PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Como produzir um jornal escolar
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
A presença do jornal na escola A atual perspectiva da ANJ.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Cristiane jonas Francisconi
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A Escola e as Mudanças Sociais
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
História nas atuais propostas curriculares
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Por que o jornal na escola?
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS

O PROJETO O projeto AN Escola e DC na Sala de Aula fazem parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação existente em 98 países e vinculado à Associação Mundial de Jornais. No Brasil, o programa é coordenado desde 1980 pela Associação Nacionais de Jornais (ANJ), sendo 64 jornais associados. Tal abrangência levou o Ministério da Educação e Cultura a reconhecer a iniciativa como um dos referenciais para aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. O Programa atende hoje, cerca de 600.000 alunos e mais de 30.000 professores.

A.N ESCOLA O projeto AN Escola existe há 15 anos e entrou numa nova fase a partir de outubro de 2001 com a veiculação mensal de um caderno interativo, atingindo todo o Estado. Nele, são veiculados trabalhos desenvolvidos por professores e alunos, além de outros colaboradores.

DC NA SALA DE AULA Em Santa Catarina, o DC na Sala de Aula é bastante conceituado e desde 2005 o programa tem trabalhado na formação de alunos e professores com o objetivo de levá-los a refletir sobre a importância de conhecer, interpretar e trabalhar as mídias em sala de aula.

O DC e A.N enviam a cada escola 3 mil exemplares da edição diária do jornal, além das edições “DC na Sala de Aula e A.N Escola”. A meta do programa é garantir, através de parcerias realizadas com Secretarias Municipais de Educação e Governo, a expansão do projeto no Estado, contribuindo na educação e na formação de novos cidadãos.

objetivos do Programa Jornal e Educação do GRUPO RBS. Objetivo geral Trabalhar na formação continuada dos professores, sensibilizando-os a incentivar os estudantes para o prazer pela leitura. Estimular o gosto pela leitura, o aprendizado e a construção da cidadania: estes são os principais objetivos do Programa Jornal e Educação do GRUPO RBS.

informações de grande relevância e ampla circulação na sociedade. Contexto O jornal é o meio de comunicação com a maior amplitude e profundidade dos assuntos atuais e também o meio que mais ajuda as pessoas a formarem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos do cotidiano, sendo fonte de informações de grande relevância e ampla circulação na sociedade.

Considerando também a presença e importância das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto escolar, faz-se necessário que a mídia se torne um tema de discussão na sala de aula desde as séries iniciais. É importante pensarmos na formação de cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências.

Vídeo RBS

Missão Geral do PJE Cada Programa de Jornal e Educação deve possibilitar, especialmente para novos leitores, a oportunidade de acesso ao meio jornal, como uma das dimensões do estímulo ao prazer de ler, a sua ampla reinterpretação em seus vínculos com a realidade social e a consequente criação de alternativas para expressão de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas.

O Programa Jornal e Educação é a principal ação de responsabilidade social da Associação Nacional de Jornais. De cunho institucional, cumpre três funções: empresarial, educativa e social.

Empresarial: formação de novos leitores, visibilidade e credibilidade da marca. Educativo: trabalha a leitura como sustentação do aprendizado, capaz de gerar uma transformação coletiva e influenciar positivamente a qualidade da educação e a realidade da escola, da família, da comunidade e da sociedade. Social: trabalha a democratização da informação e dá oportunidade a estudantes de todos os níveis sociais desenvolverem o pensamento crítico e a cidadania ativa.

O Jornal e a integração de disciplinas História: tem em mãos a História viva, em tempo quase real; não precisa esperar que os acontecimentos sejam inclusos no material didático nem pode apenas ‘ensinar o passado’. Matemática: tem inúmeros gráficos e tabelas à sua disposição. Ciências: reportagens sobre a biodiversidade de vida, novos avanços tecnológicos. Geografia: pode aproveitar o caderno de turismo e a seção sobre o tempo. Português: tem centenas de textos para analisar e interpretar, que servirão de modelo para a formação do hábito de escrever.

Vídeo: Ler deveria ser proibido

Cronograma das Edições

Critérios para envio - Identificar o trabalho no verso. - Enviar em folha A4. - Identificar o trabalho no verso. - Devem constar em todas as produções: nome completo, idade, série, escola e município. - O professor deverá enviar juntamente com as produções dos alunos, um resumo da intencionalidade do trabalho desenvolvido. - Os artigos de educadores devem ser encaminhados, com no máximo 2000 caracteres. - As fotos devem ser feitas em máquinas ou celulares com no mínimo 5 mega pixels e o tamanho mínimo deve ser de 3.000 x 2.000. - O material deve conter o nome completo do professor, telefone de contato e a disciplina. -Os trabalhos devem ser enviados dentro do prazo estabelecido.

Certificado DC

Certificado AN

OFICINAS: Construção do Livro 3D, Charge, Imagem e seu significado, Poema surrealista.

Algumas atividades para serem desenvolvidas com os alunos: Sacola de perguntas, ou identificação de imagens, interpretação/contação de histórias.

Mata mosca com saquinhos para perguntas.

Livro 3D.

Vídeo – Fechamento – Atitude é tudo

Contatos AN ESCOLA Grasieli Montibeller grasielimontibeller@hotmail.com Rosimeri Lucioli rmlucioli@gmail.com Franciele Gonçalves francielegolcalves@an.com.br DC NA SALA DE AULA Viviane Araújo viviane.araujo@diario.com.br