Rita de Cássia T. S. Ribeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SGTES Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Advertisements

Fundos Municipais de Saúde
SICONV Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONVÊNIOS FEDERAIS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Convênios Fernando Silveira Camargo Analista de Controle Externo
Apresentadora: Sandra Elisabete Alves dos Santos
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS
CONVÊNIOS Adriano de Souza Cesar TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
CONVÊNIOS WILSON ISSAMU YAMADA Analista de Controle Externo - TCU.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS. CONVÊNIOS EM NÚMEROS CONVÊNIOS EM NÚMEROS convênios – estados/municípios/entidades privadas 30 bilhões de reais.
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Prestação de Contas Anual
Fortaleza, 23 e 24 de maio de 2005
I ENCONTRO NACIONAL DO PROINFÂNCIA
Clique para editar o formato do título de texto Clique para editar o formato do texto em estrutura de tópicos Segundo Nível da Estrutura de Tópicos Terceiro.
REQUISITOS PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIO Instrução Normativa 003/04
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Prestação de Contas.
Aprovação das Contas do Inmetro
Tribunal de Contas da União Diálogo público para melhoria da governança pública Salvador/BA, 6 agosto CONVÊNIOS - RISCOS E CONTROLES REMILSON SOARES.
Portal dos Convênios Um novo modelo para gestão das Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, out/2008.
Auditoria Interna do Inmetro - Audin
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
REUNIÃO CENÁRIOS PROCEDI ORIENTAÇÕES DAS PROVISÕES PARA O ENCERRAMENTO DO CONVÊNIO FIRMADO ENTRE O INMETRO E A RBMLQ-I.
Gestão de Convênios e suas mudanças com o novo decreto 6.170/07
Campinas CONVÊNIO, passo a passo à CELEBRAÇÃO... Por: Elzita Lima.
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Instrução Conjunta CGRH/COFI 01, de
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
Noções de Contratos e Convênios
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
Lei orçamentária anual - loa
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Convênios.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
TEMA : NOTA FISCAL TOMADOR DE SERVIÇO PALESTRANTES: ARTUR MATTOS
Ministério da Cultura P R E S T A Ç Ã O D E C O N T A S O R I E N T A Ç Õ E S G E R A I S Francisco Alves de Carvalho Secretaria Executiva Diretoria de.
MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS. A prestação de contas deverá estar encadernada e paginada, identificando na capa o nome e número do projeto,
Créditos Adicionais.
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Santa Catarina - SECEX/SC.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

Rita de Cássia T. S. Ribeiro Prestação de Contas de Convênios da RBMLQ-I Rita de Cássia T. S. Ribeiro Chefe do Serviço de Contabilidade do Inmetro

INMETRO  Lei 5966/73 e Lei 9933/99  Autarquia do Governo Federal  Vinculado ao MDIC Agência Executiva Contrato de gestão Premiação Ouro (PQGF-2000) Única Autarquia

Estrutura descentralizada RBMLQ-I O Inmetro realiza fiscalização metrológica em todo Brasil, mediante celebração de convênios com as Secretarias Estaduais e Municipais.

Legislação sobre Convênios: IN STN 01/97 Decreto 6.170/07 Portaria Interministerial nº 127/2008

Definição: Convênio é o instrumento utilizado na descentralização da execução de programa projeto ou evento com duração certa, consistindo no compromisso firmado por um órgão ou entidade da Administração Pública Federal de repassar determinado montante de recursos a uma instituição de qualquer esfera de governo ( federal, estadual, municipal e do Distrito Federal) ou a uma organização particular, que se compromete a realizar as ações constantes nas cláusulas conveniadas em consonância com o respectivo plano de trabalho e, posteriormente, prestar contas da aplicação de tais recursos. (IN N° 01/07 – MF/STN)

Prestação de Contas Objetivo: Visa demonstrar a utilização dos recursos transferidos e se estes foram devidamente aplicados na execução do objeto do convênio ou não.

Peças que compõem a Prestação de Contas a serem enviadas par o INMETRO: I – Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa ( Balancete Financeiro e Orçamentário); II – Relação das Despesas efetuadas no período; III – Extrato bancário da conta convênio; IV – Conciliação bancária.

Vedações: I – realizar despesas a título de taxa de Administração, de gerência ou similar; II – pagar, a qualquer título, servidor ou empregado público; III – utilizar recursos para finalidade diversa da estabelecida no instrumento;

Vedações: IV – realizar despesa em data anterior à vigência do Instrumento; V – efetuar pagamentos em data posterior à vigência do instrumento, salvo se expressamente autorizada pela autoridade competente do concedente ou contratante e desde que o fato gerador da despesa tenha ocorrido durante a vigência do instrumento pactuado;

Vedações: VI – realizar despesas com taxas bancárias, multas, juros ou correção monetária, inclusive referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos; VII – realizar despesas com publicidade, salvo a de caráter educativo, informativo ou de orientação social, da qual não constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal e desde que previstas no plano de trabalho.

Prestações de Contas da RBMLQ-I Inadimplentes: 3 órgãos deixaram de prestar contas desde agosto de 2008. Atrasos: 3 órgãos apresentaram as contas com 2 a 5 meses de atraso. 3 3 18

Tomada de Contas Especial Processo que objetiva apurar a responsabilidade daquele que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao erário.

Motivos para Instauração da TCE I – Prestação de contas do convênio não apresentada no prazo fixado; II – Não aprovação da prestação de contas do convênio em decorrência de: a) Inexecução total ou parcial do objeto pactuado; b) Desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos; c) Impugnação de despesas, se realizadas em desacordo com as disposições do termo celebrado ou da legislação vigente;

Motivos para Instauração da TCE d) Não utilização, total ou parcial, da contrapartida pactuada, na hipótese de não haver sido recolhida caso não tenha sido utilizada na totalidade durante a execução do convênio; e) Não utilização, total ou parcial, dos rendimentos da aplicação financeira no objeto do convênio, ou quando não recolhidos caso não tenha sido utilizados na totalidade durante a execução do convênio;

Motivos para Instauração da TCE f) Não aplicação dos recursos do convênio em conta bancária específica do convênio ou não devolução de rendimentos de aplicações financeiras, no caso de sua não utilização; g) Não devolução de saldos financeiros remanescen- tes, inclusive de receitas de aplicações financeiras; e h) Ausência de documentos exigidos na prestação de contas que comprometa o julgamento da boa e regular aplicação dos recursos.

Rita de Cássia T. S. Ribeiro Obrigada pela atenção Rita de Cássia T. S. Ribeiro rcribeiro@inmetro.gov.br