1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Educação Escolar Indígena
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Caderno de Textos: Subsídios para debates
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Gestão Competente da Escola Pública
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Contexto de atuação do CME
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Atuação dos agentes de Controle Social
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Centro de Referência de Assistência Social
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação

POLÍTICA EDUCACIONAL DE CARIACICA Tem o ser humano como ser histórico emancipado, agente e protagonista da construção do mundo humanizado. Sobre esta base desenvolvemos ações para a (re)construção da educação municipal enquanto um bem social comum ao cidadão Cariaciquense. 2

ESTRATÉGIAS: Consolidação da Gestão Democrática: Gerência de Educação Cidadã. Provimento de infra-estrutura de apoio à aprendizagem demandada pela oferta de uma educação de qualidade: Gerencia de Planejamento e Gerencia Administrativa. Dinamização da relação escola-comunidde e incremento de parcerias: Gerencia de Educação Integrada Efetivação do funcionamento sócio-pedagógico das escolas: Gerência de Ensino

universalização do atendimento; O gerenciamento da Educação- PMC- centra-se em questões emergenciais e prioritárias: universalização do atendimento; democratização do ensino; gestão democrática da escola; integração escola-comunidade condições mínimas de infra-estrutura, composição de quadros por meio de concursos públicos; capacitação de recursos humanos. 4

“MobilizAção Cariacica” Atende chamado feito pelo MEC aos segmentos sociais para participarem do esforço pela implementação do PDE em prol da melhoria da educação brasileira – Programa Mobilização Social pela Educação.

MobilizAção Cariacica Parceria celebrada por Convênio de Cooperação Técnica entre a Fundação ArcelorMittal Brasil , ArcelorMittal Cariacica e Município de  Cariacica. Implementa ações pautando-se nas orientações gerais oriundas do Plano de Mobilização Social pela Educação, administrando-as em total convergência com as Diretrizes da Política Educacional Municipal

MobilizAção Cariacica OBJETIVO: Contribuir para a aprendizagem dos alunos das escolas públicas do município de Cariacica, promovendo espaços de diálogo e de trabalho articulado entre diferentes atores sociais, com vistas à mobilização das famílias para participação na educação dos seus filhos.

Os horizontes epistemológicos e axiológicos do Projeto Mobilização e a política de educação municipal se tocam pelos seguintes aspectos: estão apoiados na ideia da não naturalidade da ordem social; incorporam a educação como valor social; tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância.

ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO Critérios: IDEB baixo; Escolas que indicaram no PDE necessidade de melhorar a relação família/escola; inserção em contextos sociais de alta vulnerabilidade; diferentes regiões do município. Abrangência: 10 escolas – 7. 772 alunos; 383 professores; 177 funcionários,

COMITÊ DO PROJETO PORTARIA: PMC/SEME – Nº001/2011 FUNÇÃO: articular, organizar, acompanhar, monitorar, propor estratégias e ações previstas no Projeto de Mobilização REPRESENTAÇÕES: Secretaria Municipal de Educação (2); Arcelor Mittal Cariacica (2); Escolas (4 escolas); Conselho Tutelar (1); Conselho Municipal de Educação (1); Associação de Pais do ES – ASSOPAES (2); Secretaria Municipal de Ação Social (1); Secretaria Municipal de Cidadania e Trabalho (1); Secretaria Municipal de Saúde (1).

LANÇAMENTO PÚBLICO DO PROJETO MOBILIZAÇÃO DE CARIACICA Abril./2011

Nosso trabalho, hoje, alcançou: Constituição de Comite e Gts, execução das formações de mobilizadores (10 Grupos de Trabalho das escolas do Projeto) Organização física e funcional da secretaria executiva do projeto Visitação técnica do Comite a todas as escolas envolvidas no projeto. Diagnóstico das escolas e dos alunos com baixo desempenho escolar;

Nosso trabalho, hoje, alcançou: Montagem de planos de ação por escolas. Lançamento Comunitário do Programa em escolas Registro e relatos de experiências bem sucedidas, resultantes da interação entre Projeto MobilizAção e demais programas/programas da SEME: