ESTOCAGEM Processos e Serviços de Estoques

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Transcrição da apresentação:

ESTOCAGEM Processos e Serviços de Estoques Curso Técnico em Logística – Módulo II Prof. Esp. Luís Teodoro Peixoto

CONTEÚDO Vantagens de constituir estoques; Custos de Estoques: fixos e variáveis; Classificação dos estoques; Critérios de avaliação de estoques: UEPS, PEPS, etc; Gestão de estoque; Objetivos da gestão de estoques; Controle operacionais: Controles Contábeis VS Controles Gerenciais

Aulas 1 e 2 Tipos de Estoques Vantagens e Desvantagens de Estoques Demandas Níveis de Serviços Estudos de Caso

O AMBIENTE COMPLEXO ORGANIZACIONAL Clientes Concorrência Economia Governo

OS CLIENTES Preço Justo Qualidade Lead time Serviços de pré e pós vendas Flexibilidade em tipos e volumes de produtos

ESTOQUES Estoques gerenciados como itens isolados localizados em pontos exclusivos de armazenamento Estoques controlados com gerenciamento agregado, que permitem o controle total dos investimentos em estoques Estoques gerenciados entre os múltiplos pontos e elos ao longo da Supply Chain

RAZÕES A FAVOR DOS ESTOQUES Melhorar o serviço ao cliente As empresas nem sempre estão prontas para reagir à solicitação dos clientes em matéria de produtos ou serviços. Porém, a disponibilidade mantém e/ou aumenta o nível de vendas. Reduzir os custos Através do desacoplamento entre produção e demanda Economia de escalas (descontos, condições, etc.) Garantia de preço (variável econômica) Inconsistência de prazos (nível de serviço) Choques não planejados

RAZÕES CONTRA OS ESTOQUES Desperdício com capital parado e seu custo de oportunidade Armazenam valor, mas não contribuem com nenhum valor direto Desvio de atenção dos problemas com qualidade Atitude de isolamento na Supply Chain Management

ESTOQUES NA SUPPLY CHAIN

TIPOS DE ESTOQUES Estoques de Matérias Primas: São todos os itens utilizados no processo de transformação do produto final. Podem ser: Material Direto: Agregam valor ao produto, ou seja, saem como produto final. Ex.: Pneus, copo de liquidificador Material Indireto: Não agregam valor e não saem como produto final. Ex.: óleo lubrificante de uma máquina, grafite de usinagem

TIPOS DE ESTOQUES Estoques de produtos em processo (WIP): São os itens que já entraram em processo, mas ainda não estão acabados. Ex.: Chassi montado de um automóvel

TIPOS DE ESTOQUES Estoques de produtos acabados: São os itens já prontos para entrega ao consumidor final. Ex.: automóvel pronto.

TIPOS DE ESTOQUES Estoques em trânsito ou estoques no canal: São matérias primas ou produtos semi-acabados ou acabados que seguem de um agente do canal ou de uma unidade fabril a outra, ou aos estoques e armazéns, mas ainda não chegaram ao destino final. Ex.: Remessa de peças de um fornecedor à uma indústria.

TIPOS DE ESTOQUES Estoques em consignação: São os materiais que continuam sendo do fornecedor, até que sejam vendidos. Ex.: bebidas para eventos.

TIPOS DE ESTOQUES - NATUREZA Estoques especulativos ou hedge: São estoques mantidos para especulação de grandes ganhos futuros, seja com alta de preços, seja com sazonalidades, seja com previsões financeiras. Ex.: Commodities, metais preciosos, material de construção, etc. Estoques regulares ou cíclicos: São estoques de manutenção entre os reabastecimentos.

TIPOS DE ESTOQUES - NATUREZA Estoques de segurança: São estoques necessários para a proteção contra variabilidades na demanda. Estoques virtuais: São estoques que constam nos sistemas, porém não estão alocados fisicamente em um armazém. Ex.: Livros vendidos pela internet Estoques obsoleto, morto ou evaporado: São estoques deteriorados, ultrapassados, perdidos ou roubados.

