Processo Finalístico Manutenção

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Transcrição da apresentação:

Processo Finalístico Manutenção Gestão por Processos Apresentação do Case MP Logístico Processo Finalístico Manutenção

Sumário Introdução Conceito de processo Visão vertical e Visão horizontal II. Desenvolvimento O Macroprocesso - desdobramento O processo escolhido A lógica de funcionamento dos processos Metodologia proposta III. Conclusão Debates

ALGUMAS DEFINIÇÕES DE PROCESSO FONTE BIBLIOGRÁFICA DEFINIÇÃO DE PROCESSO NORMA NBR ISO 9000:2000 Conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). IDEF – Integration Definition for Modeling of Process Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado. Michael Hammer Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para o cliente. Thomas Davenport Ordenação específica das atividades de trabalho, no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados. Rohit Ramaswamy Seqüências de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. Dainne Galloway Seqüência de passos, tarefas ou atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída e adiciona valor às entradas.

As organizações, mesmo as pequenas, têm uma rede de processos É de pouca relevância prática analisarmos um processo isoladamente. As atividades que ocorrem nas organizações compõem- se de uma REDE de processos. Mesmo em níveis setoriais há uma grande quantidade de processos interconectados, com ocorrência seqüencial ou concorrente, cada um influenciando os outros.

QUAL A CONDIÇÃO PARA OBTENÇÃO DE PROCESSOS EFICIENTES E EFICAZES? A REDE DE PROCESSOS INTERNOS DEVE FUNCIONAR HARMONIOSAMENTE, TENDO COMO OBJETIVO ESSENCIAL A SATISFAÇÃO DO CLIENTE DO PRÓXIMO PROCESSO

CATEGORIAS DE PROCESSOS Processos Finalísticos: Processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus clientes\ usuários. Processos de Apoio: Processos que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como: gestão de pessoas, gestão de material e Gestão de TI. Processos de Gerenciais: Processos de informação e decisão necessária para coordenar as atividades de apoio ao processos Finalísticos. Por ex.: planejamento da gestão, gestão de processos e gestão da coordenação e controle organizacional.

DECOMPOSIÇÃO DE PROCESSOS Todo processo está inserido em um processo maior e pode ser decomposto em outros processos ENTRADAS SAÍDAS Macroprocesso Processos Subprocessos

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Abordagem: Funcional x Por Processo

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES A abordagem funcional Representada pelos organogramas permite verificar como está organizada as funções e permite visualizar estrutura hierárquica. Visão vertical A abordagem funcional leva a uma visão prioritariamente vertical da organização.

A abordagem funcional Visão vertical GAB DPG DA

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES A abordagem funcional – de forma prioritária: - A informação só entra e sai pelo topo; Pontos de conflitos nas interfaces das funções; Gargalos de informação; - Os gerentes têm dificuldade de enxergar as interfaces; - A comunicação e escassa (pouco feedback); Os interesses e as motivações são das pessoas são funcionais; Pouco foco no cliente. - Muitas atividades que não agregam valor.

A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES A abordagem por processos Implica em se buscar uma forma de melhor desempenhar o trabalho pela sinergia dos diversos processos que geram os produtos e serviço que atendem a missão da organização. São nos processos que estão as melhores oportunidade de melhoria do desempenho da organização. Visão horizontal A abordagem por processos leva a uma visão prioritariamente horizontal da organização

... A visão horizontal SISLOG RH MELHOR DESEMPENHO DO PESSOAL EFICIÊNCIA EFICÁCIA NOS PRODUTO DO SISLOG Logísitica Tecnologia da Informação AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS PROCESSO DO SISLOG

Abordagem por processo- de forma prioritária: Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho; Auxilia a implementar a estratégia organizacional porque enfoca os processos críticos; Procura conferir agilidade e simplicidade as atividades; Da mais efetividades à organização pela possibilidade de promover a melhoria dos processos e medir seus desempenho; Permite uma visão mais integrada da organização; Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a visualização das competência que se precisa ter.

MELHORA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO Vista de produtos/serviços Vista da Organização Vista de dados Vista de processos Vista de funções Vista de produtos/serviços

Tripé para operacionalizar o PGP Gerenciamento de Processos Conceito Metodologia Tecnologia

MACROPROCESSO LOGÍSTICA

DESDOBRAMENTO DO MACROPROCESSO LOGÍSTICA

DESDOBRAMENTO PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG

PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG Subprocesso Finalístico Subprocesso Apoio Missão Subprocesso Gerencial São subprocesso alinhados para produzir o desempenho do processo finalístico Mnt / Sup do SISLOG.

Não alinhado a está lógica... Subprocesso Finalístico Subprocesso Gerencial Missão Subprocesso Apoio ... Tem com resultado: Produz profissionais trabalhando mal; gera erro; não atendem as necessidades do cliente; e gera reclamação e insatisfação.

Lógica de funcionamento dos processos INDICADORES (SMDO/BSC) Mnt/Sup A 2005 2006 * Orçamentário TI Missão Mnt/Sup B 2005 2006 * 2005 2006 * 2005 2006 * Mnt/Sup C 2005 2006 *

Os indicadores dos processos devem estar integrados no SMDO

Critério para seleção de processos

Não atende a logística de funcionamento do processo ... Orçamentário Ilhas de Processos A Mnt/Sup A Missão Orçamentário Ilhas de Processos B Mnt/Sup B Missão

Como fazer o estudo de processos? METODOLOGIA

METODOLOGIA

Navegação no Software de AMP e no Sistema ARPO

Conclusão -Debates