O PAPEL DA (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES (Grupo Delta)

Necessidade / Oportunidade O grande objetivo é visualizar na necessidade do mercado a oportunidade de crescimento e diferencial competitivo frente aos concorrentes!!!

Neste momento pairam basicamente duas sensações... Crescimento da TI Em franco crescimento a TI segue contribuindo para o crescimento das empresas que ousam emplorá-la. Neste momento pairam basicamente duas sensações...

...O Encantamento Norteado principalmente pela possibilidade de retorno que o investimento em TI trará as empresas, as facilidades no comercio eletrônico e negócios por meio da internet;

...A dúvida!!! Em contrapartida surgem as dúvidas à cerca dos resultados esperados em função do volume financeiro investido em TI.

Uma vez que a empresa decide por investir em TI, deve estar consciente de que é necessário explorá-la ao máximo para obter vantagens frente ao seus concorrentes....

E isso envolve recursos tecnológiocos, capacitação de pessoal e estratégia da empresa em alinhar estes pontos chaves do tão esperado sucesso

BUCHANAN & LINOWES Estes autores propuseram ferramentas para análise e planejamento, que consideram tanto os recursos técnicos como administrativos em quatro grupos de atividades:

Veremos a seguir o Resumo destes autores sobre a análise do grau de Descentralização

• Manutenção de sistemas aplicativos • Operação de hardware Execução - Operação • Telecomunicações • Manutenção de sistemas aplicativos • Operação de hardware • Programação de sistemas

EXECUÇÃO - DESENVOLVIMENTO • Documentação de sistemas • Programação de aplicações • Administração de banco de dados • Treinamento do usuário • Análise de sistemas

CONTROLE - OPERAÇÃO • Provimento de segurança • Programação de tarefas • Padronização de tarefas • Orçamento • Estabelecimento de Prioridades • Acesso a dados • Planejamento de pessoal • Avaliação de produtos

CONTROLE - DESENVOLVIMENTO • Padronização de tarefas • Programação de tarefas • Planejamento de pessoal • Orçamento • Provimento de segurança • Avaliação de produtos • Acesso a dados • Estabelecimento de prioridades

Informações da TI no Brasil Em 2006, o mercado de serviços de TI faturou cerca de US$1,2 trilhão em todo o mundo. Desse valor, pouco mais da metade, aproximadamente US$650 bilhões, foram terceirizados para fornecedores locais, contra US$36 bilhões anuais que foram distribuídos para fornecedores de fora dos países de origem.

Alguns pontos Imperativos para organização da TI nas empresas Obter alinhamento estratégico entre duas mãos( TI e o negócio); Desenvolver relacionamento eficazes entre TI e gerencia de linha; Construir e administrar a estrutura; Re-capacitar a organização da TI; Administrar parcerias com fornecedores; Desenvolver alto desempenho.

WILLCOCKS & LESTER propuseram uma abordagem de avaliação da TI 1. Alinhamento estratégico e priorização; 2. Identificação dos benefícios e respectivas técnicas de avaliação; 3. Desenvolvimento de medidas (métricas) baseadas em critérios financeiros, de serviços, disponibilização (delivery), aprendizado e técnicos; 4. Associar estas medidas a medidas (métricas) necessárias às fases de desenvolvimento, implantação e pós-implantação; 5. Assegurar-se que cada conjunto de métricas flua do nível estratégico para o operacional; 6. Estabelecer responsabilidades por estas métricas e rever os resultados periodicamente; 7. Periodicamente reavaliar o portfolio existente, relacionando-o com a direção do negócio e com objetivos de desempenho.

Resumo dos modelos de análise do papel da TI nas organizações detalhados neste trabalho FOCO NO DIAGNÓSTICO MAHMOOD (1993) Relação entre uso de TI e indicadores financeiros mostrando relação positiva. BYRD & MARSHALL (1997) Relação entre uso de TI e indicadores financeiros, mostrando resultados inconclusivos. NOLAN (1979) Modelo de Estágios de informatização das empresas. DONOVAN (1988) Modelo de Estágios da TI descentralizada. MCFARLAN (1984) Grid Estratégico: papel estratégico das aplicações presentes e futuros de TI para diferentes tipos de empresas. PORTER & MILLAR (1985) Matriz de intensidade de informação nos produtos e processos. HENDERSON & VENKATRAMAN (1993) Alinhamento entre Estratégias de TI e de negócio e infra-estrutura de TI do negócio. Perspectivas de Alinhamento (quem impulsiona o alinhamento). EARDLEY et al. (1996) Estudo de casos "clássicos" de sucesso de sistemas de TI estratégicos, de acordo com as forças competitivas de Porter. LI & YE (1999) Desempenho da TI e da empresa, conforme contexto ambiental, estratégico e administrativo, a partir dos investimentos em TI.

FOCO NA PRESCRIÇÃO LUFTMAN (1996) Discussão sobre fatores facilitadores e inibidores do alinhamento, de acordo com a visão dos executivos de TI e do negócio. PRAIRIE (1996) Benchmarking de alinhamento estratégico, tendo em base pesquisa em grandes empresas com uso bem sucedido de TI. ROCKART et al. (1996) “Imperativos” para a organização da TI, de acordo com o cenário atual de competição globalizada. SMITHSON & HIRSCHEIM (1998) Classificação dos modelos de avaliação de TI; histórico da avaliação da TI. MCFARLAN (1990) Análise do que viria a ser a "Década da Informação" (anos 90), enfocando as tendências para a TI, características de sistemas estratégicos e razões para fracassos nos projetos de TI.

FOCO NA AÇÃO informação que lhes dêem suporte ou a suas medições. ROCKART (1979) Modelo dos Fatores Críticos de Sucesso, relacionando-os com os sistemas de informação que lhes dêem suporte ou a suas medições. ROSS et al. (1996) Competitividade no longo prazo com base em três “ativos” de TI: staff de TI, base tecnológica reutilizável e parceria entre a administração da TI e do negócio. FARBEY et al. (1995) "Escada" de avaliação de benefícios: classificação de aplicações de TI em oito grupos e respectivos métodos de avaliação.

MODELOS INTEGRATIVOS WILLCOCKS & LESTER (1997) Discussão dos fatores a serem considerados para análise da TI, explicando a origem do “paradoxo” da produtividade. Modelo de avaliação de "ciclo de vida dos sistemas", utilizando diversos outros modelos. LAURINDO (1995 e 2000) Modelo para análise do papel da TI nas organizações, utilizando diversos modelos de forma integrada.

Conclusão da organização da TI nas empresas A gestão da TI (de sua estratégia e de seu planejamento) deve ser um processo contínuo, não ficando restrita a um “momento de planejamento”, acompanhando as aplicações de TI durante seus ciclos de vida. A gestão da TI deve também ser flexível para acompanhar as mudanças externas em termos de possibilidades de estratégias de negócio e de disponibilidades de TI.