G5 - Métricas Renato Breno R. Maia Adolfo Amador Borges

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Transcrição da apresentação:

G5 - Métricas Renato Breno R. Maia Adolfo Amador Borges Andrea Aparecida Camila Diniz Correa Lima Fernanda Braga Esteves Jociely Nicésio Silva Renato Breno R. Maia Sandra Cândido Monteiro Wagner dos Santos Junior

Introdução Conceber um Site não é só se preocupar com a sua aparência, sua tecnologia,usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação, mas também planejá-lo para que se tenha facilidade de medir o que é necessário para mudar o que tem de ser mudado.

Introdução Uma das classes de características Métricas é de projeto ou de produto que podem ser monitorados. O objetivo principal para definição de métricas para Internet é prover uma base para a avaliação do desempenho de diferentes componentes de redes.

Aplicações Auxiliar na detecção e resolução de problemas; Permitir o planejamento e previsões de crescimento das redes; Promover incentivos para que os provedores de serviços de Internet possam assim fazer comparações entre diferentes provedores; Possibilitar que os pesquisadores tenham um melhor entendimento do comportamento da Internet e acompanhar a sua evolução.

Conceitos As métricas tem como objetivo fornecer informações necessárias visando a melhoria do conteúdo do site, otimizando campanhas e aumentando o retorno sobre o investimento. Métricas web são o uso de parâmetros que podemos usar para definir número e freqüência de visitação, aceitação do público, problemas de navegabilidade e até mesmo definir preços para ações publicitárias em páginas

O que medir? - Exemplos Page Views (ou páginas vistas): É o número de vezes que uma página é vista. Ex.: Um usuário acessa um site (digamos que pela sua capa), clica numa matéria e depois em outra. Antes de sair, o usuário volta para a capa do site. Ele visualizou 3 páginas diferentes, porém ele “imprimiu” 4 páginas, gerando assim 4 page views.

O que medir? - Exemplos Visits (ou visitas): É a interação de um usuário com um site, que resulta na visualização de um ou mais page views em um determinado período de tempo. Normalmente esse período de tempo é de 30 minutos (padrão utilizado pelas ferramentas de analytics). Os usuários que saírem do site e retornarem em 30 minutos serão considerados parte da sessão original, da mesma visita. Ex.: Usuário inicia uma visita, minimiza e após 40 minutos retorna. Registra-se mais uma visita, logo 4 page views.

O que medir? - Exemplos Bounce Rate (ou taxa de rejeição): É a porcentagem de visitas a uma única página, ou seja, a porcentagem de visitas que saíram do site na página de entrada. Average time on site (ou tempo médio no site): É o tempo que um visitante permanece no site. Essa métrica não se aplica a páginas de saída do site.

Mais do que apenas Page Views Mais do que medir Page views ou alguns dados de acesso, mais importante em termos de negócios é saber o que estes acessos rendem a empresa em termos de negócios. 100 Page Views podem não representar nenhum retorno ao site, já 1 Page View pode alavancar uma empresa decadente.

Mais do que apenas Page Views Divisão de Testes A divisão de testes envolve a criação de diferentes versões do seu site para medir como as mudanças afetam o comportamento do usuário. Suas alterações podem ser tão pequenas como um aviso ou tão grandes quanto uma mudança completa no design. Com esses dados em mãos, você pode fazer alterações em seu site para melhorar suas taxas de conversão. Quais empresas fazem isso? O Google Website Optimizer é uma solução de testes A/B gratuita a que torna possível a mudança de layouts e determinar segmentos expostos a cada versão, ajudando a determinar melhor a combinação dessas mudanças.

Mais do que apenas Page Views Análise de Conversão A análise é uma forma de medir as taxas de conversão em várias etapas da aquisição do usuário. Por exemplo, você pode medir quantos visitantes vão da página principal para a página de preços, e quantos deles continuam até se cadastrarem. Este é um conceito extremamente importante para você, e pode ser aplicado em muitos aspectos de seu aplicativo. Que empresas fazem isso? O Mixpanel é um serviço freemium que fornece análise e segmentação. O Google Analytics tem um recurso chamado Funnel Visualization que fornece monitoramento básico baseado nos pageviews. A KISSmetrics é uma nova empresa com um produto de análise em beta fechado.

