Implementação Programa de Responsabilidade Social

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Transcrição da apresentação:

Implementação Programa de Responsabilidade Social Projeto Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center Gerência de Escopo ORANGE PM-CONSULTING (Equipe 7) AlIne Feriato Daniel Gomes Diogo Costa Flávia Pedrotti Eleno Caramigo Robson Santos ORANGE PM-CONSULTING GEEP - T22 Unidade Paulista

Termo de Abertura ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center JUSTIFICATIVA Há alguns anos, o conceito da responsabilidade social nas empresas (RSE) vem tomando força no Brasil e no mundo. As companhias vêm investindo no desenvolvimento dos 3Ps : profits, planet and people (proveito, planeta e pessoas) e na ética e forma de se relacionar internamente (com seus colaboradores, fornecedores e stakeholders diretos) e externamente (comunidade em que está inserida). Por essa ótica, o crescimento da empresa está profundamente ligado ao crescimento sustentável econômico, sócio e ambiental de sua sociedade. Além disso, a responsabilidade social sensibiliza aqueles que compartilham dos valores e causas apoiadas, o que gera um benefício indireto através da melhora da imagem da empresa. Outro benefício que se pode citar, são os benefícios fiscais concedidos pelo Estado, pelo apoio a movimentos sociais. Dessa forma o Shopping tem, pelo seu porte e pela capacidade de alcance e presença na vida cotidiana das pessoas, a possibilidade de ser importante agente de desenvolvimento sustentável local. ORANGE PM-CONSULTING

Termo de Abertura ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center PRODUTO DO PROJETO O produto desse projeto será um conjunto de processos e procedimentos a serem adotados pelo Shopping para o desenvolvimento de atividades voltadas à melhoria da qualidade de vida da população local e seu crescimento sustentável, conciliando com os objetivos do planejamento estratégico do Shopping. GERENTE DO PROJETO O gerente será designado pela empresa de consultoria a ser contratada. Deverá apresentar valores e conduta compatíveis com os propósitos do projeto. ORANGE PM-CONSULTING

Termo de Abertura ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center PREMISSAS E RESTRIÇÕES Premissas: (Para fins da disciplina: assumimos que o Shopping não tem um PMO permanente e o Sponsor será o diretor de marketing do Shopping) Os objetivos não devem se restringir à filantropia, mas também a ações que afetem diretamente à população local como por exemplo campanhas de incentivo à educação, conscientização de questões ligadas à saúde, etc. - A análise deverá se restringir à região geográfica onde o shopping está inserido Restrições: O projeto deverá ser implantado em 1 ano, tendo mais 6 meses de operação assistida. - O budget para o projeto é de R$300.000,00 ORANGE PM-CONSULTING

Declaração de Escopo Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center O Shopping, pela sua importância e possibilidade de desenvolvimento da sociedade em que está inserido, implantará através do projeto em questão um conjunto de processos e procedimentos que estabeleçam uma metodologia prática e adequada aos padrões de qualidade da empresa para a prática de atividades de responsabilidade social. ORANGE PM-CONSULTING

Declaração de Escopo ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center O projeto será desenvolvido em ondas, em que cada fase alimenta a sua posterior. São elas: 1 - Análise: compreende basicamente três pesquisas: de processos existentes e praticados no mercado por empresas que já atuem em atividades de RSE, compreendendo as dificuldades legais, fiscais e processuais desses mecanismos; pesquisa de possíveis parceiros (ONGs e instituições) e por fim, pesquisar a necessidade da população local, e o que pode ser priorizado. 2 - Diagnóstico: a partir da análise feita anteriormente, os dados serão cruzados e será desenvolvido um relatório para apontar qual caminho atenderá as expectativas do shopping 3 - Plano de Ação: o diagnóstico permitirá traçar o plano de ação para a implantação do sistema escolhido, tanto interno como legalmente ORANGE PM-CONSULTING

Declaração de Escopo ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 4 - Implantação do plano: quando serão executadas as atividades estabelecidas no plano de ação 5 - Operação assistida: nos seis meses seguintes, serão acompanhadas as atividades desenvolvidas pelo shopping, o que permitirá avaliar resultados e fazer melhorias 6 - Encerramento do projeto. ORANGE PM-CONSULTING

Declaração de Escopo ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center Exclusões do projeto O projeto não deve interferir diretamente nas atividades de seus locatários, em suas políticas internas ou políticas. Critérios de aceitação Toda entrega e sub-entrega (descrita no dicionário da EAP) deverá ser formalizada através de um relatório escrito e validada pelo Diretor de marketing (Sponsor do projeto). Os relatórios das entregas principais deverão ser precedidos de uma apresentação em reunião presencial com diretoria de marketing e financeira para explanação. ORANGE PM-CONSULTING

EAP - Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center ORANGE PM-CONSULTING

DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO Dicionário da EAP Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center NÚMERO NA EAP PACOTE DE TRABALHO DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO 1.1.1 WBS Work Breakdown Structure ou Estrutura analítica de Projeto. Contém as entregas do projeto Conter todas as entregas do projeto. Deve ser aprovada pela equipe do Projeto. 1.1.2 Cronograma Definição de datas previstas, marcos, precedência e duração das atividades e do projeto. Ser apresentado como Gantt Chart e ser aprovado pela equipe do Projeto. 1.1.3 RH Descrição da equipe que fará parte do Projeto. Ser aprovada pelos patrocinadores, gerentes funcionais e pela própria equipe. 1.1.4 Comunicação Plano de comunicação para o Projeto Ser aprovado pelos patrocinadores, gerentes funcionais e pela própria equipe. 1.1.5 Aquisições Plano de gerenciamento de aquisições. ORANGE PM-CONSULTING

Dicionário da EAP ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 1.1.6 Risco Plano de gerenciamento de riscos Ser aprovado pelos patrocinadores, gerentes funcionais e pela própria equipe. 1.1.7 Orçamento Plano de gerenciamento de custos Ser aprovado pelos patrocinadores, 1.2.1 Reuniões – M Realização periódica das reuniões de monitoramento do projeto. Assinatura da ata pela equipe. 1.2.2 Relatórios – M Elaboração do relatório de monitoramento para o patrocinador. Aceitação do relatório pelo patrocinador. ORANGE PM-CONSULTING

Dicionário da EAP ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 1.3.1 Reuniões – C Realização periódica das reuniões de controle do projeto. Assinatura da ata pela equipe. 1.3.2 Relatórios – C Elaboração do relatório de controle para o patrocinador. Aceitação do relatório pelo patrocinador. 2.1.1 Gerenciais Elaboração dos processos gerenciais. Aprovação da equipe e patrocinador. 2.1.2 Fiscais Elaboração dos processos fiscais. Aprovação da área fiscal da empresa. 2.1.3 Tributários Elaboração dos processos tributários. Aprovação da área jurídica da empresa. 2.2 Parceiros Entrega do relatório de análise dos parceiros que estarão envolvidos com a implantação do projeto. Aprovação do relatório pelo patrocinador e equipe. 2.3 Necessidades da Comunidade Local Entrega do relatório de análise de impacto na comunidade local. Aprovação do relatório pelas associações de moradores locais. ORANGE PM-CONSULTING

Dicionário da EAP ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 4.1 Definição de Frentes de Atuação Relação e descrição dos programas que farão parte das ações junto a toda a comunidade. Aprovação do programas pelas associações dos moradores locais e patrocinador. 4.2 Definição de Estratégias de Atuação Relação das estratégias a serem utilizadas para a implantação dos programas junto a comunidade. Aprovação das estratégias definidas pelo patrocinador e equipe do Projeto. 4.3 Desenho dos Processos Work flow de todos os processos definidos para implantação do Projeto. Aprovação do work flow pela equipe do Projeto. 4.4 Escolha dos Parceiros Relação detalhada de todos os parceiros aprovados pela equipe que estarão envolvidos no Projeto. Aprovação dos parceiros pelo patrocinador, equipe e associações dos moradores locais. 4.5 Definições de Orçamento Baseline de custo para o projeto. Aprovação da baseline pelo patrocinador. 4.6 Definição de Indicadores de Performance Critério que será utilizado para avaliação, medição e aprovação das entregas do Projeto em cada ciclo de vida. Aprovação do cliente. ORANGE PM-CONSULTING

Dicionário da EAP ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 5.1 Contratação da Equipe Plano de gerenciamento de Aquisições e obtenção dos recursos humanos destinados ao Projeto Recursos humanos e fornecedores aprovados. 5.2 Treinamento da Equipe Aplicação do treinamento ao pessoal (a contratar) que responsável pela garantia da operação (atividades) após a implantação do Projeto. Aplicação de avaliação aos treinandos. Nota de corte de 7 (0 a 10) 5.3 Formalização do Depto. Criação da estrutura funcional que será responsável pela operação das novas atividades após a implantação do Projeto Aprovação pelas associações dos moradores locais e patrocinador. 6.1 Monitoramento dos Indicadores Verificação do desempenho da equipe responsável pela operação (pós-projeto) no que diz respeito ao atendimento dos targets definidos Avaliação do GP e gerente funcional de operação. 6.2 Avaliação dos Resultados Análise dos resultados obtidos durante a fase de operação assistida, para futuras decisões de mudança e melhoria dos indicadores definidos inicialmente Avaliação da equipe do Projeto e gerente funcional de operação. ORANGE PM-CONSULTING

Dicionário da EAP ORANGE PM-CONSULTING Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center 6.3 Ajustes dos Processos Implantação das melhorias que forem encontradas nas avaliações dos resultados Avaliação da equipe do Projeto e gerente funcional de operação. 6.4 Ajustes dos Indicadores de Performance Revisão dos indicadores inicialmente definidos em função dos resultados obtidos na operação assistida. 7.1 Encerramento do Projeto Fechamento do projeto, com a aprovação de todas as entregas, sem restrições. Aprovação do gerente funcional de operação. 7.2 Relatório do Projeto Documentação de todo o histórico do projeto, sob uma perspectiva crítica. Aprovação pelo patrocinador. 7.3 Relatório de Lições Aprendidas Registro de todas as lições aprendidas e alimentação da base de dados da empresa. Aprovação da equipe do projeto. ORANGE PM-CONSULTING

Plano de Gerenciamento do Escopo Projeto: Implementação Programa de Responsabilidade Social Shopping Center Durante o projeto os seguintes envolvidos podem solicitar mudanças: - Diretor de Marketing (Sponsor) - Diretor Financeiro - Presidente - Consultoria Todos os membros acima poderão solicitar alterações através do preenchimento do formulário padrão em anexo. Fica estabelecido que para casos de baixo ou médio impacto (deverá ser avaliado pelo gerente), serão necessárias as assinaturas dos diretores de Marketing, Financeiro e o Consultor (Gerente do Projeto). Para casos de alto impacto o presidente também deverá assinar. ORANGE PM-CONSULTING

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