Ambientação – Atmosfera de Compra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação, Layout e Exposição de Produto
Advertisements

O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história. Mais do que mostrar produtos ou serviços, as decisões de compra.
8 P`s do Mkt de Serviços O Marketing Mix dos Serviços
MARKETING DE PEQUENO VAREJO - PADARIA
Comportamento do Consumidor. Por que entender o comportamento do consumidor ? Processo decisório e o comportamento de compra dos consumidores Questões.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Ministério do trabalho :
Daniel Toledo Petenucci
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING
A publicidade e o mercado
TA742 – Serviços de Alimentação
Varejo Competitivo LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 11.
CAPÍTULO 10 Projetando os Sistemas de Entrega dos Serviços.
Comportamento do Consumidor
percebem os supermercados
Varejo Prof. Vitor Pires
PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING A5
Redação Publicitária I
Tecnologia em Marketing
Fatec Profa. Ms. Amábile Brugnaro Santos
Introdução aos Princípios e elementos de design
Merchandising.
FABRICA FOCALIZADA Concentrada em um trabalho específico
Workshop Diretoras Seminário Brasil Janeiro 2009
Espaços de Restauração
Arranjo Físico - Layout
Artes Gráficas.
COMO REDUZIR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Bruna dos reis Braga 1ppn
Uma mensagem de vida By
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRAÇA – O que é e como fazer?
Dimensão atual das embalagens
Política Nacional de Humanização
Briefing Cacau Show Aluna Thalita Elias 1 PP.
Quem Somos Atuante no mercado desde 1988 a Starpack Plásticos possui tradição e qualidade sendo líder em inovação no mercado de embalagens plásticas;
Cores: estímulo visual no PDV
De onde tirar as ideias?.
MERCHANDISING Merchandising.
Mix de Marketing O Produto
Carlos Martins Formação: Comunicação /Publicidade / Marketing
O que aprenderemos hoje
Imaginarium Marivane Oliveira Vanessa Horrana.
Imaginarium Parte II.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Teoria Ambientalista Prof. Diego Louzada.
Uso de Cores no Design de Interfaces
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Apresentação. Aluno: George Barbosa de lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS CARIRI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
Planejamento Estratégico de MKT
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Técnicas De Merchandising
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Capítulo 13 - Promoção de Vendas
PROGRAMA 5S E LAYOUT DE FÁBRICA
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Marketing Plan Aplicados à Eventos Carlos Dell´Aglio FMU TECNOLOGIA EM EVENTOS TECNOLOGIA EM EVENTOS.
Tema: Comportamento do Shopper (Comprador) no PDV
ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1°
PAPÉIS DO CENÁRIO DE SERVIÇOS
facilidade de acesso Envolvente da loja limpeza da entrada da loja limpeza da loja atractividade da montra Atractividade do linear Iluminação Temperatura.
MARKETING NO VAREJO - Merchandising
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
ARC – AULA 4 Priorização dos atributos valorizados pelos clientes.
Transcrição da apresentação:

Ambientação – Atmosfera de Compra

Pare e pense em uma loja a qual você frequenta constantemente…

A maioria desses itens da sua loja preferida te agradam? Agora pense como é: Layout dessa loja Cor predominante da loja Som ambiente Iluminação Aroma A maioria desses itens da sua loja preferida te agradam?

