Localização das instalações de serviços (parte 1)

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Transcrição da apresentação:

Localização das instalações de serviços (parte 1) Disciplina: Gestão de serviços Professor: Marcel de Gois Pinto

Conteúdo Considerações iniciais Estimativa da demanda geográfica Representação geográfica Número de instalações Critérios de otimização Estimativa da demanda geográfica Técnicas para localização Instalação única / Centro de gravidade Um ponto de varejo Múltiplas localizações Outros critérios e idéias que quebram paradigmas

Localização das instalações É difícil pensar nas seguintes alternativas:

Localização das instalações É difícil pensar nas seguintes alternativas:

Localização das instalações É difícil pensar nas seguintes alternativas: Filme em inglês legendado Público: “analfabeto de pai, mãe e parteira”

Localização das instalações É difícil pensar nas seguintes alternativas: A localização de uma instalação de serviços influi diretamente no sucesso de suas atividades

Localização das instalações Uma boa localização proporciona:

Localização das instalações Uma boa localização proporciona: Selecionando locais que possuam boa resposta a mudanças econômicas, demográficas, culturais e competitivas. Para obter isso: Portfólio de localizações, escolha de locais com demanda quase inelástica FLEXIBILIDADE

Localização das instalações Uma boa localização proporciona: Criar barreiras artificiais à entrada de novos competidores a partir da localização Ser o primeiro a entrar e estabelecer-se Cria-se vínculo cultural com o local POSICIONAMENTO COMPETITIVO

Localização das instalações Uma boa localização proporciona: Capacidade de controlar a quantidade, a qualidade e o momento da demanda Especialmente útil em capacidades fixas Localizar-se próximo a grupos geradores de demanda GERENCIAMENTO DA DEMANDA

Localização das instalações Uma boa localização proporciona: Oferecer o mesmo serviço, muito padronizado, em muitas localizações e em local estritamente definido Pode ocorrer canibalização das vendas FOCALIZAÇÃO Existem diversos critérios para a seleção do local de uma instalação de serviço…

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Conveniente presença de rodovias, rampas de acesso Servido por transporte público Tráfego (volume que pode ajudar ou prejudicar) Estacionamento adequado Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Visto a partir da rua Sinalização da localização Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Espaço para expansão do negócio Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização As imediações devem completar o serviço Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Restrições de zoneamento Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Habilidade disponível na região Acesso Visibilidade Expansão Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Considerações para a seleção da localização Acesso Visibilidade Expansão Tais critérios são qualitativos Ambiente Governo Mão-de-obra

Localização das instalações Categorias de fatores influenciadores nas decisões de localização Representação geográfica Variáveis dos critérios quantitativos Número de instalações Critérios de otimização

Localização das instalações Representação geográfica Localização no plano Y Destino j Yj Euclideana Origin i Yi Metropolitana X Xi Xj

Localização das instalações Número de instalações Representação geográfica Localizar uma única instalação é matematicamente simples Utilizar os mesmos métodos (ou adaptar) para as seguintes situações não garantem a otimização: Múltiplas instalações Capacidade variável Hierárquia de serviços

Localização das instalações Critérios de otimização Representação geográfica Setor público Setor privado Necessidades da sociedade Maximizar o benefício social Difícil consenso do indicador Distância percorrida (usual) Demanda criada pelo serviço ( ) Balancear custo de instalação, operação e de transporte Transporte pode ser do cliente ou do prestador Distância para o cliente pode ser uma barreira

Localização das instalações Critérios de otimização Representação geográfica Efeito dos critérios na localização Utilização (1) Distância per capita (2) Distância por visita (3) EX: médico geriátrico Cidade A Cidade B Cidade C -10 -5 5 10 15 -15 -10 -5 5 10 15 20 25 * 1 2 3 Idosos Posição central Maior população

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso Ao consumidor isso trás facilidade de comparações (variedade) Pode gerar maior taxa de utilização da capacidade Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso Agrupar pontos de venda da mesma empresa em áreas urbanas ou de grande circulação “Semeia a idéia de compra” Pode haver canibalização das vendas Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso Utilização de um canal de distribuição Bancos que vendem cartões de várias bandeiras (VISA, Master…) Concesionárias que vendem financiamentos de bancos comerciais O problema da localização é minimizado Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso Saúde: telemetria do paciente Bancos: home banking E-commerce Teletrabalho Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Quebrando regras Antes de falar das técnicas quantitativas, vamos conhecer métodos “criativos” que podem ser de sucesso O local da empresa não importa tanto Seu “local” é um site na internet (e-commerce puro) – Amazon.com Alternativa da localização para varejistas “reais” – Americanas.com Aglomeração MKT de saturação Intermediários de MKT Transp. por telecom Impacto da internet

