Comunicação e Mobilização Social Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011 mobiliza@ufmg.br
Mobilização Social É a reunião de sujeitos que definem objetivos e compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade, movidos por um acordo em relação a determinada causa de interesse público.
A formação do interesse coletivo O interesse coletivo não é predeterminado Depende da construção de um sentido de “público” Sentidos comuns partilhados O sentido de “público” só se constrói por meio de sentidos comuns partilhados (comunicação) e em condições de publicidade (visibilidade pública)
O desafio da mobilização na sociedade complexa Mudança nas formas de sociabilidade e organização da vida coletiva A SOCIEDADE COMPLEXA alta interdependência sistemas especializados tendência à dispersão
Desafios dos projetos mobilizadores Coletivização: os problemas têm que tomar uma dimensão coletiva – tematização pública das questões Vinculação: buscar o vínculo de corresponsabilidade dos públicos com os movimentos/projetos mobilizadores
Coletivização: A tematização de questões na esfera pública e a constituição das causas sociais Resultado de um processo em que a percepção de um determinado problema, restrito a âmbitos particulares, chega a atingir um âmbito coletivo de problematização e é posto à consideração dos públicos
Condições da coletivização de uma causa social Existência demonstrável de um problema Concretude Caráter público Viabilidade Sentido amplo Que afeta a todos e cuja solução convém a todos Que é passível de solução Que se enquadra em valores aceitáveis
Vinculação A vinculação ideal dos públicos desejada por todo e qualquer projeto de mobilização encontra-se no nível da corresponsabilidade.
Corresponsabilidade O vínculo ideal da corresponsabilidade se dá quando os indivíduos se sentem efetivamente envolvidos no problema e compartilham a responsabilidade pela sua solução, entendendo a sua participação como uma parte essencial no todo. É gerada basicamente através de um sentimento de solidariedade.
Condições para a formação do vínculo da corresponsabilidade Informação Julgamento Coesão Ação Continuidade
A prática educativa Ação Gerar e manter um ambiente de interlocução – prática dialógica Fornecer constantemente informação especializada capaz de gerar, com os públicos, informação qualificada (como produção coletiva)
Que estratégias de comunicação são necessárias para envolver os públicos em temas relativos à educação?
“A comunicação verdadeira não nos parece estar na exclusiva transferência ou transmissão do conhecimento de um sujeito a outro, mas em sua co-participação no ato de compreender a significação do significado.” Paulo Freire
Comunicação e Mobilização Social Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011 mobiliza@ufmg.br