TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO

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Transcrição da apresentação:

TEORIA COMPORTAMENTAL DA GESTÃO Isabel Santos – Raquel Cardoso – Luz Silva

As ciências comportamentais trouxeram à teoria administrativa diversas conclusões a respeito da natureza e características do ser humano: O ser humano é um animal social dotado de necessidades O ser humano é um animal dotado de um sistema psíquico O ser humano tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstracto O ser humano é um animal dotado de aptidão para aprender O comportamento humano é orientado para objectivos O ser humano caracteriza-se por um padrão dual de comportamento

TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS Abraham H. MASLOW 1908 – 1970 TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW SECUNDÁRIAS NECESSIDADES PRIMÁRIAS

NECESSIDADES HUMANAS TOTAIS MASLOW NECESSIDADES HUMANAS TOTAIS AUTO- REALIZAÇÃO Auto-desenvolvimento Auto-Satisfação ESTIMA Necessidades Do ego: Orgulho Auto-Respeito Progresso Confiança Necessidades de Status Apreciação Admiração Pelos outros SOCIAIS Relacionamento Aceitação Afeição Amizade Compreensão Consideração SEGURANÇA FISIOLÓGICAS Segurança Protecção Contra: Perigo Doença Incerteza Desemprego Roubo Alimento Repouso Abrigo Sexo

TEORIA DOS DOIS FACTORES Frederick HERZZBERG 1923 – 2000 TEORIA DOS DOIS FACTORES

TEORIA DOS DOIS FACTORES DE HERZBERG NÃO SATISFAÇÃO SATISFAÇÃO AUTO- REALIZAÇÃO (AUTO- ACTUALIZAÇÃO) ESTIMA (EGO) SOCIAIS (AMOR) SEGURANÇA FISIOLÓGICAS Frustações podem ser derivadas de: ∙Insucesso na profissão ∙Desprazer no trabalho Satisfações podem ser derivadas de: ∙ Sucesso na profissão ∙ Prazer no trabalho ∙Interacção facilitada pelo arranjo fisíco ∙Prestígio na profissão ∙Baixo status ∙Baixo salário ∙Sensação de iniquidade ∙Elevada interacção e relacionamento com Colegas, chefia e subordinados ∙Baixa interação e relacionamento com colegas, chefia e subordinados ∙ Tipo Trabalho e ambiente de trabalho bem-estruturados ∙ Politicas estáveis e prevísiveis da empresa ∙Tipo de trabalho e ambiente de trabalho mal-estruturados ∙Políticas da empresa imprevisíveis ∙Remuneração adequada para a satisfação das necessidades básicas ∙Confinamento do local de trabalho ∙Remuneração inadequada

FACTORES SATISFACIENTES E INSATISFACIENTES COMO ENTIDADES SEPARADAS Não-satisfação (neutros) Satisfação FACTORES MOTIVACIONAIS Não-satisfação Insatisfação FACTORES HIGIÉNICOS

FACTORES MOTIVACIONAIS (Satisfacientes) FACTORES HIGIÉNICOS Conteúdo do Cargo (como o individuo se sente em relação a seu CARGO) FACTORES HIGIÉNICOS (INSATISFACIENTES) Contexto do Cargo (Como o indivíduo se sente em relação à sua EMPRESA) As condições de trabalho Administração da empresa Salário Relações com o supervisor Benefícios e serviços sociais O trabalho em si Realização Reconhecimento Progresso profissional Responsbilidade

A Teoria dos dois factores de Herzberg ● “a satisfação no cargo é função do conteúdo ou das actividades desafiantes e estimulantes do cargo que a pessoa desempenha: são os factores motivacionais ou satisfacientes; ● a insatisfação no cargo é função do contexto, i.e., do ambiente de trabalho, do salário, dos benefícios recebidos, da supervisão, dos colegas e do contexto geral que envolve o cargo ocupado: são os factores higiénicos ou insatisfacientes

Enriquecimento do cargo do cargo sentido vertical e horizontal Outras atribuições mais complexas adicionadas Outras atribuições incorporadas Atribuições básicas do cargo Outras atribuições incorporadas Atribuições básicas do cargo Enriquecimento vertical do cargo Enriquecimento horizontal do cargo

