Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Itens da prova SARESP de 3º Ensino Médio questão de nível adequado
CURRÍCULO EM FOCO.
AVALIAÇÃO: a prova em questão
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
LÍNGUA PORTUGUESA.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O contexto mais amplo do SARESP
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ARTIGO CIENTIFICO.
REGISTROS.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
REPLANEJAMENTO 2015.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Crítica à concepção de currículo cristalizado
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Projetos e Sequências Didáticas
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?

Um olhar crítico para as avaliações

A solicitação da Diretoria de Ensino A Diretoria de Ensino solicitou às Escolas que encaminhassem todos os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores da disciplina de Ciências durante o desenvolvimento do Tema: Energia: Fontes, obtenção, usos e propriedades Situação de Aprendizagem 1: A eletricidade no dia a dia – Caderno de Ciências da 7ª série – Volume 4. É importante destacar que o objetivo desta oficina não é desmerecer o trabalho do professor, mas sim criar subsídios para intervenções e futuras orientações.

Os encaminhamentos Foram recebidas algumas provas, das quais 6 foram selecionadas para análise durante esta OT. Para a análise: Diretores e PCs deverão ser divididos em 6 grupos; Cada grupo ficará responsável por analisar apenas uma avaliação segundo tudo o que já foi desenvolvido neste encontro; Após a análise, um representante de cada grupo deverá apresentar suas considerações sobre a avaliação; Detalhe: os instrumentos de avaliação são diversificados.

ROTEIRO DE ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Em qualquer avaliação, é importante zelarmos pela qualidade dos instrumentos . Assim, devemos verificar se o documento: Possui diversidade de situações problemas; Faz uso de diferentes gêneros textuais ou apenas um gênero contemplando várias questões pertinentes às competências e habilidades; Apresenta imagens ou figuras que são de boa qualidade; Possui relevância do ponto de vista científico, tecnológico, social ou ambiental (CTSA). Este fato está expresso ao longo da avaliação? Possui boa distribuição dos tipos de conteúdos: factual, conceitual, procedimental e atitudinal;

O comando da questão apresenta informação de forma explícita no caso de conteúdos factuais? O instrumento apresenta pertinência com o currículo da SEE/SP? Os assuntos são coerentes com a situação de aprendizagem apresentada? Apresenta questões com diferentes níveis de dificuldade?

Verificada as fragilidades encontradas na construção dos instrumentos de avaliação, exemplificamos alguns encaminhamentos que poderão ser realizados junto ao professor.

Ação Reflexiva na Construção de itens Recomendar ao professor para posicionar-se como aluno e fazer a si mesmo as seguintes perguntas: Este item está adequado a esta faixa etária? O sentido do texto está claro e preciso? O item investiga conhecimentos significativos dos alunos trabalhados em sala de aula? O item está demasiado longo? O item relaciona-se claramente com objetivos importantes do tema?

As questões são claras e isentas de ambiguidades? O grau de dificuldade da leitura dos itens têm níveis adequados à compreensão dos alunos? As frases das questões são exatamente iguais à do texto encorajando a memorização? A resposta da questão depende do conhecimento do aluno em relação à opinião de um especialista?

Os itens oferecem indício de resposta ou podem confundir a decisão por uma alternativa qualquer? Os itens são interdependentes, ou seja, a resposta de um item não condiciona a resposta dos outros?

Questões Dissertativas Nos auxilia significativamente no acompanhamento do progresso do aluno, mas é necessário que se conheça os seus pontos fortes e fracos. A questão expressa e assegura o máximo de clareza e compreensão para o grupo? Os objetivos que pretende investigar estão claros? Evitar expressões como “dê a sua opinião”, “diga o que pensa”, se não tiver por objetivo, de fato, observar o seu pensamento a respeito.

Questões de resposta certa e de lacunas As questões estão formuladas de forma que só possa haver uma resposta certa? Evitar a mutilação das frases a completar, para que não se perca o sentido. Na questão de lacuna, é preferível colocar o espaço em branco depois que o problema seja apresentado antes. O problema apresentado ao aluno está explícito na pergunta introdutória e/ou no corpo-tronco da questão?

Encaminhamentos para a realidade de sua escola Você considera estas avaliações uma amostra da realidade de sua escola? Justifique. Considerando a resposta anterior proponha ações a serem desenvolvidas em sua unidade escolar. Qual seria o primeiro encaminhamento?

ELABORAÇÃO DE PAUTA PARA ATPC Período previsto: 03 ATPCs com duas horas de duração cada. Público-Alvo: Professores dos dois segmentos da unidade escolar. Responsáveis: PCs do Ensino Fundamental –Anos finais e PCs do Ensino Médio. Cronograma de desenvolvimento e atividades propostas para acompanhamento dos PCNP e Supervisores nas ATPCs. Encaminhar em duas vias A/C Liciara - Núcleo Pedagógico até 09/10/2012 Elaboração de Síntese das ATPCs realizadas e de um texto coletivo com as conclusões e intervenções propostas pelos professores coordenadores. Encaminhar até 09/11/2012

Encaminhamentos para a realidade de sua escola Público-Alvo Cronograma Responsáveis Diretor: Assinatura: Professor coordenador EF: Assinatura: Professor coordenador EM: Assinatura: Enviar até 09/10/2012