Estimativa da demanda geográfica As técnicas quantitativas de localização partem da determinação da demanda geográfica Requer a escolha de uma área a ser dividida e um método para prever a demanda por cada uma das divisões Para isto, os censos são boas fontes de dados Vejamos as etapas:

Estimativa da demanda geográfica Definição da população-alvo Características que definem a população que se deseja atingir Exemplo: Família com um filho com menos de 5 anos e um dos pais empregados (serviço de saúde) Escolha de uma unidade de área Suficientemente grande: tamanho de amostra adequado Pequeno o suficiente: por conta da capacidade computacional Deve ser o menor possível, seguindo os critérios anteriores Exemplo: conjunto de quadras

Estimativa da demanda geográfica Uso de estatísticas para prever a distribuição do público-alvo nos diversos conjuntos de quadras EX: Utilização de regressões Mapeamento da demanda geográfica Assinalar a demanda em um mapa mostrando as conveniências que localização EX: Podem ser adotadas tonalidades diferentes da mesma cor

Técnicas para localização Localização ao longo de uma linha Aluguel de de praia ao longo da ilha do Rodeadouro Objetivo: Minimizar a distância percorrida pelos clientes (média) Dado necessário: densidade de “farofeiros” ao longo da praia Análise matemática: wi – peso de cada localização i s – localização da loja xi – local de cada ponto i partindo da origem n – números de ponto de demanda

Técnicas para localização Localização ao longo de uma linha Derivando e igualando a 0, temos: Isto indica que o ponto de melhor localização, segundo os critérios adotados, é a mediana da demanda

Técnicas para localização Instalação única no plano Métrica metropolitana Pode ser resolvida a partir de métodos gráficos wi – peso de cada localização i s – localização da loja xi, yi – local de cada ponto i partindo da origem n – números de ponto de demanda

Técnicas para localização Instalação única no plano Métrica euclidiana Derivando em parciais, temos: wi – peso de cada localização i s – localização da loja xi, yi – local de cada ponto i partindo da origem n – números de ponto de demanda

Técnicas para localização Instalação única no plano Um par de equações que identifica a localização ótima Como dos dois lados da equação existem x e y, o cálculo é interativo, necessitando de uma solução inicial Pode ser utilizado o método do centro de gravidade para a solução inicial

Técnicas para localização Instalação única no plano Centro de gravidade Este método não garante a localização ótima (matematicamente) Pode ser utilizado para a solução inicial de um método interativo

Técnicas para localização Instalação de um ponto de vendas para varejo Objetivo: maximizar o lucro Método: Avaliar diversas possibilidades distintas Análise de Huff: utiliza o princípio da atração gravitacional Aij = atração da loja j por consumidores da área i Sj = tamanho da loja (capacidade) Tij = tempo de viagem de i para j λ = parâmetro que reflete o efeito do tempo de deslocamento

Técnicas para localização Instalação de um ponto de vendas para varejo Considerando n diferentes lojas (concorrentes), a probabilidade da loja em questão ser escolhida é dada por: Probabilidade de um consumidor da área i visitar uma loja j, dadas n lojas

Técnicas para localização Instalação de um ponto de vendas para varejo O terceiro passo é realizar o cálculo do ganho esperado por consumidor em um ano para os produtos da classe k em uma dada loja j Pij = probabilidade dos consumidores i irem `a loja j Ci = número de consumidores em i Bik = consumo médio annual de produtos k por consumidores da área i m = número de áreas estatísticas

Técnicas para localização Instalação de um ponto de vendas para varejo Por fim, calcula-se uma estimativa da fatia de mercado abocanhada pelas vendas em j de produtos k Um procedimento exaustivo é realizado para comparar diversas localidades, com diferentes capacidades possíveis, de modo que, ao final, ter-se-á um lista com muitas possibilidades

Na próxima aula… Exemplos de aplicação de cada uma destas técnicas quantitativas de localização Método de localização de um serviço com múltiplas instalações

Localização das instalações de serviços (parte 1) Disciplina: Gestão de serviços Professor: Marcel de Gois Pinto