Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
METODOLOGIA LEGISLATIVA
LEGÍSTICA FORMAL Marta Tavares de Almeida Abril 2008.
QUALIDADE da LEGISLAÇÃO
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Marta Tavares de Almeida
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
CESED - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Políticas Públicas.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
Avaliação de desempenho dos docentes
      PRINCÍPIOS GERAIS DA GESTÃO DA PREVENÇÃO Módulo II 
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
IST- MeGT Políticas de Ciência,Tecnologia e Inovação Avaliação dos Laboratórios do Estado (Ministério da Ciência e da Tecnologia XIII Governo Constitucional)
Práticas Investigativas
FÓRUM DA REDE GOIÁS Avaliação, instrumento estratégico no ciclo de gestão do PPA , Avançar Mais Dra. Maria das Graças Rua.
1 Qualidade do EIA - qualidade dos restantes documentos do processo de AIA.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Metodologia adoptada Etapas Tema Objectivos Produto final Projecto intermédio.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Sistemas de Informação
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Unidade II Teoria da pesquisa e pesquisa de marketing.
VII CONFERÊNCIA ANUAL DA RELOP
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
Avaliação de projectos sociais de intervenção
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
O Projecto de Investigacao Conjunta sobre a Boa Governação Financeira : Antecedentes, Objectivos, Metodologia e Progressos até à data Conferência de Partes.
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
Novo Regime de Contratação Pública: A Gestão do Ciclo da Contratação Pública Lisboa, Junho de 2008.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
Conteúdo programático
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Avaliação de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
SIADAP – Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho da Administração Pública Caroline Silva.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Gestão do conhecimento e KCS Introdução Estes slides são uma sugestão de conteúdo a ser apresentado como evento de sensibilização inicial e introdução.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 4 Norma EN ISO 14001:2004 Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Gabinete do Antigo Aluno UPORTO GAA-UP 27 de Outubro de 2008.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.
Política de Responsabilidade Socioambiental no SFN Resolução n o 4.327, de 25 de abril de 2014 Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Denor Banco.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA

OBJECTIVOS POLÍTICOS - Actualização dos regimes regula- mentares - Melhoria da flexibilidade dos regimes regulamentares - Outras formas de regulação social - Produção de regulamentação de qualidade - mais eficaz e menos onerosa - Melhoria do procedimento de regulamentação: - planificação legislativa - consultas públicas - avaliação legislativa - Redução da regulamentação - Simplificação dos procedimentos Modelo proposto pela OCDE GESTÃO da REGULAMENTAÇAO REFORMA da REGULAMENTAÇÃO DESREGULAMENTAÇÃO ORIENTAÇÕES - Orientada para um sistema - Orientação dos resultados em relação a objectivos políticos - Orientada para novas regulamentações - Centrada na qualidade da regulamentação - Orientada para as regulamentações existentes - Centrada em deci- sões prévias

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA

INICIATIVA LEGISLATIVA CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO MODELO ANALÍTICO DO PROCEDIMENTO LEGISLATIVO* IMPULSO LEGISLATIVO análise do problema definição das medidas a adoptar avaliação dos efeitos (ex-ante) adopção da legislação execução da legislação definição dos objectivos avaliação dos efeitos (ex-post) * Adaptado do modelo proposto pelo Prof. Luzius Mader

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO “... conjunto de análises respeitantes aos efeitos previsíveis ou produzidos por uma legislação, baseado no emprego de métodos científicos” Luzius Mader AVALIAÇÃO LEGISLATIVA

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO EMPREGO DE MÉTODO CIENTÍFICO PROCEDIMENTO SISTEMÁTICO PROCEDIMENTO QUE TORNE ACESSÍVEIS E VERIFICÁVEIS OS DADOS PROCEDIMENTO OBJECTIVO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA TIPOS DE AVALIAÇÃO ex ante – análise dos efeitos previsíveis da lei (análise de impacte) ex post – análise dos efeitos reais da lei

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Eficácia – relação entre o objectivo do legislador e o resultado final Eficiência – análise de custo-benefício Efectividade – relação da lei com os seus destinatários

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - Análise custo - benefício  Avaliação ex ante - Simulação laboratorial - Legislação experimental - Pesquisa documental – documentos oficiais,  Avaliação ex post relatórios, legislação - Recolha de dados – entrevistas,questionários

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA PRINCIPAIS DIFICULDADES - Limites Relativos à Natureza da Legislação. objectivos não são expressos de forma clara. legislação muito complexa - Limites Relativos ao Método. dificuldades na obtenção de dados/elementos. dificuldades na identificação dos efeitos das disposições legais - Limites de Ordem Prática. dificuldades na constituição de equipas multidisciplinares. dificuldades na afectação de recursos materiais - Limites de Ordem Institucional. falta de vontade dos decisores quanto à adopção da avaliação legislativa

CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA RECOMENDAÇÕES Seleccionar os estudos de avaliação legislativa a realizar - projectos com maior impacto político e/ou social Criar um organismo dinamizador dos estudos de avaliação legislativa - a funcionar em articulação com os serviços responsáveis pela preparação dos diplomas Constituir equipas multidisciplinares – juristas, economistas, sociólogos. Divulgar os estudos de avaliação