O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Conceitos Básicos em Marketing
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Administração de Marketing
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Administração Estratégica
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ECONOMIA EMPRESARIAL.
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Criando Valor para os Clientes
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Fundamentos de Marketing
Administração de Marketing I
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Profª. Selma Maria da Silva
Administração Mercadológica IV
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Definição de marketing para o século XXI
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Marketing Criando Valor para os Clientes
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
©2000 South-Western College Publishing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Planejamento e Responsabilidade Social
Logística Grupo 14 F x.
Marketing no Século XXI -Kotler
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Professora: Andréa Trierweiller
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Administração de Marketing
Logística e Gerenciamento da
Estratégia de Marketing
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Disciplina de marketing
Administração Mercadológica I
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
TEORIA DA ORGANIZAÇAO INDUSTRIAL Fundamentada em questões de política publica (nasceu em Harvard na década de 30) Fundamentada em questões de política.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Marketing em Design 1. Conceituação e objetivos do marketing em design Profª Ms. Angela Maria Ramos

O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.

Para explicar essa definição, precisamos entender os conceitos centrais do marketing...

Principais conceitos de marketing Necessidades, desejos e demandas Produtos E Serviços Mercados Principais conceitos de marketing Troca, Transações e relacionamentos Valor, satisfação e qualidade

O conceito de mercado nos leva ao conceito de marketing: Marketing significa administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.

Principais participantes e forças em um sistema de marketing moderno Empresa Fornecedores Intermediários de marketing Consumidor Final Concor-rentes

Administração de Marketing: É a análise, planejamento, implementação e controle de programas para aplicar o marketing, para que seja alcançado os objetivos organizacionais. Administração da demanda: Análise da demanda para encontrá-la, mudá-la, aumentá-la ou reduzi-la (demarketing).

Filosofia de Administração de Marketing Para entender qual é a filosofia que deve conduzir os esforços de marketing, vamos conhecer um pouco da sua história...

Conceitos Centrais do Marketing Moderno Século XVIII - Revolução Industrial: baixo poder aquisitivo das pessoas; as indústrias produziam produtos padronizados, de qualidade razoável e com poucas opções de escolha. as empresas não precisavam competir pela preferência do consumidor. orientação era voltada para a produção.

Final da década de 20: Preocupação central com a produção e finanças. Final da década de 30: Aumentou a capacidade produtiva das indústrias; Em alguns setores a produção superou a demanda. Setores de monopólio começaram a enfrentar a concorrência. Orientação para as vendas.

Consumo continuava um fator relegado a segundo plano. Não se sabia que a demanda poderia ser criada. Quando características e atributos do produto são determinados pelo consumidor, dá-se o nome de utilidade. Utilidade é o conceito dado à satisfação de necessidades e inclui quatro tipos: Utilidade de forma Utilidade de tempo Utilidade de lugar Utilidade de posse

Devido a percepção de que era necessário conhecer mais profundamente o consumidor, nasce em 1950, a orientação do marketing para o mercado.

Surge então a definição da Unilever inglesa: “Marketing é o planejamento e execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, tudo resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa”.

Atualmente, algumas pessoas questionam se a orientação de marketing é adequada a uma época de deterioração ambiental, escassez de recursos, explosão demográfica, fome e miséria em todo o mundo e serviços sociais negligenciados...

Faça uma análise da seguinte crítica: O setor de fast-food oferece um alimento saboroso, mas pouco saudável. Os hambúrgueres têm um alto teor de gordura, e os restaurantes fazem promoções de batatas fritas e tortas – dois produtos com alto teor de amido e gordura. Os produtos são acondicionados em embalagens práticas, o que faz com que se produza muito lixo. Ao satisfazer os desejos dos consumidores, esses restaurantes prejudicam a sua saúde e causam danos ambientais.

Situações como essa requerem um novo termo que se aplique a orientação de marketing. Marketing humanista? Marketing ecológico? Surge então a orientação de marketing societal.

Cabe a organização: determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo; fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência; preservando ou melhorando o bem-estar do consumidor e da sociedade.

Surgiu então a expressão ... Marketing Social A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing. (Kotler apud Cobra, 1996, p. 26-27)

Como fica então a decisão da Administração de Marketing em relação as Filosofias? Orientação de produção = larga escala Orientação de produto = inovação Orientação de vendas = promoções Orientação de marketing = necessidades e desejos dos consumidores Orientação de marketing societal = necessidades e desejos dos consumidores, mas o bem-estar da sociedade seja mantido

O conceito de marketing pode ainda ser aplicado: Indústria (marketing industrial); campanhas eleitorais (marketing político ou eleitoral); produtos e serviços agropecuários (marketing rural); organizações sem fins lucrativos que estão em contato com determinados mercados e deles dependem (marketing de instituições que não visam ao lucro).

E a diferença entre marketing e vendas? Conceito Objeto Meios Objetivos Vendas Produtos Venda e Promoção Lucros decorrentes do volume de vendas Marketing Necessidades dos consumidores Marketing integrado Lucros decorrentes da satisfação do consumidor

Desafios do Marketing na atualidade Conexão com os clientes - De maneira mais seletiva Para o resto da vida diretamente Tecnologias de conexão Computador Informação Comunicação Transporte Conexão com os parceiros de marketing -com os outros departamentos da empresa Com fornecedores e distribuidores Por meio de alianças estratégicas Conexão com o mundo ao redor Globais Com valores e responsabilidades ampliadas

Agora, vamos pensar juntos Agora, vamos pensar juntos. Como podemos aplicar o marketing na área de design?