EFEITOS POSSÍVEIS DO ENRIQUECIMENTO DO CARGO Enriquecimento do cargo Efeitos desejáveis Efeitos indesejáveis . Aumento da motivação . Aumento da produtividade . Redução do absentismo . Redução do “turnover” Enriquecimento do cargo ∙ Aumento da ansiedade . Aumento do conflito . Sentimento de exploração . Redução das relações interpessoais

MODELO DA HIERARQUIA DE NECESSIDADES DE MASLOW MODELO DE FACTORES DE HIGIENE-MOTIVAÇÃO DE HERZBERG -------------------------- Motivacionais O trabalho em si Responsabilidade Progresso Crescimento Necessi-dades de auto-realização -------------- Realização Reconhecimento Status Necessidades do ego (estima) --------- Necessidades Sociais Higiénicos Relações interpessoais Supervisão - Colegas e subordinados ----- Supervisão Técnica Políticas administrativas e empresariais Segurança no cargo Necessidades de Segurança Necessidades --- Condições físicas de trabalho Salário Vida pessoal

Douglas McGregor 1906 – 1964 TEORIA X e TEORIA Y

Pressupostos da Teoria X Pressupostos da Teoria Y . As pessoas são preguiçosas e indolentes . As pessoas evitam o trabalho . As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras . As pessoas precisam ser controladas e dirigidas . As pessoas são ingénuas e sem iniciativa . As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer . O trabalho é uma actividade tão natural, como brincar ou descansar . As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios . As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas . As pessoas são criativas e competentes

Rensis LIKERT 1903 – 1981 SISTEMAS DE GESTÃO

Autoritário-coercitivo Autoritário-Benevolente 1 Autoritário-coercitivo SISTEMAS DE GESTÃO 2 Autoritário-Benevolente 4 Participativo 3 Consultivo

Modelo de Organização de LIKERT Variáveis causais . Estrutural - Organizacional . Controles . Políticas . Liderança Variáveis intervenientes . Atitudes, motivações e percepções de todos os membros Variáveis resultantes . Produtividade . Lucros . Custos

Decorrências dos sistemas 1 e 4

ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIAL COOPERATIVO Chester BARNARD 1886 – 1961 ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIAL COOPERATIVO

BARNARD – Eficácia e Eficiência Alcance de objectivos organizacionais EFICÁCIA (Ex.: lucro,maior produtividade e crescimento da organização, redução de custos etc.) INDIVÍDUO Alcance de objectivos organizacionais EFICIÊNCIA (Ex.: promoção pessoal, carreira, maior salário e benefícios, segurança pessoal, prestigio etc.)

Herbert SIMON 1916 – 2001 PROCESSO DECISORIAL

ETAPAS DO PROCESSO DECISORIAL 1 Percepção da situação 6 Escolha da alternativa mais adequada 4 Procura de alternativas de solução 2 Análise e definição do problema 7 Implemen-tação da alternativa escolhida 3 Definiçao Dos objectivos 5 Avaliação e Comparação dessas alternativas

A ACEITAÇÃO DA AUTORIDADE AUTORIDADE DO SUPERIOR Aceitar Não aceitar Decisão do subordinado Sim, quando: Há vantagens em aceitar Há desvantagens em não aceitar Não, quando: Há desvantagens em aceitar Há vantagens em não aceitar As diferenças entre a Teoria Clássica e a Teoria da aceitação da autoridade de BARNARD A teoria da autoridade formal enfatiza o papel do chefe Chefe A teoria da aceitação da autoridade enfatiza o papel do subordinado Subordinado

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA COMPORTAMENTAL Ênfase nas Pessoas Abordagem mais Descritiva e menos Prescritiva Profunda Reformulação na Filosofia Administrativa Dimensões Bipolares da Teoria Comportamental A Relatividade das Teorias de Motivação Profunda Influência das Ciências do Comportamento Sobre a Gestão A Organização como um Sistema de Decisões Análise Organizacional a partir do Comportamento

BIBLIOGRAFIA