SIMULADOR GERENCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Prof. Eduardo Botti Abbade
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Macroeconomia Aula 2.
O que é gestão financeira
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Custos ... afinal, o que é isto?
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Produtividade & Desempenho
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
CUSTOS.
Fundamentos de Administração
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Repensando a Logística
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fluxo de operações e de fundos
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Administração De Recursos Humanos.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMPRO Simulação de Gerência de Operações Marketing B2B Mkt & Logística.
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Simulação de negócios na área industrial
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Técnico Contabilidade
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise das Demonstrações Contábeis
Administração Financeira.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Etapas do processo orçamentário
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
SIMULAÇÃO DE EMPRESAS Simulação de negócios na área industrial.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

SIMULADOR GERENCIAL

Simulador Gerencial Estratégia de Ensino Integrar os conhecimentos necessários à boa gestão empresarial de uma forma participativa, dentro do conceito “aprender fazendo”, com o desenvolvimento de dinâmicas de simulação e jogos de empresas.

Objetivos específicos Simulador Gerencial Objetivos específicos Aprendizado dinâmico e motivante, no qual os participantes são agentes ativos do processo em um ambiente que mescla competição e cooperação; Percepção de fatores que influenciam no desenvolvimento das empresas, como: forças competitivas e normas econômicas, legais, sociais e políticas; Visão sistêmica das empresas, por meio de análises isoladas de áreas funcionais e suas inter-relações;

Objetivos específicos Simulador Gerencial Objetivos específicos Desenvolvimento de habilidades na análise e na interpreta- ção de relatórios econômico-financeiros das empresas e do mercado; Permite a visão da gestão de uma empresa a longo prazo e a necessidade de um planejamento estratégico para atingir os objetivos; Experiência no processo de tomada de decisão, assim como na avaliação de resultados e na análise dos desempenhos

Objetivos específicos Simulador Gerencial Objetivos específicos Facilidade na verificação de erros cometidos na tomada de decisão; Identificação/desenvolvimento - aspectos comportamentais: Liderança Trabalho em equipe Tomar decisões em clima de incerteza e risco; Utilizar as teorias clássicas da Administração.

Simulador Gerencial Jogo de Empresas É uma grande empresa, um produto durável que é um sucesso; Esta empresa tem unidades para fabricar esse produto em todas as regiões; Cada unidade será gerenciada por uma equipe, que deverá tomar decisões para produzir mais, investir, resolver problemas relacionados ao mercado, reagir às mudanças do ambiente.

Simulador Gerencial Dinâmica do jogo

  Simulador Gerencial Fluxo do jogo

Simulador Gerencial Geografia do mundo

Fluxo dos recursos financeiros Simulador Gerencial Fluxo dos recursos financeiros

Simulador Gerencial PREMISSAS BÁSICAS

Diretor Recursos Humanos Simulador Gerencial Quem Administra? CARGO FUNÇÃO TAREFAS INTERNAS EXTERNAS Diretor Geral Responde pelo lucro acumulado Assegurar que os diretores Manter-se informado e/ou e representa a empresa na cumpram suas tarefas participar dos contatos com Assembléia Geral e coordenar as atividades os diretores Diretor Vendas decisões sobre a demanda; Descobrir a sensibilidade dos Troca de informações com Analisa as vendas; consumidores aos diversos outros diretores sobre eficiência Define Política Comercial; fatores ( preço, propaganda, de políticas. Fazer previsões Procura garantia da satisfação etc..). Sintonia entre o mercado de demanda. do consumidor. e a produção.   Diretor Produção Estabelece o volume de produção, Assegurar produção suficiente Estruturar propostas bem argu- cuida do equilíbrio entre a capacidade para atender a demanda; gerir mentadas para convencer a do imobilizado (equipamentos, prédios, etc) bem os estoques e estabelecer aumentar a produção e pessoal política para a sazonalidade Diretor Recursos Humanos Responsável pela contratação, Assegurar o nível de motivação Negociações trabalhistas; demissão e acompanhamento dos funcionários do nível de motivação funciona- Melhoria na produtividade rios Evitar Greves Diretor Financeiro Controla financiamentos, empréstimos Buscar dinheiro "barato", aplicar Negociações com os aplicação recursos, e investír da melhor maneira, bancos; preparação de Cuida Fluxo de Caixa, e Elaborar orçamentos de caixa documentação para a Gerencia os pagamentos e de resultados.

Princípios da Boa Administração Simulador Gerencial Princípios da Boa Administração Controle Não deixar nada ao acaso. Análise Procurar otimizar ao máximo. Otimismo Pensar grande. Eficácia Fazer o que é importante primeiro.

