mundo é mediada pelos sistemas simbólicos e a linguagem é o sistema simbólico básico da humanidade. O desenvolvimento da linguagem cumpre um papel decisivo para ajudar a criança a sistematizar o resultado de suas ações, a recordar, a compreender e dar forma ao seu pensamento.

O planejamento das ações educativas escolares deve levar em conta as singularidades das crianças, pois cada uma internaliza o conhecimento de forma diferente, dependendo do seu nível de desenvolvimento real e potencial. A diversidade nas turmas ou no agrupamento é fundamental para a interação das crianças, pois sem ela não poderá haver trocas.

ASPECTOS CURRICULARES A SER CONSIDERADO NO 1º CICLO Escolha de temas pertinentes à infância. Alfabetização e letramento. Diversidade textual e de práticas pedagógicas. Desenvolvimento de atividades de grupo. Flexibilidade na enturmação.

ASPECTOS CURRICULARES A SER CONSIDERADO NO 2º CICLO “A tarefa de adolescer se torna cada vez mais complexa, pois os contextos atuais estão cada vez mais dinâmicos e contraditórios”. Temos uma diversidade de comunidades, famílias, pessoas, com seus valores e conflitos, alegrias e esperanças, lutas e vitórias que, certamente, influenciam na maneira e na qualidade das relações vivenciadas e caracterizadas nesse período. A sociedade atual, centrada no consumismo, com a presença maciça da mídia e o bombardeio de informações dos diversos meios de comunicação, tem levado crianças e adolescentes a passarem por experiências marcantes, muitas vezes bem diferentes das vivenciadas por gerações anteriores.

No momento atual, identificado como a era digital e sociedade do conhecimento, produz-se uma mudança radical na seleção, organização, tratamento, armazenamento, disponibilização e na disseminação da informação, o que facilita e potencializa a incorporação de novos sujeitos no processo de informação. (CUNHA, 2011, p. 143)

As capacidades cognitivas dos estudantes evoluem significativamente na pré-adolescência, e esses apresentam maior concentração e capacidade verbal para expor suas ideias e pontos de vista. Nessa fase, a construção da autoimagem se dá marcadamente na relação com os colegas. É na socialização e na troca de experiências com seus pares de idade que os educandos do 2° ciclo desenvolvem sua autonomia, construindo sua autoestima e seus valores.

Há necessidade de construir normas claras para a comunicação e o convívio no ambiente escolar: saber ouvir e opinar, respeitar diferentes pontos de vista, propor e defender temas. A participação em debates e assembleias desenvolve a capacidade de desempenhar papéis diferentes, o que permite ao estudante descentrar-se de seu ponto de vista individual e compreender o ponto de vista coletivo. Essa Proposição Curricular aponta dois focos para o planejamento das ações educativas no 2° ciclo: O trabalho com a construção da identidade, da autonomia e da alteridade. A ampliação do trabalho com a leitura e a escrita iniciado no 1° ciclo de idade de formação

Desenvolvimento das operações mentais complexas. O PAPEL DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS NA FORMAÇÃO DOS PRÉ-ADOLESCENTES Desenvolvimento das operações mentais complexas. Articulação entre os conteúdos. Aprofundamento dos conceitos das diferentes áreas. Construção da identidade e da autonomia. Respeito à alteridade.