MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
Gerenciando o marketing
O PLANO DE MARKETING.
ABEMD ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MARKETING DIRETO INDICADORES ABEMD 2008.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
OS IMPACTOS ECONÔMICOS DA GRIPE AVIÁRIA
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Novos Desafios da venda de Seguros Massificados no Brasil
Definições de Marketing
Segmentação, posicionamento e Comportamento do Consumidor
Comportamento do Consumidor
percebem os supermercados
HISTÓRIA Fundada em 1928 pelo casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen Primeiramente instalada no bairro do Itaim Bibi, sendo a primeira fábrica instalada.
1.0 Definição do negócio e perfil dos empreendedores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
E-COMMERCE 2011 Perspectivas e fatores críticos de sucesso
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Loja Mari Marcel Esamc Plano de Marketing Loja Mari Marcel Esamc
MARKETING.
Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos
Renda até 2 SM.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
Megafeirão no Mineirão
PRÊMIO GLOBO MINAS DE MÍDIA 2011 CONARTES EDIFICAÇÕES
Introdução ao Composto de Marketing
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Índice de Potencial de Consumo
Índice de Potencial de Consumo
COMUNICANDO-SE EM VENDAS
Classificação dos varejos
Novos modelos de negócios
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Vitor Mallmann Presidente. Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007 Mercado Brasileiro de Resinas Termoplásticas 2008 vs 2007.
MarketingMédico. E eu com Isso ? Norivaldo Carneiro.
Qualidade na Prestação de Serviços Públicos de Saneamento
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Perspectivas globais para o setor moveleiro
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00.
Balanço Mundial - Produção, consumo mundial, exportações e importações (Milhões de toneladas). Ano II Dezembro de 2009 Relação Produção x Consumo Mundial.
Gestão Farmacêutica – Marketing
Marketing – Unidade 3.
Módulo II – O Composto de Marketing
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
O COMPOSTO DE MARKETING
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Pesquisas de Mercado - Estudos Setoriais - Assessoria Empresarial - Publicações instituto de estudos e marketing industrial.
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Planejamento Estratégico de Marketing
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Transcrição da apresentação:

MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA Palestrante: Rodrigo Sant’ Anna Lopes Chaluppe Cargo: Gerente Técnico do IDPC

MERCADO BRASILEIRO “Grandes empresas, descobrem o pequeno varejo” Revista Exame 2007 “O mercado recebe de braços abertos o consumidor da classe C” Revista Veja 2008 “Explosão do consumo na classe D” Estado de São Paulo 2010 “A classe E vai as compras” Globo 2012

PANORAMA DAS PADARIAS DO BRASIL Mais de 63 mil micro e pequenas empresas (96,3% das padarias brasileiras), e atendem em média 43 milhões de clientes por dia (mais de 21,5% da população nacional). O setor gera 758 mil empregos diretos e 1,8 milhão indiretos. Em 2011, o índice de crescimento estimado foi de 11,88%. Consumo per capita de Pães/Ano: • Chile: 98kg • Argentina: 82,5kg • Uruguai: 55kg • Brasil: 33,5kg* Consumidos no Brasil • 86% correspondem aos pães artesanais (sendo 58% pão francês); • 4% são os pães industrializados Fonte ABIP 2012

ESCOLHA DO CLIENTE O cliente sempre escolhe o lugar onde quer comprar! Como manter ele em sua padaria?

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA COMPRAR EM PADARIAS • Proximidade da residência: 100%; • Proximidade do local de trabalho: 52,7%; • Condições de higiene / limpeza: 30,7%; • Cortesia no Atendimento: 28,8%; • Qualidade dos Produtos: 25,7%; • Variedade de Pães e Doces: 18,6%; • Rapidez no Atendimento: 14,3%; • Pão Quente à toda Hora: 11,3%; • Instalações /Ambiente Agradável: 6,5%; • Preço mais Acessível: 5,6% Fonte ABIP 2012

DESAFIOS COMPETITIVIDADE: NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER Concorrência/Competitividade Clientes Colaboradores Valor agregado Diminuição de custos Ferramentas da Qualidade Auditorias internas de Higiene COMPETITIVIDADE: NÃO BASTA SER BOM, É PRECISO SER CADA VEZ MELHOR!

INOVAÇÃO NO POSICIONAMENTO DA EMPRESA Mais automação Layout Posicionamento substituto de refeição Promoções, fidelização Mais serviço, padaria tendo outros serviços ..... Padarias virando mini-mercados Padarias virando pontos de encontro de jovens e tribos Padarias virando lanchonetes (food service)

Atividades Relacionadas 4 “Ps” Variável Atividades Relacionadas Produto Serviços Diferenciais com a concorrência Tamanho Variedade de produtos Devoluções Qualidade Embalagem Preço Condições de Pagamento Descontos Promoção Propaganda Publicidade Promoções Praça (Ponto- de Venda) Lojas

SERVIÇO DE MONTAR VITRINE Vitrine com poucos produtos (Aparenta produto velho) Vitrine cheia de produtos

LAYOUT DA PADARIA O layout montado deve favorecer a circulação dos clientes por toda a padaria Produtos de alto valor agregado no caixa ou no corredor que antecede o check-out são essenciais para o aumento do ticket médio, por se saber que muitas vezes o aumento do ticket vem da venda dos produtos expostos próximo do check-out, pois muitas vezes compramos por impulso.

COMPOSIÇÃO MÉDIA DO FATURAMENTO