Ana Luisa Godinho Ariolli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Código de Defesa do CONSUMIDOR
Advertisements

CÓDIGO DE DEFESA DO C0NSUMIDOR
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
“Uma Ferramenta Estratégica
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
Ações de Educação para o Consumo no Brasil
Alimentos: qualidade e modos de vida
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
Direito regulatório e economia
PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
E.E. PROFª NAIR PALÁCIO DE SOUZA
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
DIREITO DO CONSUMIDOR Curso Intensivo 1º E
“Entidades e organizações de assistência social”
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
A voz dos consumidores nas agências reguladoras Marilena Lazzarini assessora de Relações Institucionais coordenadora do projeto BID BR-M1035
Em 19 de fevereiro de 2014 o PROCON MG/ MPMG, deu inicio a uma campanha de combate à ausência de precificação de produtos e serviços. Com o slogan "Vitrine.
PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – PAA
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
CONTRATOS DE CONSUMO Direito do Consumidor.
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI FEDERAL 8078/90
Contratos e Código de Defesa do Consumidor
Responsabilidade do fornecedor de Software e Serviços
1- O QUE É CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR?
José Alberto Ribeiro Carvalho
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
POLÍTICA NACIONAL DE RELAÇÕES DE CONSUMO
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR PROF. WILIAM CARVALHO (NUNES, Rizzatto; p ; ; 150; ; 2008) (ALMEIDA, João Batista de; p ; 2008)
CLÁUSULAS ABUSIVAS Direito do Consumidor.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
DIREITO EMPRESARIAL DIREITO CONSUMIDOR LUCIANA TRINDADE.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Planos de Saúde e Abuso de Mensalidades
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 05. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
Proteção contratual no CDC
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Eduardo Hipólito do Rego
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE OS DIREITOS DO CONSUMIDOR
Qualidade e a ISO 9001.
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Atendimento ao cliente e o código de defesa do consumidor
Campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
53° PAINEL TELEBRASIL. SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA RES. ANATEL 272/01 Evandro Zuliani Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015.
Audiência Pública sobre redução e interrupção de trafego de dados Comissão de Defesa do Consumidor - CDC Brasília, 8 de abril de 2015 Amaury Oliva Diretor.
TUTELA CIVIL O Código determina direito básico do consumidor “a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e.
Consumidor Equiparado. art. 2º, parágrafo único, da lei nº 8078/90 O art. 2º, parágrafo único da lei nº 8078/90 equipara a consumidores a coletividade.
PL 338/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, indústria e Comércio
Lei Orçamentária Anual – 2016 Procon “ Consumidor orientado. Direito assegurado.” Prefeitura Municipal de Sinop.
Audiência Pública “Regulamentação da Atividade de Marketing Multinível no Brasil” Outubro de 2013.
Quem Somos? A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil: sem fins lucrativos apartidária independente de governos e.
Transcrição da apresentação:

Ana Luisa Godinho Ariolli Audiência Pública Dia Internacional do Consumidor Ana Luisa Godinho Ariolli Assasas Março / 2007

A PRO TESTE – Quem somos Entidade civil sem fins lucrativos, criada em 2001. Uma OSCIP, por decreto do Governo Federal (D.O.U. nº 237, de 5/12/03). Integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). A maior entidade de defesa do consumidor da AL, com cerca de 200 mil associados no país. Missão: a defesa do consumidor em sua acepção mais ampla.

Filiação a entidades internacionais EUROCONSUMERS CONSUMERS INTERNATIONAL ICRT - International Consumer Research and Testing

A IMPORTÂNCIA DO CDC Conceitos e Destaques Valorização do consumidor em sua dignidade humana; Fortalecimento do conceito de cidadania. Vulnerabilidade do consumidor. Respeito e transparência nas relações de consumo – Boa Fé; Novo dever de qualidade em produtos e serviços (garantia de adequação ao uso e de segurança para o consumidor. Conceito de produtos e serviços impróprios); Harmonização e compatibilização de interesses econômicos entre as partes; Responsabilidade objetiva do fornecedor e a solidariedade; Vedação a práticas e cláusulas abusivas; Publicidade – enganosa e abusiva; A INFORMAÇÃO* como um dos pontos altos; Tutela coletiva do consumidor; Política Nacional das Relações de Consumo e o SNDC.

Entraves – Reclamações do Consumidor Falta ou falhas na informação – falta transparência Defeitos em produtos/Má prestação de serviços – falta adequação Cobranças indevidas – falta qualidade no atendimento Insegurança nas compras pela internet – falta segurança Descumprimento de oferta – falta respeito

Os mais reclamados >Serviços bancários e de crédito* >Telefonia fixa e celular* >Planos de saúde* >Tvs por assinatura* (cancelamento) >Aviação civil* – crise nos aeroportos (cancelamentos, atrasos, overbooking, extravio de bagagem) >Compras pela internet – falta de segurança OBS: Serviços regulados

Os testes comparativos >Importância da informação isenta ao consumidor - independência da entidade – incompreensão dos fabricantes; >Troca de know how técnico com entidades européias com vistas à melhoria dos produtos e serviços no Brasil. Indicação expressa do CDC ao fornecedor (art.4º, V); >Normas brasileiras – omissas, fracas ou inexistentes; >Produtos = Segurança elétrica; >Serviços = falta de contratos, despreparo dos funcionários (falha nas informações), venda casada (t. de capit., crédito imobil); >Alimentos = Rotulagem,presença de microorganismos.

Sugestões Aumentar a efetividade do CDC: >Políticas efetivas voltadas à “Educação para o consumo responsável e consciente” – (com maior empenho dos órgãos públicos) e colaboração da sociedade civil organizada. >Agências reguladoras mais independentes, eficientes e sensíveis às necessidades do consumidor. >Debates e campanhas de esclarecimento ao público, de forma mais constante. >Como dar maior segurança a determinados serviços – compras pela internet e créditos de celular pré-pago.

OBRIGADA.