Blessa, Regina. “Merchandising no Ponto-de-Venda” VISUAL MERCHANDISING Técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personificando decorativamente todos os equipamentos que circundam os produtos. O Merchandising Visual usa o Design, a Arquitetura e a Decoração para aclimatar, motivar e induzir os consumidores à compra. Blessa, Regina. “Merchandising no Ponto-de-Venda”

APRESENTAÇÃO EXTERNA X INTERNA

APRESENTAÇÃO EXTERNA Primeira impressão da loja pelo consumidor Tem como objetivo principal atrair o consumidor Identificação do posicionamento da loja(qualidade e tipo) Aspectos fundamentais na construção dessa primeira imagem: Visibilidade Tamanho Estilo arquitetônico Material de acabamento Fachada Vitrines Conservação Comunicação visual externa

FACHADA

VITRINISMO

VITRINISMO

APRESENTAÇÃO INTERNA Tem como objetivo principal criar uma atmosfera que estimule o processo de compra dos consumidores Deve ser compatível com a apresentação externa da loja Elementos fundamentais no desenvolvimento de uma apresentação interna: Estimulando os cinco sentidos: Cores Iluminação Odores e perfumes Paredes Apelo ao tato Som Apelo ao paladar

APRESENTAÇÃO INTERNA Elementos fundamentais no desenvolvimento de uma apresentação interna: Facilitando a comunicação e o processo de compra: Comunicação visual Precificação Mercadorias Equipamentos de exposição Tecnologia Funcionários e serviços Proporcionando conforto: Largura dos corredores Pisos Temperatura Transporte vertical Provadores Localização dos caixas Manutenção e limpeza

ILUMINAÇÃO Visão – sentido que mais provoca emoções Ambientes bem iluminados propiciam maior conforto ao consumidor Ambientes escuros são pouco atrativos – lojas devem manter sua iluminação ligada independente da luz natural do dia Valorização de espaços e produtos (direcionamento da atenção do consumidor) Iluminação focada (direconada) – valorização do produto iluminado A claridade é psicologicamente mais atraente Espaços mais claros tendem a ter mais atividade

Automação regula a luz artificial à iluminação natural ILUMINACAO Automação regula a luz artificial à iluminação natural

ILUMINACAO Iluminação direta – valorização e destaque aos produtos Iluminação indireta – claridade para áreas de circulação

Durante o dia, lâmpadas de alto índice de reprodução de cores permitem a perfeita visualização das peças em exposição. À noite, recursos cênicos promovem um show de luzes na vitrine, para transformar a loja em referência de luminotécnica dinâmica e atual. ILUMINACAO A iluminação funcional permite ao cliente ver exatamente o que está comprando

SOM Recurso flexivel e de fácil utilização Possibilidade de adequação aos diferentes público em seus horários de compra Determinação do ritmo do fluxo dentro da loja. Ex: supermercado – diferentes estilos de música de acordo com horários e públicos Música rápida = processo de compra acelerado Música suave = ritmo de compra mais lento Falta de adequação com o público pode diminuir tempo de permanência dentro da loja Não esquecer da influência no comportamento dos profissionais do varejo

AROMA Olfato – Segundo sentido que mais prova emoções no consumidor Perfume ou cheiro – personaliza o ambiente, provoca lembranças, sentimentos e desejos (fome, felicidade, etc) Forte estimulo ao consumo Ex: cheiros apetitosos como o de pão assando Cuidado com odores incovenientes que podem gerar estimulos negativos no consumidor (falta de limpeza e conservação dos produtos) Ex: Forte odor de peixe

CORES Estimulos de sentimentos e emoções Parte externa – cores quentes para atrair atenção do cliente para dentro da loja Parte interna – cores frias para gerar um ambiente de tranquilidade propício para compras de alto envolvimento Crianças – cores brilhantes Adultos – cores opacas

CORES Cores Quentes Cores Frias Vermelho Amarelo Alaranjado Azul Verde   Vermelho Amarelo Alaranjado Azul Verde Violeta Amor Luz do sol Calma Sexo Calor Fidelidade Descanso Sussego Coragem Franqueza Abertura Piedade Paz Dignidade Perigo Amizade Masculino Frescor Riqueza Fogo Alegria Segurança Leveza Pecado Glória Trsiteza Brilho Avante Vigor Atenção Crescimento Meiguice Entusiasmo Pare

COMUNICAÇÃO VISUAL

COMUNICAÇÃO VISUAL

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS

EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS