Fundamentos da Didáctica da Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
O discurso na sala de aula de Matemática
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Matemática para todos Educação Básica
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Escola Superior de Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Didáctica da Matemática
Como os professores lidam com os erros
In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas”
Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques LECN.
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Por quê o computador na educação?
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Estratégias Diversificadas na Resolução de Problemas
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Análise de uma ferramenta ou recurso
Estratégias informais de cálculo
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Introdução à Inteligência Artificial
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Aprendizagem da matemática
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos da Didáctica da Matemática A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor APM 1988 Maria João Lagarto Nuno Longle 27 de Outubro de 2005 Fotografia Henrique Manuel Guimarães

Experiência matemática A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor «O presente texto deve ser entendido como um conjunto de propostas sobre as actividades de aprendizagem da Matemática.» De que modo se aprende Matemática? Experiência matemática

Experiência matemática Actividade humana uma ciência viva necessidade de resolver problemas curiosidade intelectual Herança cultural. Participação consciente e produtiva na sociedade. Experiência matemática Capacidade matemática Analisar situações Fazer conjecturas Provar ou rejeitar asserções Formular e resolver problemas Pensar matematicamente Comunicar matematicamente Gosto pela matemática Poder matemático

Experiência matemática Natureza das actividades A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Papel do professor Experiência matemática Dinâmica do trabalho Natureza das actividades

Os alunos «começam a fazer matemática quando tentam responder»: A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor «O factor que pode ser realmente decisivo na transformação positiva da matemática escolar não é a alteração dos conteúdos nem a introdução de novas tecnologias, mas sim a mudança profunda nos métodos de ensino, na natureza das actividades dos alunos» A resolução de problemas … deverá constituir o tipo privilegiado das actividades em Matemática. Os alunos «começam a fazer matemática quando tentam responder»: Será esta a única estratégia, ou a melhor? A estratégia que descobri pode aplicar-se a outros casos? De que modo posso alargar o enunciado e reformular o problema? O problema poder-se-ia enunciar de forma mais abstracta?

Resolução de problemas A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Resolução de problemas Discussão sobre estratégias Argumentação Tentativas de prova Crítica dos resultados Construção de conceitos Adopção de terminologia matemática

Construção de modelos matemáticos A natureza e organização das actividades de aprendizagem e o novo papel do professor Projectos Construção de modelos matemáticos Actividades de exploração e de descoberta Formulação de conjecturas Argumentação Demonstração Para cada um de nós qual o lugar que cabe à resolução de exercícios na aula de matemática? O texto, tal como as Normas de 1989, parte da ideia que «saber matemática é fazer matemática»; além disso nas Normas a ideia central era os alunos adquirirem o «poder matemático». Nos Principles and Standards de 2000, a ideia de «poder matemático» desaparece e a ênfase passa a ser «que todos os alunos compreendam e sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos matemáticos» (procedimentos, conceitos e processos). Até que ponto esta ideia não implica uma alteração na visão da resolução de problemas?