Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e métodos de observação em Psicologia
Advertisements

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Profª. Selma Maria da Silva
MÉTODO CIENTÍFICO.
NOÇÕES PRELIMINARES.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Metodologia Científica Aula 6
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Questionário Sociolinguístico
MÉTODO CIENTÍFICO.
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Práticas Investigativas
Pesquisa: Conceitos e Definições
Quantitativo-Qualitativo:
Metodologia para Elaboração de Problema.
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Pesquisa em Comunicação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Metodologia de Pesquisa
O trabalho de campo.
Trabalho de conclusão de curso
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Conhecer Conhecimento.
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Métodos Quantitativos Aplicados a Administração
Professora Michelle Luz
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Análise de Dados Ciências Contábeis.
TEMA E PROBLEMA.
Técnicas de Coleta de Dados
O que é pesquisa científica?
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Prof.ª Chayane C. de Souza
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prática Investigativa 2
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
Aula 2: Fontes primárias
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Aula 5. Projeto de pesquisa
Conceitos de amostragem
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
Coleta de dados Entrada no Campo.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Metodologia da Pesquisa
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014 Coleta de Dados Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014

Tópicos Introdução Estratégias de Pesquisa Abordagens da Pesquisa Amostragem Ferramentas

Introdução Dados de uma pesquisa nada mais são que informações a respeito do fenômeno investigado, ou seja, são os valores das variáveis de interesse. Para confrontar as teorias relativas ao fenômeno estudado e como ele se evidencia na realidade, é que uma pesquisa sempre envolve a coleta de dados

Introdução Para coletar as informações a respeito do fenômeno investigado pode-se observar o próprio fenômeno, ou ainda interrogar pessoas. Nunca se utiliza apenas um método e uma técnica e nem somente uma fonte de dados; na maioria das vezes, há uma combinação de dois ou mais deles

Introdução A seleção do instrumental metodológico está diretamente relacionada com o problema a ser pesquisado A escolha dependerá dos vários fatores relacionados com a pesquisa: natureza do fenômeno o objetivo da pesquisa os recursos humanos e financeiros disponíveis o tempo disponível outros elementos que possam surgir no campo da investigação

Estratégias de Pesquisa Pensando nos objetivos da pesquisa científica é possível estabelecer três níveis de pesquisa: Pesquisa Exploratória: menor rigidez no planejamento, proporciona visão geral, primeira etapa de uma investigação ampla Pesquisa Descritiva: caracterizar fenômenos, relacionar variáveis Pesquisa Explicativa: identifica fatores, aprofunda conhecimento da realidade, explica a razão das coisas

Abordagens da Pesquisa Pesquisa pode ser realizada com dados criados ou existentes A criação de dados (coleta de dados) se dá com a experimentação Experimentação: forma de aquisição de conhecimento em que se manipula e introduz variáveis no objeto de estudo

Abordagens da Pesquisa Pesquisa Experimental: também chamada de quantitativa, parte de um fenômeno delimitado sobre o qual formula hipóteses passíveis de serem verificadas, e aplica métodos, através do qual procurará controlar as condições de observação, tendo a preocupação com a validade interna das hipóteses a fim de extrair leis, fazer generalizações e elaborar teorias que expliquem o fenômeno de interesse

Abordagens da Pesquisa A pesquisa experimental segue dois modelos: a pesquisa provocada e a pesquisa invocada Pesquisa Experimental Provocada: é aquela na qual se tem um controle muito grande sobre a variável independente Pesquisa Experimental Invocada: não se pode manipular a variável independente, assim são utilizadas variações naturais ou acidentais desta variável

Abordagens da Pesquisa Pesquisa Qualitativa: abordagem que valoriza os aspectos qualitativos dos fenômenos, cujos pressupostos são contrários à abordagem quantitativa. Os métodos e técnicas de pesquisa são diferentes dos adotados nos modelos experimentais

Abordagens da Pesquisa Modelos de pesquisa qualitativa: Estudo de Caso: observação detalhada de um contexto, de um indivíduo, de uma única fonte de documento ou de um acontecimento específico Pesquisa-Ação: pesquisa social com base empírica, pesquisador desempenha papel ativo na resolução dos problemas Pesquisa Participante: participação dos observadores dentro dos grupos observados de modo a reduzir as barreiras entre pesquisador e pesquisados, sem se voltar para o agir História de Vida: narração da experiência vivida

Abordagens da Pesquisa Características dos estudos de caso busca retratar a realidade de forma completa e profunda variedade de fontes de informação generalizações de experiências vividas representam diferentes e conflitantes pontos de vista linguagem e forma de apresentação mais acessível, com estilo informal e narrativo

Amostragem Para efetuar a coleta de dados é importante definir a população a que pertence o fenômeno População: conjunto dos elementos que têm características comuns que pode ser contada, pesada, medida, ordenada de alguma forma e que sirva de base para as propriedades que se quer investigar.