Mais do que apenas Page Views Rastreamento de Cliques O rastreamento de cliques é uma ótima maneira de medir a eficácia de seu site. Cada clique que um visitante faz é gravado para que você saiba quais links e botões estão recebendo mais atenção. Há uma série de maneiras de reportar esses dados, mas a maneira mais popular é a sobreposição de uma imagem de seu site com um heatmap de todos os cliques. Se seus visitantes não estão correspondendo como você esperava, você pode tentar mudar a página e continuar testando. Quais produtos fazem isso? O ClickTale é um serviço freemium que pode gerar heatmaps e filmes das sessões de visitantes únicos. O CrazyEgg é um serviço pago que pode gerar alguns relatórios diferentes para as atividades de seus visitantes, incluindo heatmaps.

Mais do que apenas Page Views Monitoramento de Eventos O monitoramento de eventos é uma forma de medir exatamente o que os visitantes estão fazendo em seu site. Alguns exemplos de eventos são: envio de convites, vídeos assistidos e cadastros de usuários. A importância desta funcionalidade tende a crescer, principalmente com a interatividade da web de hoje em dia. Quais empresas fazem isso? O Kontagent é um serviço freemium focado em aplicativos do Facebook. Ele rastreia eventos específicos do Facebook, como convites e notificações entre outras coisas. O Google Analytics recentemente adicionou um rastreador básico de eventos para complementar seus serviços baseados em pageviews.

Métricas Tradicionais x Métricas Sociais Até então podemos dizer que usamos apenas as métricas tradicionais, ou seja: A interação do usuário com uma interface, um website – Visualização de Páginas, tempo em páginas, taxa de rejeição, etc... E em relação às mídias e redes sociais, temos como realizar mensurações?

Métricas Sociais Com o crescimento das mídias sociais a web possibilitou que a conversa entre amigos sobre determinada marca ganhasse uma dimensão nunca vista. A boa noticia é que podemos sim medir e entender melhor a relação das marcas com os clientes.

Métricas Sociais A coleta de informações é dividida em duas grandes áreas: 1 – Interna : Dentro do site. 2 – Externa: Necessita de outras ferramentas e pesquisas

Coleta Interna Visibilidade: Análise de alcance para a análise tradicional do site . Para esta fase pode-se trabalhar com métricas como: - Visitantes novos x visitantes que retornam; - Fontes de tráfego ; - Visitante único, páginas vistas e tempo de permanência x taxa de rejeição; - Palavras chave;

Coleta Interna Influência: esta é a análise da área de influência de suas ideias. - Geografia, idiomas - Os visitantes são do país,estado e cidade que interresam ao cliente? - Conexões, perfis, membros - estas métricas mostram quantas pessoas estão nos seguindo e os perfis deles em nossas redes de relacionamento

Coleta Interna Engajamento: análise de interação dos visitantes serve para entender o que eles procuram e como você pode atendê-los melhor. - Tom das opiniões que são feitas nos comentários; - Recência, frequência, profundidade das visitas; - Conteúdo, buscas internas ; - Feedback .

Coleta Externa Serviços disponíveis de acompanhamento que provêm informações quantitativas e qualitativas da exposição de sua empresa, além de identificar temas e tópicos, oportunidades, formadores de opinião e mostrar o mapa completo de sua marca nas mídias sociais Buzz Map Post X Ibope – Redes Sociais Ferramentas gratuitas: Who is Talking Search Twitter Social Media Metrics Plugin for Google Analytics

Métricas Sociais Logo, enquanto nas métricas tradicionais medimos interação “pessoa máquina” nas Métricas Sociais a intenção é: Medir a interação de pessoas com outras pessoas (Amigos, Interesses (Comunidades), o que pensam (Fóruns e tópicos).

Ferramentas – Prós e Contras

Dicas para análise de métricas Horário de acesso: Através desta análise é possível perceber quais os horários a serem mais trabalhados, seja para alcançar mais visibilidade nos horários de pico ou alavancar visitações em um horário ocioso, como é o caso da Gol Linhas Aéreas que realiza campanhas à noite ou fins de semana para aumentar o acesso a seu site nos momentos em que geralmente poucas pessoas estão na web.

Dicas para análise de métricas Período (mês, semana): Permite à empresa enxergar quando seus serviços ou produtos são mais procurados e em função disso, traçar suas estratégias.

