Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Proposta para formação continuada
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
Ana Luiza Barbosa Maciel (Uergs) Roselei da Silva (Uergs)
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
OS OLHOS Portfólio Supervisora bolsista: Marcia Lima
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
UNIDADE - LITORAL NORTE UTILIZAÇÃO DE PSEUDÔNIMOS NA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE IDENTIDADE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA A PARTIR DE LABORATÓRIOS DO PIBID NA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
4º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Os animais em extinção Projeto do Maternal II B – Tarde Professoras: Cloê Arantes e Marina Toti.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Trabalhando o lúdico através de sucata Bolsistas: Jayne P.Savedra e Sandy MA Bonatti Escola de Educação Infantil Criança Feliz- Osório/RS Berçário I.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Docência na Educação Infantil: Vivências com os Bebês.
Bolsistas :Jayne Savedra e Sandy Bonatti
Transcrição da apresentação:

Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva PRATICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA COM BEBÊS : E.M.E.I. CANTINHO DA ALEGRIA – OSÓRIO – RS Sandy Mary Azevedo Bonatti Taiana Valêncio da Silva Co-orientadora: Carolina Gobbato Orientadora: Dolores Schussler Professora Supervisora: Dorizete Hilário INTRODUÇÃO Este trabalho é uma proposta de atividades de iniciação à docência, que integram o subprojeto PIBID-UERGS Litoral Norte. Trata das atividades que pretendemos realizar na sala do Berçário I da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria localizada no município de Osório. Baseado nas observações e acompanhamento das rotinas na escola e do trabalho pedagógico que fizemos na turma, durante o 1º semestre de 2014, sentimos a necessidade de trabalhar os sentidos e as sensações com os bebês. Para poder elaborar um planejamento dirigido aos bebês primeiro é preciso pensar o bebê como alguém que aprende ativamente, por isso precisa de autonomia e de respeito. Temos como especificidade provocar a manipulação dos objetos de diferentes texturas e formas, observando suas características e possibilidades de manuseio, e reações das crianças em cada estimulação. Palavras-chave: Berçário. Sensações. Bebês. Sentidos. METODOLOGIA As atividades propostas terão duração de nove semanas, com diversas atividades estimuladoras dos sentidos. Pretendemos iniciar com a apresentação e exploração dos cestos dos tesouros e trilha dos sentidos. E a partir disso realizar brincadeiras com balões coloridos; caixas e potes plásticos: escalar, empurrar, enfileirar; Massinha de modelar comestível e tinta comestível; Manipulação de brinquedos e materiais sonoro; Manuseio de livros e imagens; identificação da própria imagem através do espelho e fotos; Comer e explorar gelatina. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Ao final dessa proposta de trabalho esperamos promover aprendizagens significativas por meio das descobertas de novos objetos e texturas, estimulando os cinco sentidos e a socialização entre os bebês através de atividades lúdicas e de experimentação de diversos materiais. Deverá ser considerado o desenvolvimento motor, o interesse, a interação dos alunos e os avanços conseguidos pelos mesmos. OBJETIVO Nossos objetivos serão, promover aprendizagens significativas por meio das descobertas de novos objetos e texturas , estimulando os cinco sentidos e a socialização entre os bebês. REFERÊNCIAS ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.   GOLDSCHMIED, E. JACKSON, S. Educação de 0 a 3 anos O atendimento em Creche. Ed. Artmed, 2ª Edição. MAJEM. T.; ÒDENA, P. Descobrir Brincando. Trad. Suely Amaral Mello e Maria Carmem Silveira Barbosa, Ed. Autores Associados, Campinas, SP, 2010. Sandy Mary Azevedo Bonatti – Discente e Bolsista de Iniciação à Docência do Pibid 2014 – Uergs Pedagogia – Unidade Litoral Norte – Osório RS Taiana Valêncio da Silva - Discente e Bolsista de Iniciação à Docência do Pibid 2014 – Uergs Pedagogia – Unidade Litoral Norte – Osório RS Carolina Gobbato –Docente Uergs Pedagogia. Dolores Schussler –Docente Coordenadora de Área Pibid 2014 – Uergs Pedagogia. Dorizete Hilario -Professora Supervisora do Pibid 2014 – Uergs- Pedagogia na Escola Cantinho da Alegria em Osório.