Comunicação e Mobilização Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios do processo ensino aprendizagem:
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
Pedagogia da pesquisa-ação
Pedagogia da Pesquisa-Ação
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POR UMA “PALAVRAÇÃO”
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Transcendência a partir de dentro: A superação do risco de dissenso a nível arcaico e do mundo da vida Apresentação no Grupo de Estudos de Habermas, NEFIPO,
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Educação no contexto do Trabalho
Escola Superior de Guerra
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
TEORIA GERAL DE SISTEMA
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Articulação e Fortalecimento
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Max Weber e as ações sociais
A Família Vicentina e a Mudança Sistêmica no Brasil XI Encontro Nacional da Família Vicentina
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
ESTRATEGIAS ORIENTADAS PARA A CORRESPONSABILIDADE, A FORMAÇÃO DE REDES DE RELACIONAMENTOS E A AÇÃO POLÍTICA. Pe. Alex, Sandro Reis,CM I Encontro da Família.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
O que é Ciência.
Grupo de Contos Núcleo de Retaguarda do SSCF. Grupo de Contos ● Encontros vivenciais que se utilizam de leitura de textos, poesias e artigos que possibilitam.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS/Santos
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
Tendências Pedagógicas
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
A Construção do Saber no Trabalho Coletivo: Desafios e Conquistas. Rodenilde Paixão Lima Assistente Social.
OS SENTIDOS DO TRABALHO CONCEPÇÕES SOBRE O TRABALHO SENTIDO DO TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE. Atividade complexa, multifacetada e polissêmica. Visão dicotômica.
Transcrição da apresentação:

Comunicação e Mobilização Social Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011 mobiliza@ufmg.br

Mobilização Social É a reunião de sujeitos que definem objetivos e compartilham sentimentos, conhecimentos e responsabilidades para a transformação de uma dada realidade, movidos por um acordo em relação a determinada causa de interesse público.

A formação do interesse coletivo O interesse coletivo não é predeterminado Depende da construção de um sentido de “público” Sentidos comuns partilhados O sentido de “público” só se constrói por meio de sentidos comuns partilhados (comunicação) e em condições de publicidade (visibilidade pública)

O desafio da mobilização na sociedade complexa Mudança nas formas de sociabilidade e organização da vida coletiva A SOCIEDADE COMPLEXA alta interdependência sistemas especializados tendência à dispersão

Desafios dos projetos mobilizadores Coletivização: os problemas têm que tomar uma dimensão coletiva – tematização pública das questões Vinculação: buscar o vínculo de corresponsabilidade dos públicos com os movimentos/projetos mobilizadores

Coletivização: A tematização de questões na esfera pública e a constituição das causas sociais Resultado de um processo em que a percepção de um determinado problema, restrito a âmbitos particulares, chega a atingir um âmbito coletivo de problematização e é posto à consideração dos públicos

Condições da coletivização de uma causa social Existência demonstrável de um problema Concretude Caráter público Viabilidade Sentido amplo Que afeta a todos e cuja solução convém a todos Que é passível de solução Que se enquadra em valores aceitáveis

Vinculação A vinculação ideal dos públicos desejada por todo e qualquer projeto de mobilização encontra-se no nível da corresponsabilidade.

Corresponsabilidade O vínculo ideal da corresponsabilidade se dá quando os indivíduos se sentem efetivamente envolvidos no problema e compartilham a responsabilidade pela sua solução, entendendo a sua participação como uma parte essencial no todo. É gerada basicamente através de um sentimento de solidariedade.

Condições para a formação do vínculo da corresponsabilidade Informação Julgamento Coesão Ação Continuidade

A prática educativa Ação Gerar e manter um ambiente de interlocução – prática dialógica Fornecer constantemente informação especializada capaz de gerar, com os públicos, informação qualificada (como produção coletiva)

Que estratégias de comunicação são necessárias para envolver os públicos em temas relativos à educação?

“A comunicação verdadeira não nos parece estar na exclusiva transferência ou transmissão do conhecimento de um sujeito a outro, mas em sua co-participação no ato de compreender a significação do significado.” Paulo Freire

Comunicação e Mobilização Social Márcio Simeone Henriques Universidade Federal de Minas Gerais 1º. Seminário Internacional sobre Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. Fortaleza, outubro de 2011 mobiliza@ufmg.br