Implantação de Modelos de Qualidade em Pequenas Empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
Sistema de Informação Gerencial
Inovação e Criatividade
Qualidade Total.
Administração Estratégica
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
EMPREGABILIDADE.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
O Cartório dos novos tempos
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
CONSULTORIA EMPRESARIAL
CAUSAS POTENCIAIS DAS FALHAS ORGANIZACIONAIS.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Gestão da Qualidade – Motivação
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
QUALIDADE PESSOAL COMO BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Empreendedorismo e Startups
Tecnologia da informação
Empreendedorismo pode ser aprendido
Equipe de Gestão.
Planejamento estratégico
conhecimentos em resultados
Seleção e Gestão de pessoas Trabalho de campo Adriano Montico Célia Ciani Luis V. Gasparini Rafael Valamede Tatiani Velardi.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Qualidade na Prestação de Serviços Públicos de Saneamento
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Qualidade na Manutenção
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
Estratégia Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
SISTEMA DE INFORMAÇÃO ALIADO A GESTÃO EMPRESARIAL
Empreendedorismo.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Profª Claudia Pedro Corrêa
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Planejamento Estratégico TREVOSERVIS – 2011/2020
Delegação, Centralização e Descentralização
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Programa Soluções Tecnológicas
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
Transcrição da apresentação:

Implantação de Modelos de Qualidade em Pequenas Empresas Marcele Guerra Maschka Outubro, 2012

O que é uma Pequena Empresa

microempresa - "pessoa jurídica que tenha auferido, no ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$  240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais).“ Lei número 9.317/96, de 5 de dezembro de 1996 [ LEI96] empresa de pequeno porte - "pessoa jurídica que tenha auferido, no ano calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).“ Lei número 9.317/96, de 5 de dezembro de 1996 [ LEI96]

I) Na indústria e construção: até 19 funcionários; - Microempresa: I) Na indústria e construção: até 19 funcionários; II) No comércio e serviços: até 09 funcionários. - Pequena empresa: Na indústria e construção: de 20 a 99 funcionários; II) No comércio e serviços: de 10 a 49 funcionários SEBRAE, 2012

Como implantar qualidade em uma Pequena Empresa

Conceitos da Qualidade Início Conceitos da Qualidade Diagnóstico Interno Planejamento Estratégico Equipes da Qualidade Eliminação de Desperdícios Gerência de Processos Normalização Programa Sebrae – Qualidade para Pequenas Empresas

Modelos PDCA MPS.Br

Para que Qualidade em uma Pequena Empresa???

A Resposta para essa pergunta é... Segurança de mercado; Criação de novos negócios; Redução de custos; Conquista de novos mercados; Clima de incentivo, motivação e participação; Direcionamento da empresa para o cliente; Obtenção de retorno compensador. SEBRAE, 2012.

É simples assim?

Desafios na Implantação da Qualidade em Pequenas Empresas Desenvolver um  modelo de Gerenciamento participativo. mudando a maneira antiga de “tocar” o negócio, para um novo modelo, com planejamento, delegação e  treinamento, gerando mais participação de seus funcionários, o que resultará também na maior  motivação de sua equipe. Utilizar o planejamento como ferramenta em  todas as atividades da empresa. seja ela de qualquer natureza,  com o objetivo de evitar ações impensadas, que na maioria das vezes geram altos  custos, falhas e desperdícios de toda espécie. Monitorar continuamente o ambiente interno e externo da empresa. registrando, pesquisando e analisando  tanto o clima dos funcionários, como a satisfação dos Clientes externos, o que garantirá o contínuo aprimoramento de seus produtos ou serviços. Deixar a informalidade, o mercado atual, não comporta mais gerir uma empresa com decisões informais, com base na intuição, pois elas tem contribuído para a perda de competitividade.  Divulgar o seu produto ou serviço de maneira correta. Para muitos empresários, a propaganda  “boca a boca”,  ainda é a melhor divulgação, mas em tempos globalizados e informatizados, devemos e precisamos utilizar novas estratégias de publicidade, para atingir  os clientes, garantindo um retorno mais rápido aos investimentos realizados. Muitas empresas apesar de possuírem excelentes produtos ou serviços, vivem engatinhando, por não praticarem uma publicidade de modo eficaz, muitas vezes jogando dinheiro fora, justamente por não fazer uma divulgação correta.   Paz, 2010.

