Planeamento da Arquitectura da Empresa :: e Redesenho da organização com os SI (continuação) Redesenho da organização – através do planeamento e desenvolvimento.

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Transcrição da apresentação:

Planeamento da Arquitectura da Empresa :: e Redesenho da organização com os SI (continuação) Redesenho da organização – através do planeamento e desenvolvimento dos SI Produtos do PSI Enterprise Architecture Planning (EAP) Metodologias para os requisitos de informação das organizações – Enterprise Analysis (ou Business Systems Planning) ou Definição da Arquitectura da Informação – Strategic Analysis (CSF – Critical Success Factors) Análise Estratégia Implementação Definição

Redesenho da organização Reengenharia – vimos o BPR na aula anterior TQM – Total Quality Management – método criado nos EUA e adoptado em larga escala pelos japoneses – Simplificar processos e produtos – Melhoras de produtos e serviços através das demandas dos consumidores – Reduzir a duração do ciclo – Melhorar a qualidade e precisão dos desenhos (CAD) – Melhorar a precisão da produção (CAM)

Produtos do PSI :: ou PDSI, PDS, PDI, etc. Visão Objectivos Políticas Arquitectura da informação Plano de implementação Orçamento Arquitectura das TIC Função GSI

Planeamento da Arquitetura da Empresa :: Enterprise Arquitecture Planning

Metodologias para estabelecer os Requisitos de Informação das Organização :: a longo e curto prazo Enterprise Analysis (ou Business Systems Planning) – ou ainda: Definição da Arquitectura da Informação Strategic Analysis (CSF – Critical Success Factors)

Enterprise Analysis pergunta-se a um grande número de gestores – como usam as informações? – onde conseguem as informações? – quais são seus objectivos? – como tomam decisões? – quais dados são necessários? em seguida – compila-se a informação numa enorme matriz.. – que possibilita identificar os SIs necessários

Enterprise Analysis :: pontos fracos produz uma grande quantidade de dados – que é cara de colectar – e difícil de analisar geralmente não focam as questões nos objectivos críticos da gestão – mas sim, onde a informação actual está sendo usada – o resultado é uma tendência para automatizar o que já existe como já vimos, muitas vezes são necessárias novas abordagens de condução do negócio (reengenharia) – e aqui estas necessidades não são discutidas

Strategic Analysis :: usando factores críticos de sucesso para desenvolver sistemas selecionam-se gestores do topo para serem entrevistados – os requerimentos da informação são obtidos por um número pequeno de CSFs de gestores – é especialmente adequado para o desenvolvimento de ESS e DSS – pergunta-se como suas análises de seus ambientes influenciam suas necessidades de informação este método foca a sua atenção em como a informação deveria ser manipulada – diferentemente da Enterprise Analysis novos SI deveriam fornecer informações que ajudem a organização a atingir os CSFs identificados

Strategic Analysis :: pontos fracos o processo de agregação e a análise dos dados são uma forma de arte – Não existe uma directriz particular na qual o CSF do indivíduo (gestor) possa ser agregado num modelo da empresa entrevistados (e entrevistadores) também ficam confusos ao distinguir entre CSFs individuais e organizacionais – o que pode ser considerado crítico para um gestor pode não sê-lo para a organização como um todo

> próxima aula :: Desenvolvimento dos SI O processo de desenvolvimento Abordagens de desenvolvimento As fases: – Concepção – Análise – Desenho – Implementação – Manutenção Alternativas para a construção de sistemas desenvolvimento Análise Construção Manutenção Desenho Concepção