Dicas para análise de métricas Tempo de visitação: Varia de acordo com a área de atuação e o conteúdo do site. Considerar todos os visitantes, independente do tempo; ou eliminar este dado quando o usuário passa apenas poucos segundos pelo site.

Dicas para análise de métricas Em caso de tempos de visitas muito curtos, cabe avaliar se o site não está sendo encontrado por buscas equivocadas. Muito pouco tempo no site pode indicar que o site não está atendendo às expectativas, que não está sendo encontrado por quem deveria, que não é atrativo, que não está estimulando a navegação, etc. Por outro lado, em sites de serviço, como previsão do tempo, um tempo curto de visitação pode indicar que o usuário realizou rapidamente a tarefa proposta.

Dicas para análise de métricas Páginas mais acessadas: Em um site de conteúdo a análise pode mostrar onde investir esforços. Já em um site de produtos, pode indicar onde criar promoções. Viabiliza criar estratégias especificas a uma determinada área mais acessada.

Dicas para análise de métricas As dicas para análise das métricas podem ser utilizadas pelos mais diversos tamanhos de empresa, mas com a clássica ressalva: cada caso é um caso, cada um possui suas peculiaridades. A análise de dados do site permite à organização escolher o caminho mais adequado para a evolução da interface entre ela e seus públicos.

Alguns cases de Sucesso Firula’s CaféSite: www.firulascafe.com.br Twitter: @firulascafe O Firula’s Café foi a primeira empresa de Campo Grande/MS a investir 100% no ambiente virtual. Em parceria com a 80.20 Marketeria Digital eles conquistaram a simpatia dos internautas locais, não apenas com a comunicação direcionada mas associada também com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela cafeteria. O fato mais marcante da empresa na Internet foi a promoção do #FirulasFriday, onde os seguidores do perfil do twitter divulgavam entre si e combinavam de se encontrar toda sexta-feira no Café. O evento tomou uma proporção tão grande que foi necessário reduzir a sua divulgação pois o local não comportava mais tantas pessoas. O evento chegou até mesmo a ser citado pelo apresentador @MarceloTas em sua palestra em Campo Grande/MS. Para um Café local conquistar mais de 2.000 visitas em seu site por mês, possuir mais de 950 seguidores no twitter que já passaram pelo empreendimento e da própria cidade. A empresa conta principalmente com os seguintes serviços mensais desde maio de 2009: - Criação e produção de conteúdo para o site - Produção de E-mail Marketing e envio detalhado - Monitoramento da marca e da concorrência na Internet - Presença com interação e conteúdo nas Redes Sociais: Twitter, Orkut e Facebook - Divulgação publicitária, Campanhas e Promoções virtuais - Assessoria de Imprensa Digital - Clipping e Relatórios Fonte: 8020 Mkt

Alguns cases de Sucesso Universidade Católica Dom Bosco – Campanha do Vestibular 2010 Site: www.ucdb.br Twitter: @vestibularucdb A UCDB foi a primeira Instituição de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul a direcionar a sua campanha com forças voltadas para as Redes Sociais. Em todo o seu material de divulgação tradicional convidava os vestibulandos a acompanhar a universidade pela Internet. Utilizou ferramentas de mídias sociais poderosas como YouTube e Flickr para publicar os materiais visuais. Foram produzidos conteúdos com dicas, informações sobre a instituição e tirando dúvidas sobre o processo seletivo. A campanha ganhou visibilidade pelo público jovem ao fazer divulgação na rede social Orkut, utilizando banner publicitário. Com essa ação gerou mais de 1 milhão e meio de visualizações e 3.000 cliques em 5 dias, apenas em Mato Grosso do Sul. Somente o site do processo seletivo adquiriu mais de 20 mil visitas em um mês de campanha. A empresa contou principalmente com os seguintes serviços: - Criação e produção de conteúdo para o site e SEO/SEM - Produção de E-mail Marketing e envio detalhado - Presença com interação e conteúdo nas Redes Sociais: Twitter e Orkut - Monitoramento da marca e da concorrência na Internet - Divulgação publicitária, Campanhas virtuais - Google Adwords e Anúncios no Orkut - Clipping e Relatórios Fonte: 8020 Mkt

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