1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma

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Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma

2 I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 1. Universidade Federal do Pampa 2. Campus: Itaqui 3. Curso: Agronomia 4. Carga Horária Teórica: 15h 5. Carga Horária Prática:30h 6. Existência de pré-requisito(s): ( x ) não

3 Ementa 1. Conceitos e medidas de necessidades sociais. 2. Planejamento de projetos e programas sociais. 3. Editais. 4. Implantação de projetos e programas sociais. 5. Avaliação de projetos e programas sociais. 6. Publicação.

4 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Qualificar equipes multidisciplinares para construir, desenvolver e avaliar projetos e programas sociais.

5 Conteúdos A - PROGRAMA TEÓRICO: As necessidades sociais. As medidas das necessidades. Os indicadores sociais; Estratégias de planejamento social. Planejamento participativo. Formas de participação. Elaboração de programas e projetos e programas sociais. Os editais. As formas, etapas e elementos do projeto. O orçamento. A divulgação. A gestão de projetos e programas sociais. Avaliação de projetos e programas. Publicação dos resultados. B - PROGRAMA PRÁTICO: 1. Implantação, execução e avaliação de projetos e programas sociais.

6 METODOLOGIA 1. Aulas expositivas-dialogadas; 2. Trabalhos em grupo/oficinas de formação; 3. Uso da Internet; 4. Visitas à comunidade; 5. Investigação científica.

7 TÉCNICAS E RECURSOS Aulas expositivo-dialogadas (Quadro branco, retro- projetor e slides em arquivos power point); Trabalhos em grupo/oficinas de formação (Biblioteca e comunidade) Internet Laboratório de informática/EAD Visitas à comunidade (Veículo oficial) Leitura e síntese de artigos e publicações (Biblioteca e internet)

8 AVALIAÇÃO A avaliação será realizada com diferentes finalidades: Avaliação Diagnóstica Avaliação Formativa Avaliação Somativa

9 AVALIAÇÃO Avaliação Diagnóstica: No inicio do processo, sondagem para avaliar o conhecimento prévio dos alunos.

10 Avaliação Avaliação Formativa: Diálogo com os acadêmicos Acompanhamento das dificuldades individuais

11 Avaliação Avaliação Somativa: Avaliação da participação nas atividades teóricas + atividades práticas. Média igual ou superior a 6,0

12 REFERÊNCIAS BÁSICAS Avaliação de projetos sociais. (São Borja) Cohen, Ernesto. Petrópolis. Vozes Avaliação qualitativa.Pedro Demo. 5. Ed. Campinas: Autores Associados, p.01 Desenvolvimento de comunidade e participação – (São Borja)Souza, Maria Luiza de, São Paulo Cortez. 2008

13 REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES Desenvolvimento, trabalho e solidariedade: novos caminhos para a inclusão social / (São Borja.) Pochmann, Marcio. São Paulo.Cortez. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica.Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 4. Ed. São Paulo: Atlas, p. Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. (Itaqui)Ciência da Informação, Porto Alegre. Tomo editorial. Pesquisa Social, teoria método e criatividade. (São Borja) Minayo, Maria Cecília de Souza Petrópolis. Vozes Projetos sociais: avaliação e prática / (Itaqui) Contador, Claudio Roberto. São Paulo Atlas Relações humanas interpessoais: nas convivências grupais e comunitárias.Silvino Jose Fritzen

14 Projetos desenvolvidos na disciplina Projeto 1: Mulheres pescadoras do Pampa (Itaqui) Projeto 2: Mulheres pescadoras do Pampa (Uruguaiana) Projeto 3: Horta Terapêutica no CAPS; Projeto 4: Desenvolvimento de uma horta didática no Lar da Juventude São Patrício; Projeto 5: Estímulo à continuidade do estudo e formação profissional aos jovens do Programa Projovem. Projeto 6: Educação alimentar nas escolas públicas do município de Itaqui; Projeto 7: Estímulo à continuidade do estudo e formação profissional aos jovens do Programa Projovem. Projeto 8: Desenvolvendo a consciência ambiental nas escolas;

15 Projeto Mulheres pescadoras do Pampa (Itaqui e Uruguaiana)

16 Etapa 1: - Abordagem a direção da escola. - Disponibilidade de implantação da horta. - Preparo solo. Etapa 2: - Primeiro contato com o publico alvo (1º ANO – 6 a 7 anos de idade) - Atividade no auditório. Etapa 3: - Implantação da horta. EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA : HORTA ESCOLAR

17 Metodologia

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22 Resultados obtidos O projeto realizado na escola obteve resultados plenamente satisfatórios, pois foi observado um grande interesse do publico alvo (1º ano, idade entre 6 e 7 anos),que interagiu fazendo questionamentos e auxiliando na prática de implementação da horta escolar.

23 Considerações finais Propõe-se então que este projeto tenha continuidade e seja levado as demais escolas assim como as demais turmas de educação infantil, pois os benefícios que o mesmo trouxe foi grandioso.

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25 Educação ambiental nas escolas públicas do município de Itaqui CESP: 14 a 19 anos e Ulisséia Barboza: 10 a 14 anos

26 Horta terapêutica no CAPs

27 Desenvolvimento de uma horta didática no Lar da Juventude São Patrício

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29 Obrigada pela atenção! Profª Drª Claudete Izabel Funguetto

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