Case de Implantação 1. Pesquisa realizada em Pequenas Empresas do Estado de Santa Catarina. Cândido, 1998.

Dificuldade de Implantação Características Dificuldade de Implantação Arrojo, crença, obstinação pelo trabalho Falta de trabalho em equipe; Expectativas exageradas com a implantação; Execução antes do planejamento. Agilidade nas ações e na tomada de decisões imediatas. Ansiedade por resultados, tomada de decisão baseada na intuição; Não utilização dos dados; Improvisação e não aplicação de métodos Visão de curto prazo Pouco tempo aplicado à implantação; Busca de resultados imediatos; Atropelo das etapas de planejamento Empregados mais próximos dos clientes Não aproveita informações dos clientes Adaptabilidade maior em relação às mudanças de mercado Crença de que não há necessidade de planejamento; Crença em soluções mágicas. Flexibilidade de adaptação ao mercado Falta de constância de propósito e persistência Mão de obra com utilização otimizada Falta de tempo para dedicar-se ao treinamento; Dificuldade de adequação de horários para treinamento. Empregados mais generalistas Falta de especialistas; Menor capacidade técnica; Improvisação e amadorismo; Turn-over elevado Pouca reserva de capital Pouco investimento em treinamento e em melhoria de produtos e processos Sistema de remuneração inconsistente; Resistências a novas tecnologias Gerenciamento autoritário Dificuldade de envolvimento das pessoas apesar da liderança exercida; Inibição da participação Gerenciamento centralizado Falta de tempo para conduzir o programa, centralização de atividades se desfocando das decisões estratégicas. Dificuldades encontradas na implantação do modelo de qualidade pelas empresas do Estado de Santa Catarina.

Case de Implantação Estudo de Caso 1. Implantação do MPS.BR Resultados Alcançados: atestar a qualidade dos processos utilizados pela empresa, podendo observar o quanto era falho o processo anterior, principalmente relacionado ao gerenciamento de projetos. Dificuldades encontradas na implantação: mudança na cultura da empresa e dos funcionários, em função da necessidade de se adequarem ao novo processo. Lições Aprendidas: a Cientec percebeu o quanto é importante manter um processo de desenvolvimento mais simplificado e alinhado com as reais necessidades da empresa. Ramos, 2011

Case de Implantação Estudo de Caso 2. OAM bordados. Implantação do GRD (gerenciamento da rotina diária) no processo de produção. Dificuldades encontradas antes da implantação: Falta de informações a respeito dos pedidos; Falta de padrões a serem seguidos; Falta de motivação para execução das atividades; Falta de conhecimento para resoluções de adversidades comuns ao trabalho; Metas contraditórias; Política de seqüenciamento inadequada; Alguns métodos ineficientes de produção; Leiaute ineficiente; Ações de melhoria: Padronização de trabalho; Sensibilização e treinamento dos colaboradores; Implantação de um sistema informatizado de controle da produção. Resultados Alcançados: Padronização dos procedimentos do trabalho no setor; Treinamento dos colaboradores para os novos métodos; Diminuição dos erros e desperdícios no processo; Aumento da produtividade do setor; Utilização de sistema informatizado para melhoria no processo. Martins, 2008

Lições Aprendidas É um processo lento e gradual; Necessidade de investimentos e apoio do nível estratégico da organização; É necessário um trabalho de auditoria intenso, principalmente no início; Treinamento e Disciplina. Qualidade e produtividade de uma organização depende de três fatores: processos, tecnologia e pessoas.

Referências http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1748 http://www.eps.ufsc.br/disserta98/marcondes/index.html http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/entenda-os-caminhos/qualidade/integra_bia/ident_unico/120000791 http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/leis/ant2001/lei931796.htm http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/a-qualidade-nas-pequenas-e-medias-empresas/26533/ http://www.qualidade.com.br/artigos/artigo.php?idArt=39 http://www.slideshare.net/EdimarRamos/tcc-estudo-de-caso http://www2.joinville.udesc.br/~labq/Impantacao_do_gerenciamento_da_rotina_do_dia_a_dia_em_uma_empresa_de_prestacao_de_servicos_do_setor_textil.pdf