TIPOS DE ESTOQUES - ANÁLISE PRÁTICA Em virtude do excesso de chuvas, boa parte das lavouras de milho do RS foram destruídas. Isso vai fazer com que o preço do milho aumente. Que tipo de estoque, de forma geral, poderia garantir o suprimento às demandas do RS? Houve, no país um surto epidêmico de varicela. Frente ao aumento considerável da procura por vacinas, o fabricante das mesmas conseguiu suprir em 80% a demanda, o que é considerável um número razoável. Que tipo de estoque o fabricante possuía? Qual o tipo de estoque da Netshoes? Especulação e Segurança

DEMANDA Perpétua ou regular: Produtos com demandas constantes Sazonal: Depende da época. Aumenta ou diminui. Irregular: Enfrentam períodos de demanda escassa, seguido de grandes picos. Terminal: A demanda se esgota em algum momento.

DEMANDA – ANÁLISE PRÁTICA Indústria de peças para Plataformas de Petróleo em Rio Grande. Fabricante de figurinhas da Copa do Mundo Fabricantes de Vinho Tinto Gaúcho s/exportação Padarias Fabricantes de garrafas de vinhos (embalagem)

NÍVEIS DE SERVIÇO AO CLIENTE É a probabilidade de atender ao pedido do cliente com um produto em estoque. 𝑵𝑺=𝟏 − 𝑵º 𝒅𝒆 𝒑𝒓𝒐𝒅𝒖𝒕𝒐𝒔 𝒇𝒂𝒍𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆𝒔 𝒆𝒎 𝒖𝒎 𝒑𝒆𝒓í𝒐𝒅𝒐 𝑫𝒆𝒎𝒂𝒏𝒅𝒂 𝒕𝒐𝒕𝒂𝒍 𝒆𝒎 𝒖𝒎 𝒑𝒆𝒓í𝒐𝒅𝒐

NÍVEIS DE SERVIÇO AO CLIENTE VENDAS DE VINHO TINTO CHILENO TORO LOCO JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ  10 8 12 25 47 112 147 80 61 33 6 553 Nº DE FALTAS NO ANO: 17 𝑵𝑺=𝟏 − 𝟏𝟕 𝟓𝟓𝟑 𝑵𝑺=𝟏−𝟎,𝟎𝟑 𝑵𝑺=𝟎,𝟗𝟕 OU 97%

NÍVEIS DE SERVIÇOS AO CLIENTE VINHO TINTO CHILENO TORO LOCO – 17 FALTAS JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ  10 8 12 25 47 112 147 80 61 33 6 553 ÁGUA VULCÂNICA EVIAN – 10 FALTAS 20 21 18 11 14 13 19 228 QUEIJO ROQUEFORT – 1 FALTA 4 3 5

CÁLCULO DO WAFR WAFR – Índice Médio Ponderado de Atendimento ao cliente É dado pela frequência de cada pedido, multiplicado pelos níveis combinados de serviço ao cliente. Refere-se a capacidade da empresa em entregar TODOS os produtos ou TODOS os serviços sempre.

CÁLCULO DO ÍNDICE MÉDIO PONDERADO DE ATENDIMENTO Níveis de serviços: Hamburguer: 99% Batata: 96% Refrigerante: 98%

CÁLCULO DO ÍNDICE MÉDIO PONDERADO DE ATENDIMENTO Combinação dos itens no pedido 1. Frequência dos pedidos 2. Nível de cada pedido 3. Valor marginal (1)x(2) Hamburguer 0,99 Batata 0,96 Refrigerante 0,98 Hamburguer + batata (0,99)(0,96) = 0,95 Hamburguer + refrigerante (0,99)(0,98) = 0,97 Batata + refrigerante (0,96)(0,98) = 0,94 Combo (0,99)(0,96)(0,98) = 0,93  WAFR =