Grade de impacto estratégico de TI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
IMPACTO ESTRATÉGICO da TI
Impacto estratégico É claramente notável o impacto do T.I hoje nas empresa no auxílio estratégico na transição de tecnologias e como suporte. Como suporte.
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
RAFAEL OLIVEIRA DANIEL LATTARO DIEGO MARAVELLI RODRIGO CASTELLANO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS CONSELHOS DIRETORES
IMPACTO ESTRATÉGICO - TI
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Sistemas de Informações Gerenciais
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
superior tecnologia gráfica Flávio Botana CURSO DE TECNOLOGIA GRÁFICA
Segurança da Informação
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Sistema de Informação Global
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Gestão TI Grade de Impacto estratégico de TI nas Empresas
IMPACTO ESTRATEGICO DE TI
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
GSS-OBITIL - Gerenciamento de serviços TI
Defensiva: estratégia nas áreas de:
Administração de Sistemas de Informação II
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Prof. Everton Lopes Bonifácio
O papel estratégico do e-commerce
Gestão Estratégica das Informações
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Organização Industrial
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
O Impacto do Preço e do Valor Percebido na Competitividade das Empresas 57o Congresso ABM Prof. Lino Rodrigues Filho FEA-USP SBK
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Tecnologia da Informação
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Planejamento Estratégico
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Business Intelligence.
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de Informações Gerenciais
O plano de Negócio.
Tecnologia da informação Aula 2 – Estratégia competitiva
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
MANUTENÇÃO.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Função produção.
Estratégias Competitivas Genéricas
EMPRESA DE SUCESSO NO MUNDO ATUAL, É A ORGANIZAÇÃO QUE TEM CAPACIDADE
EXTRANET Luciano Chede Abad
Cadeia de Valor.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Portfólio de Serviços TI
Desempenho das Organizações Introdução à Administração DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Transcrição da apresentação:

Grade de impacto estratégico de TI A grade de impacto estratégico de TI (NOLAN: MCFARLAN. 2005), tem por objetivo auxiliar no reconhecimento do posicionamento das empresas com relação à TI. Esta grade que ora se apresenta desta forma, teve sua origem em publicações anteriores (McFARLAN: McKENNEY; PYBURN, 1983; McFARLAN. 1984). Na referida figura estão representadas duas abordagens estratégicas designadas como: TI defensiva e TI ofensiva. Além disto. é possível observar na figura. a existência de quatro modos distribuídos em quadrantes: suporte e fábrica associados à TI defensiva; transição e estratégico associados à TI ofensiva. .

TI Defensiva Fábrica alta Se os sistemas falham por um ou mais minutos haverá uma perda imediata de negócio Queda no tempo de resposta tem sérias conseqüências para usuários internos e externos A maioria das atividades de negócio são on-line O trabalho dos sistemas é basicamente manutenção O trabalho dos sistemas provê uma pequena diferenciação estratégica ou uma dramática redução de custos

TI Ofensiva alta Se os sistemas falham por um ou mais minutos haverá uma perda imediata de negócio Queda no tempo de resposta tem sérias conseqüências para usuários internos e externos Novos sistemas indicam transformações significativas em processos e serviços Novos sistemas indicam significativas reduções de custo Novos sistemas eliminam disparidades significativas de custo, serviço e desempenho com os competidores

Suporte baixa Mesmo que hajam repetidas Interrupções de até 12 horas nos serviços. não há nenhuma conseqüência séria. O tempo de resposta do usuário pode levar até 5 segundos para as transações online Os sistemas internos são praticamente invisíveis para clientes e fornecedores. Existe uma baixa necessidade de extranet A empresa pode reverter rapidamente para procedimentos manuais para 80% das transações Importantes. O trabalho dos sistemas é basicamente manutenção.

Transição baixa Novos sistemas indicam transformações significativas em processos e serviços Novos sistemas indicam significativas reduções de custo Novos sistemas eliminam disparidades significativas de custo, serviço e desempenho com os competidores TI representa mais que 50% do patrimônio TI compõe mais de 15% das despesas totais da corporação

A TI defensiva está relacionada com a confiabilidade operacional A TI defensiva está relacionada com a confiabilidade operacional. em que manter os sistemas funcionando é mais importante do que obter vantagens competitivas através do uso inteligente das tecnologias emergentes. Por outro lado. a TI ofensiva colocas questões referentes à utilização estratégica das tecnologias emergentes acima ou no mesmo nível que as questões relacionadas à confiabilidade operacional. Nesta abordagem. a empresa utiliza TI para competir mais efetivamente com os seus concorrentes ou até mesmo assumir posição de liderança no mercado. Os quatro modos que utilizam estas abordagens. cujas características estão representadas na Figura 2.16. estão descritos a seguir:

Modo suporte: empresas Modo suporte: empresas. neste modo, têm uma necessidade relativamente baixa de confiabilidade operacional c de utilização estratégica de TI. A tecnologia é fundamentalmente utilizada como suporte às atividades dos funcionários da empresa. Os principais sistemas executam geralmente em batch e a maioria dos backups e correções de erros são feitas manualmente. A empresa espanhola Zara. do setor de comércio de roupas. é um exemplo que se encaixa neste modo.

Modo fábrica: empresas neste modo necessitam de sistemas altamente confiáveis, porém não necessitam do estado da arte em termos de TI. Estas empresas necessitam de excelência operacional em sua tecnologia. uma vez que a maioria de seus sistemas principais são online. No caso de falha de sistemas. ocorre perda imediata nos negócios tendo em vista que a reversão para procedimentos manuais é praticamente impossível. Empresas aéreas e outras que dependem de informações em tempo real, com baixo tempo de resposta e com segurança encaixam-se neste modo.

Grupo: ZETA