LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
CONDENSADORES Regras de Segurança.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO MEGA SOL Alunos: JOÃO ANTUNES MARCO MACEIRAS PEDRO SOUSA Professor: JOSÉ BARATA ESCOLA.
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
Rui Pereira Estudo de radiadores aerogel em feixe e reconstrução de carga em cintiladores com um protótipo do detector RICH de AMS.
KID VINIL - Zeca Baleiro
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
Marcos Alexandre Barros
Planejamento de Campanha – A2
Do Estágio no CERN para a Indústria
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Laboratório de electrónica de Raios Cósmicos (e-CRLab): Ensino e Investigação Luis Mendes.
Personalizar a biblioteca
Impactos Sociais Gerando Novos Tempos Equipe: João Manoel Luiz Eduardo Alexsandro Luiz Bruno Soares Joaquin.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTIC’s) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª.
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
Desafios do Design Instrucional na Educação Corporativa
DIDÁTICA MAGNA.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. Ms. Anderson Luiz Ellwanger
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Colaboração Auger /Brasil. Colaboração Pierre Auger Ronald Shellard: Chairman do Collaboration Board, potencial candidato a Spokesperson.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Trabalho de Database Marketing 1 Investigação programada no NEC em P rojectos e Estudos Projecto 2 Morfodinâmica de praias Hidrodinâmica e dinâmica.
INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES
VAGAS ABERTAS - Iniciação Científica PIBIC Sênior IDSM/CNPQ O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com 12 vagas abertas para.
COM O APOIO DE: Inovação do Automóvel à Velocidade do Ambiente INAVA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Imigração em Portugal e na Europa
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Mini-projecto Gestão de informação na organização Autor: Rui Pedro CorreiaOutubro 2000 Desenvolvimento de um Manual de Ensino à Distância de Laboratórios.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Lessons Learned nº 1 (NouAu – Equipa nº20) SUMMER OF STARTUPS.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Escola Secundária da Boa Nova 2013 Aplicações informáticas – Ensino da programação.
Resultados Recentes de HERA-B 1 Física 2000 Resultados Recentes de HERA-B João Carvalho LIP-Coimbra e Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO T.I.M.E. - EPRALIMA Alunos.; André Faria; Carlos Barbosa; César Costa; César Silva; Dénison.
BENCHMARKING.
ENCONTRO NACIONAL DO ENSINO PARTICULAR E COOPERATIVO SPGL-FENPROF, LISBOA, 4 DE JULHO DE 2015 SER PROFESSOR(A) NOS DIAS DE HOJE MANUELA ESTEVES INSTITUTO.
Marca do evento Grupo C J a ir José Dorigon, João Batista Jordan,Luiz Carlos Gomes dos Santos,Marco Antônio Lima Berberi e Miguel Ângelo Seixas Missão.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Tendências, desafios, estratégias e futuro Pedro Lourtie Jornadas Pedagógicas do Técnico Ensino e 16 de março de 2016.
Transcrição da apresentação:

LEFT e Física de Partículas O que fazem os alunos da LEFT no CERN, na experiência NA60 Instituto Superior Técnico Pedro MartinsDezembro 2003

Como são utilizados os engenheiros físicos Sistemas de controlo –Temperaturas, tensões, correntes; Sistemas de aquisição de dados –Sistemas de trigger; –Readout dos detectores; –Construção e armazenamento de eventos; Análise de dados –Estudo do ruído, background; –Selecção de eventos; –Física a sério; Concepção de detectores –Resposta do detector ao longo da experiência; –Resistência à radiação; –Electrónica necessária e implementação; Simulação (Monte-Carlo) –Previsão da física a ser observada. Contudo, todos participam na tomada de dados (shifts)

O meu percurso em NA Sistemas de Aquisição de Dados 2003 Trabalho de Fim de Curso 2003/4 Project Associate CFIF/NA ? PhD IST/CERN? Background Típico curriculum da LEFT!! O importante é ter disponibilidade pra aprender e trabalhar. Vantagens em ser um LEFTiano em Física de Partículas Experiência de laboratório; Conhecimentos de electrónica, programação e informática Conhecimento da Física que motiva a experiência (ao contrário de muitos engenheiros); Facilidade de aprendizagem e inovação. Desvantagens em ser um LEFTiano em Física de Partículas Não somos, a priori, especialistas em algo; Tendência para fazer uma enorme variedade de coisas, resultando numa acumulação de tarefas

Estudantes Bolsas de Iniciação à Investigação (BIC) Bolsas de Doutoramento Como ir para lá? Estudantes de Verão Projecto relacionado com uma cadeira Trabalho de Fim de Curso Engenheiros (ou) Físicos Agência de Inovação (ADI); Contratos pelo CERN; Outras bolsas para licenciados. Presença portuguesa em NA60: Staff do CERN: Carlos Lourenço (spokesperson); Team leader: João Seixas; Alunos de doutoramento: Átila Neves, André David, Pedro Ramalhete; Engenheiros: Pedro Parracho (ADI); Project Associates: Pedro Martins.

Qual o melhor momento para ir? Qualquer momento é um bom momento, e quanto mais cedo melhor! NA60 conseguiu a aprovação do comité do SPS para ter feixe durante 80 dias, começando a início de Agosto. Análise dos dados previamente colhidos; Preparação dos antigos detectores (calorímetros, espectrómetro de muões, câmaras de fios); Contrução de novos detectores (beamscope, microstrips, pixéis). Remodelação do sistema de aquisição de dados para as novidades. Mais importante: ADQUIRIR DADOS (shifts)!!