Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Nazaré Marta M. C. Lazarone
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PROJETO TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
WebQuest Início e Formação do Universo !
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
SEMINÁRIO SEMINÁRIO.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANDO AS LUTAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
III Encontro de Boas Práticas
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
MÓDULO 14 A Construção do numero. Data: 18/07/2014 Módulo: M 14 – Construção do número Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo: Construção do conceito de.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Sentido de Numeramento
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Formação Continuada IFSP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Formação continuada 2º Encontro
ENERGIA HIDRELÉTRICA: CONFORTO X DESENVOLVIMENT O SUSTENTÁVEL Prof. Dennys Christian Atividade para alunos da III fase do II Ciclo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos? Por que ensinamos? III Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 20 a 24 de outubro de 2014.

Módulo 1 Palavras para o glossário: geometria – materiais pedagógicos - Materiais: papel kraft (7) para confecção dos cartazes – canetinhas – ficha com as questões – fragmentos do texto “Por que geometria é uma competência básica?”.

Módulo 1 Desenvolvimento 1º Momento - Tempo- 30min Dividir a turma em sete ( 7) grupos, cada grupo receberá um questionamento para ser respondido. Os integrantes deverão registrar as discussões feitas através de uma síntese em um cartaz.

Módulo 1 Grupo 1 – O que é geometria? Grupo 2 - Quais conteúdos ensinamos em Geometria?   Grupo 3- Por que devemos ensinar geometria para os alunos dos anos iniciais? Grupo 4 - O que faço (como fazer) para ensinar geometria? Grupo 5 - Quais materiais pedagógicos posso utilizar para ensinar geometria? Grupo 6 - Quais dificuldades que considero que os professores vivenciam para ensinar geometria? Grupo 7 - Quais competências que considero importantes para o professor poder ensinar geometria? Grupo 8 - Por onde devo começar o ensino de geometria?

Módulo 1 2º Momento - Tempo- 40 min Socializar os painéis confeccionados pelos grupos. 3º Momento - Tempo- 30 min Cada grupo deverá construir uma defesa sobre o questionamento: Por que geometria é uma competência básica?

“Por que geometria é uma competência básica? Módulo 1 Depois que cada grupo responder ao questionamento, os integrantes receberão um fragmento do texto: “Por que geometria é uma competência básica?   Solicitar que os grupos façam a leitura do fragmento, revejam a defesa construída e apresentem para o coletivo suas conclusões.