Plano de Carreira: Desafios Gerenciais da Implanta ç ão de uma Carreira Profissional do Magist é rio no Brasil Mariza Abreu Consultora Legislativa Fortaleza,

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Transcrição da apresentação:

Plano de Carreira: Desafios Gerenciais da Implanta ç ão de uma Carreira Profissional do Magist é rio no Brasil Mariza Abreu Consultora Legislativa Fortaleza, agosto 2010

Educação e desenvolvimento Educação básica de qualidade para todos como condição para melhoria da qualidade de vida consolidação da democracia crescimento da produtividade e competitividade internacional

Gasto P ú blico em Educa ç ão (GPEdu) e Carga Tribut á ria Bruta (CTB) no Brasil Obs: Em 2008, 4,7% do PIB com educação e 4,0% do PIB com educação básica.

Concepção geral Poder público Governo Cidadão Servidores contribuinte públicos

Elaboração ou adequação dos planos de carreira do magistério Objetivos Concepções e conceitos Recursos financeiros  A questão da abrangência: magistério (docência e funções de suporte pedagógico) e servidores de escola da área técnico- administrativa e de serviços

Por que nova carreira para o magistério? Principal objetivo: melhorar a qualidade da educação Educação de qualidade:  alunos permanecem na escola, passam de ano e aprendem  bons professores Para isso, é preciso melhorar:  formação inicial e continuada  salários  carreira  condições de trabalho dos professores

Princípios para a nova carreira Geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Específicos: 1. Melhoria da seleção dos professores 2. Valorização da formação continuada 3. Valorização do desempenho profissional 4. Melhoria dos salários iniciais 5. Melhoria dos salários em geral 6. Redimensionamento das gratificações, quando couber, como instrumento de gestão de pessoal 7. Sustentabilidade das despesas com previdência

Do que trata a carreira? Ingresso  concurso  estágio probatório  salário inicial Progressão  posições e fatores de evolução na carreira  aumentos nos salários Jornada  duração e composição Vantagens  se for o caso, gratificações e adicionais Direitos  férias e licenças

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Articulação entre carreira e avaliação docente Dimensões da avaliação docente Conhecimentos  saberes diversificados e espec í ficos necess á rios ao exerc í cio profissional Desempenho  prepara ç ão das aulas, atua ç ão em sala de aula, relacionamento com os alunos, participa ç ão em reuniões etc Resultados do trabalho docente  aprova ç ão e aprendizagem dos alunos

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivo específico: Melhoria da seleção dos professores “ 1=S ó os melhores ensinam – Poucos fatores influenciam tanto a qualidade do ensino em um pa í s quanto o n í vel de seus professores – da í a relevância de recrutar os mais talentosos. Foi com esse objetivo que pa í ses como Cor é ia do Sul e Finlândia criaram sele ç ões tão rigorosas quanto as de uma grande empresa. ” Educa ç ão = 7 medidas testadas e aprovadas, Mona Mourshed, da consultoria McKinsey

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivo específico: Melhoria da seleção dos professores Qualificar os concursos públicos Concursos tradicionais  somente avaliação de conhecimentos (ainda pode ser insuficiente) Novos concursos  avaliação de conhecimentos e avaliação de desempenho  articulação com o currículo (a proposta das áreas de conhecimento) Experiências em curso  CE e SP

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivo específico: Melhoria da seleção dos professores “ 2=Para cada estudante de pedagogia, um tutor – Em pa í ses de bom ensino, ningu é m se forma sem antes fazer o b á sico: entrar numa sala de aula na fun ç ão de professor. Não se trata de um est á gio comum. Os universit á rios são acompanhados por esp é cies de tutores, professores experientes cujo papel é orientar os novatos do momento em que se sentam para planejar uma aula at é quando corrigem a li ç ão. ” Educa ç ão = 7 medidas testadas e aprovadas, Mona Mourshed, da consultoria McKinsey

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivo específico: Melhoria da seleção dos professores Qualificar o estágio probatório Processos tradicionais  avaliação de desempenho insuficiente, realizada por pares Propostas  avaliação realizada por instituições externas (Decreto do PDE/MEC), residência docente etc. Necessidade de articular com oportunidades de formação continuada Experiências em curso  GO

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional Questão anterior  valorização da formação inicial  “níveis” na carreira segundo a habilitação ou titulação Níveis na carreira com base na Lei 5.692/71  pelo menos cinco níveis Níveis na carreira com base na Lei 9.394/96  médio/normal e superior/graduação plena A “pós-graduação”  formação inicial para funções de suporte à docência (art. 64) para progressão nos “níveis” e formação continuada para promoção nas “classes”

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional LDB  progressão funcional baseada na titulação e avaliação de desempenho Resolução 3/97  progressão por dedicação exclusiva ao cargo, desempenho, qualificação, tempo de serviço e avaliação de conhecimentos Resolução 2/09  progressão por titulação, experiência, desempenho, atualização e aperfeiçoamento profissional

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional Em geral, hoje progressão com predominância do tempo de serviço Ou formação continuada desarticulada da melhoria da aprendizagem dos alunos Ou, ainda, avaliação de desempenho profissional com base em fatores também com pouca articulação com a melhoria dos resultados educacionais Ou, em experiências como a do Chile, com complexos sistemas de avaliação de desempenho (observação em sala de aula, apresentação de trabalhos escritos, autoavaliação etc.) com relação custo-benefício sujeita a questionamento

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional Possibilidades: Avaliação individual de conhecimentos para progressão na carreira em caráter permanente  provas e comprovantes de cursos ou atividades de formação continuada com aproveitamento  provas “inteligentes” (dificuldade: o que é “bom professor”?)  estudos nos EUA  "Construindo um professor melhor"  experiências do Chile e SP

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional Possibilidades: Avaliação coletiva dos resultados educacionais para pagamento de remuneração variável ou 14º salário  aprovação e aprendizagem dos alunos por escola: IDEB ou outro indicador  possibilidade de considerar outros fatores como indicadores de gestão, satisfação dos pais etc.  necessidade de considerar fatores externos e internos à escola que influenciam na aprendizagem (experiência de NY)  experiências: SP, MG, AM, PE, Foz do Iguaçu, PL 319/08

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: Valorização da formação continuada e do desempenho profissional Possibilidades: Avaliação individual de desempenho profissional  Instrumentos: observação sala de aula, análise material didático utilizado pelo professor etc  Realizada pela equipe diretiva da escola ou instituição externa  Finalidade: progressão na carreira (Chile e MG) ou aprimoramento profissional sem consequências diretas funcionais e/ou salariais  Importância de articulação da avaliação de desempenho com oportunidades de formação continuada

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: melhoria dos salários iniciais e melhoria dos salários em geral Vencimento inicial e dispersão salarial CNTE  “De pouco vale um plano com vencimento inicial irrisório e com grande dispersão entre os níveis e as classes.” Planos de carreira com base na Lei 5.692/71  grande diferença entre nível médio e superior Resolução 3/97  até 50% entre nível médio e superior Resolução 2/09  não dispõe sobre essa diferença CNTE  no mínimo 50% entre nível médio e superior

Finlândia e OCDE: salário inicial X dispersão salarial para recrutamento de bons professores

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Objetivos específicos: redimensionamento das gratificações, quando couber, como instrumento de gestão de pessoal e sustentabilidade das despesas com previdência Fundamentos, fatores geradores e importância das gratificações na carreira do magistério Utilizações incorretas de gratificações na carreira do magistério Condições de percepção e de incorporação dos valores das gratificações aos proventos da aposentadoria

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais Jornada de trabalho docente Lei 9.394/96 (LDB)  período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho Resolução 3/97  jornada de até 40 horas semanais com 20 a 25% de horas-atividades Lei /01 (PNE)  jornada de trabalho com 20 a 25% de horas-atividades Lei /08  no máximo 2/3 de carga horária de interação com os alunos (vigência suspensão pelo STF) Resolução 2/09  jornada preferencial de no máximo de 40 horas com ampliação paulatina das horas-atividade, assegurando no mínimo o já destinado CNTE  defende 1/3 de horas-atividade mas admite o cumprimento da Lei do PNE diante da medida cautelar do STF

Passagem da atual para a nova carreira Princípios a serem preservados a cada servidor público irredutibilidade de vencimentos garantia de direitos adquiridos

Objetivo geral: Valorização profissional do magistério articulada com melhoria dos resultados educacionais “ 3=Tornar atraente a carreira de professor – A jun ç ão de duas medidas se revelou eficaz em uma dezena de pa í ses. Uma delas diz respeito ao sal á rio inicial dos professores: quando o valor foi igualado ao de outras carreiras, houve um substancial aumento na procura por faculdades de educa ç ão.(...) Isso, no entanto, não é o bastante. Os mais brilhantes s ó passaram a procurar maci ç amente a carreira de professor depois que esses pa í ses implantaram sistemas meritocr á ticos, nos quais os melhores ganham mais dinheiro e responsabilidade (...) ” Educa ç ão = 7 medidas testadas e aprovadas, Mona Mourshed, da consultoria McKinsey