Simulador Gerencial Variáveis e Regras Demanda Propaganda Efeito na demanda é maior no início; Decrescente P, P+1, P+2. Preço de Venda Quanto mais alto o preço, menor a demanda; Preço superior a 20 % da média do mercado = Demanda baixa a muito baixa.

Prazo de recebimento de clientes Simulador Gerencial Variáveis e Regras Demanda Prazo de recebimento de clientes Mais prazo, maior demanda; Afeta a distribuição das receitas. Tipos de Mercado (Local, Concorrentes e Externo); Custo Distribuição na própria região é 50% inferior

Crescimento do Mercado Consumidor Simulador Gerencial Variáveis e Regras Demanda Conjuntura Econômica Recessiva, Normal ou Aquecida; Exige adequação das empresas. Sazonalidade Demanda 50% maior nos períodos múltiplos de 4. Crescimento do Mercado Consumidor Varia conforme o índice de cresci- mento do macro setor industrial

Simulador Gerencial Variáveis e Regras

Administração Financeira Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração Financeira Empréstimos Especial: automático, caixa a descoberto, Amortização em P +1; Programado 1: solicitado tem limite UM por Período. Amortização em P +1 Programado 2: solicitado tem limite UM por Período. Amortização 4 P pelo SAC Financiamento: automático 60% valor má- quinas. Amortização 4 P carência + 4 P SAC SAC: sistema amortização constante

Administração Financeira Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração Financeira Taxa de Juros Atrasos bancários: Encargos (2% + TBJ Pós fixado + valor Jornal (4 a 10%); P+1 Atrasos Fornecedores: Encargos (2% + TBJ pós + valor Jornal (4 a 10%); P+1 Atrasos outras contas: Encargos (2% + TBJ pós + valor Jornal (4 a 10%); P+1

Administração Financeira Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração Financeira Regra Caixa com saldo menor que 5.000 UM libera automaticamente empréstimo do tipo P no valor necessários para o caixa ficar com saldo de 10.000 UM.

Administração Financeira Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração Financeira Aplicação Financeira TBJ pré-fixada + 1% Imposto de Renda: é cobrado na apuração do lucro da empresa no período. Participação no lucros: empresa define o % Dividendos: 25% (base calculo L L do Período Custo Estocagem INSUMOS: 5% do valor do estoque inicio P ; P A: 10% do valor do estoque inicio P.

Administração da Produção Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração da Produção Depende de 3 Fatores Valor do imobilizado no início P; Mão-de-Obra (número de empregados); Turno de Operação (horas-extras).

Administração da Produção Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração da Produção Capacidade de Produção Equipamentos ( 5 máquinas ALFA) ; Mão-de-Obra ( 80 na Produção); Produtividade da Mão-de-Obra (100%).

Administração da Produção Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração da Produção Turnos de Trabalho Efeito na capacidade de produção opção 1: ritmo normal: produção normal; opção 2: horas-extras 10%: aumenta 15%; opção 3: horas-extras 20%: aumenta 25%.

Administração da Produção Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração da Produção Turnos de Trabalho Efeito na Depreciação do Imobilizado Opção 1 - ritmo normal: depreciação = 2,50% Opção 2 - horas-extras 10%: depreciação = 2,75% Opção 3 - horas-extras 20%: depreciação = 3,00%

Administração da Produção Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração da Produção Turnos de Trabalho Efeito no Salário Opção 1 - ritmo normal: salário normal Opção 2 - horas-extras 10% - aumenta 15% Opção 3 - horas-extras 20% - aumenta 30%

Administração de Compras Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração de Compras Insumos 1 Produto acabado = 3 MP A e 2 MP B ; Produção nunca para. Fornecedores Programado: Pedido, entrega final P, pagamento 0 (a vista), 1 (Entrada + Parcela), 2 (Entrada + 2 Parcelas), Preço informado Jornal, Especial: preço jornal + 30%l, entrega no período, 0 (a vista), quantidade necessária.

Administração de Compras Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração de Compras Formas de Pagamento Especial pagamento à vista (P) 30% maior Fornecedor 2 modo 0 : pagamento à vista (P) modo 1 : Entrada (50%) + 1 parcela = (P+1) modo 2 : Entrada (33%) + 2 parcelas =s (P+2)

Administração de Pessoal Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração de Pessoal Contratação início do período máximo 1.470 empregados. Demissão somente empregados da produção; início do período

Administração de Pessoal Simulador Gerencial Variáveis e Regras Administração de Pessoal Movimento Sindical - Greve Motivação péssima, num período; Motivação ruim, por dois períodos; % paralização varia conforme defazagem salarial, ou eventuais níveis de demissão de empregados

Simulador Gerencial   FERRAMENTAS

. Simulador Gerencial  

 

Simulador Gerencial  

Simulador Gerencial