Amostragem Amostra: é um subconjunto representativo da população, isto é, a parte do todo que servirá de base para o seu estudo, portanto, que apresenta as mesmas características da população da qual foi extraída

Amostragem A Credicard fez uma pesquisa que publicou com o título “O profissional do futuro”. Definiu para tal pesquisa: Problema: jovens estão se preparando e sendo estimulados para desenvolver as competências solicitadas pelo mercado de trabalho? Objetivo: Identificar lacunas entre o ensino formal e as reais necessidades das empresas

Amostragem A Credicard fez uma pesquisa que publicou com o título “O profissional do futuro”. Definiu para tal pesquisa: População: universitários da cidade de São Paulo Amostra: alunos na faixa etária entre 19 e 26 anos das instituições Mackenzie, FGV, PUC, FAAP, FEA, POLI e ESPM

Amostragem Quando todos os elementos de uma população são considerados na pesquisa, diz-se que foi realizado um censo; quando a análise é realizada com uma parte desta população (amostra), diz-se que a pesquisa foi realizada por amostragem (ou por amostras)

Amostragem Realizamos censo: população for relativamente pequena e concentrada dados a respeito da população puderem ser obtidos com facilidade necessidade da informação completa e precisa necessidade de obtenção de dados específicos de cada elemento da população

Amostragem Realizamos amostragem: quando existem populações infinitas (um número muito grande e indeterminado de elementos) quando a população é tão grande que pode ser considerada infinita por economia de tempo e dinheiro quando o estudo resulta em destruição ou contaminação dos elementos estudados

Amostragem Dois tipos de amostragem: a probabilística e a não probabilística Amostragem Probabilística: todos os elementos da população têm probabilidade conhecida, diferente de zero, garantindo a representatividade da amostra em relação à população Pode ser subdividida: aleatória, sistemática, estratificada e por conglomerado

Amostragem Amostragem aleatória: também chamada aleatória simples, é aquela na qual todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhido como elemento da amostra. Neste caso, os elementos da amostra são escolhidos por qualquer tipo sorteio

Amostragem Amostragem sistemática: os elementos que constituirão a amostra são escolhidos segundo um fator de repetição. Sua aplicação requer que a população esteja ordenada segundo um critério qualquer, de modo que cada um de seus elementos possa ser unicamente identificado pela posição.

Amostragem Amostragem estratificada: quando a população está dividida em estratos (sexo, raça, idade, escolaridade, etc), a amostra também será estratificada, de tal modo que o tamanho dos estratos na amostra seja proporcional ao tamanho dos estratos correspondentes na população

Amostragem Amostragem por conglomerado: consiste em subdividir a população que se vai investigar em grupos fisicamente próximos, independente de eles serem homogêneos. Em tais conglomerados, são agregados os elementos populacionais com estreito contato físico (como casas, quarteirões, bairros, cidades, regiões etc).

Amostragem Amostragem não Probabilística: a escolha dos elementos da amostra é feita de forma não-aleatória, justificadamente ou não, a escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda em função do conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando PAROU AQUI

Amostragem Tamanho da amostra: a amostra deve representar com fidedignidade as características da população da qual será retirada, por isso deve ter um tamanho adequado. Fatores relevantes: tamanho da população, nível de confiança, erro máximo tolerado, percentagem com que o fenômeno ocorre, percentagem complementar

Ferramentas As ferramentas mais utilizadas para a coleta de dados são a observação, o questionário e a entrevista Observação: ato de examinar coisas e acontecimentos, comportamentos e atributos pessoais e inter-relações; seguir atentamente o fenômeno

Ferramentas Para que a informação obtida através da observação seja válida, é necessário que sua busca seja organizada com rigor e ser criteriosamente orientada pelos objetivos definido Planejar a observação significa estabelecer onde, quando, quem, o que, como a observação será efetuada.

Ferramentas Observação pode ser classificada em: estruturada: condições controladas não estruturada: simples e exploratória participante: participação atuante não participante: espectador individual: único observador grupo: equipe trabalhando em conjunto sistemática: com regularidade definida ocasional: esporádica, sem regularidade

Ferramentas A observação permite ao pesquisador obter a informação relativa ao fenômeno investigado no momento em que ocorre o fato, possibilitando verificar detalhes da situação que, após algum tempo, poderão não mais existir. A observação pode influenciar o fenômeno estudado, ou as pessoas observadas

Ferramentas Questionário: constitui uma das mais importantes e usuais técnicas para a obtenção de dados em uma pesquisa de opinião; geralmente são utilizados com o objetivo de obter informações sobre satisfação, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, ou ainda, para descrever as características e medir determinadas variáveis

Ferramentas Questionário de perguntas abertas: cada pesquisado responde livremente as questões Questionário de questões fechadas: as alternativas de resposta são fixas dicotômicas: cujas respostas se opõem múltipla escolha: várias alternativas, podendo ser uma resposta simples ou múltipla em escala: respostas apresentadas em escala

Ferramentas Vantagens e Desvantagens: O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal, uma vez que pode ser enviado pelo correio normal ou eletrônico e não exige treinamento dos pesquisadores.

Ferramentas Vantagens e Desvantagens: O questionário possibilita obter informações de um grande número de pessoas, mesmo que estejam dispersas numa área geográfica extensa, implicando em menores gastos com pessoal, uma vez que pode ser enviado pelo correio normal ou eletrônico e não exige treinamento dos pesquisadores.

Ferramentas Vantagens e Desvantagens: Permite que as pessoas o respondam no momento em que julgarem mais conveniente, não se expondo à influência das opiniões e do aspecto pessoal do entrevistado. É claro que este aspecto impede o auxílio do pesquisador para o entendimento das questões.

Ferramentas Entrevista: utilizada para a obtenção de informações a respeito do que as pessoas sabem, creem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram e também acerca das suas explicações ou razões a respeito de ações anteriores. É realizada oralmente. Muito usada em ciências sociais.

Ferramentas Entrevistas são classificadas em função do grau de flexibilidade: Estruturada: existe um roteiro de perguntas Não estruturada: liberdade na condução das perguntas Pautas: pontos de interesse Focalizada: centrada em um único assunto Não dirigida: entrevistado fala livremente a respeito do tema

Ferramentas Entrevista apresenta limitações e uma das principais é a possibilidade do entrevistado ser influenciado, de maneira consciente ou não, pelo entrevistador Outra limitação é o tempo necessário para se desenvolver uma entrevista, comprada com o questionário, o que implica em um custo maior