Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

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Aula 6: Custos da má qualidade
Transcrição da apresentação:

Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle CUSTOS DA MÁ QUALIDADE Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle

CMQ Custo da má qualidade é o resultado proveniente do fato de uma organização não produzir corretamente desde a primeira vez (JURAN,1979).

CMQ Perde-se duas vezes : perde-se por produzir um produto que será rejeitado ou desclassificado, perde-se a oportunidade de produzi-se peças boas

VANTAGENS DA AVALIAÇÃO DOS CMQ - Mostrar à direção da empresa a qualidade expressa em termos de dinheiro. - Conscientizar os operários que as falhas cometidas significam somas de dinheiro. - Otimizar as ações corretivas, - Serve como indicadores de qualidade. CORAL e SELLIG (199 )complementam que os custos da qualidade permitem uma análise detalhada e ágil da produtividade empresarial,

CLASSIFICAÇÃO DOS CMQ Custos Indiretos Custos Diretos Custos controláveis Custos de prevenção Custos de detecção Custos das falhas Custos das falhas internas Custos das falhas externas

CUSTOS INDIRETOS - Custos suportados pelo cliente: existem quando o produto não responde às expectativas do cliente ; - Custos devido ao descontentamento do cliente ; - Custos conseqüentes da perda de renome da empresa.

CUSTOS DIRETOS

Custos de prevenção EXEMPLOS - coleta e registro de dados ; - desenvolvimento do plano de controle do processo de qualidade - treinamento concernente à qualidade ; - treinamento das tarefas a realizar ; - realização de pesquisas sobre os fornecedores ; - aplicação do processo de melhorias ; - condução da pesquisa sobre a concepção do estudo ; - demais alternativas tomadas para impedir o retorno do problema.

Custos de detecção - dos controles de garantia de qualidade sobre o processo de fabricação e garantias internas; - das auditorias internas e externas ; - da inspeção e ensaios da matéria-prima, de produtos e dos serviços ; - da manutenção e padronização dos equipamentos de teste e inspeção ; - da revisão dos projetos executados ; - da revisão dos dados dos testes de das inspeções ; - do controle de documentos ; - das folhas de correção ; - do tratamento dos dados e seu relatório ; - do controle das folhas de pagamento; - dos ensaios em serviço ; - da avaliação de certificação.

Custos da falhas internas - rejeitos e retoques durante a produção ; - panes e reparações ; - modificações técnicas ; - custos resultantes da existência de estoques suplementares para suprir as peças potencialmente defeituosas ou lotes rejeitados ; - nova inspeção e novos testes para detectar se ainda existem defeituosos ; - desclassificação (venda a um preço mais baixo).

Custos da falhas externas rejeição pelo cliente dos produtos ou serviços ; - o tratamento das reclamações ; - a gestão da garantia ; - o treinamento do pessoal encarregado das reparações ; - os estoques de peças necessárias às reparações ; - o tratamento do material que retornou do cliente, bem como a sua reparação.

Relação entre os custos da qualidade