ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

A prova ENADE 2006 terá como referência o perfil do profissional, com sólida formação técnico - cientifica, fundada em valores de responsabilidade social,
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FACULDADE METROPOLITANA
Orientação – acesso ambiente virtual
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Caderno de Exercícios Os exercícios a seguir devem ser respondidos com base na leitura do conteúdo disponível no link Pré-curso (arquivo pré-curso 2011.ppt.
Como Acessar. Como Acessar Na página que irá abrir, procure pela “Área de Estudo do Aluno” Site do Portal RL Clique em “Turmas a Partir de 2013”, neste.
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Simone Braz Ferreira Gontijo
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Rede Romano de Educação
Provas Terceirão Você está recebendo um caderno com um total de 10 questões por disciplina, sendo 9 múltipla escolha e 1 somatória ou aberta Verifique,
ENCONTRO COM CALOUROS – 2014/1
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Tipos.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Disciplina: Prática Profissional II
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
ENADE Redes e ADS.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Oficina de Apropriação de Resultados
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO D0S ESTUDANTES PEDAGOGIA 2014
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Sistemas de Informações Gerenciais
Marketing de Relacionamento CARLOS FREIRE –
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras.

APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Questionário do Estudante Enade
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1 Caderno de Exercícios Os exercícios a seguir devem ser respondidos com base na leitura do conteúdo disponível para o Pré-curso (Hotsite PQRS2012 – Capacitação.
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Competências Profissionais
Conscientização sobre a importância do SARESP
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Oficina de Divulgação de Resultados
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas CARLOS FREIRE –
Assessoria de Avaliação Institucional
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
AVALIAÇÃO FORMATIVA 3.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas

Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares; as habilidades e competências para a atualização permanente; os conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento. Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar:

Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Data: 8/11/ hs de duração; Componentes de formação geral comum aos cursos de todas as áreas; 8 questões de múltipla escolha; 2 questões dissertativas; Componentes de formação específica em Administração; 27 questões de múltipla escolha; 3 questões dissertativas; A prova

Tomará como referência o perfil de um profissional: com sólida formação técnico-científica fundada em valores de: responsabilidade social; justiça e ética profissional; com visão crítica e estratégica; comprometido com a sociedade em que vive. Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009 Em caso de dúvidas, escolha sempre a alternativa que lhe pareça mais ética

Informações Gerais para os Estudantes

Informações Gerais Site do INEP contém link com as informações necessárias: manual do ENADE 2009 portarias do INEP provas anteriores as últimas de Administração foram em 2006 e 2003 (Provão) gabaritos e Padrões de resposta

Portaria Inep n. 122 de 24/6/2009

Das Responsabilidades dos Estudantes Manual do ENADE 2009 (Item V, p. 17 a 20)

Responsabilidades dos estudantes Item contém informações sobre: conteúdo do cartão do estudante; procedimentos para estudantes com mais de um curso superior; como proceder caso não receba o cartão do estudante; preenchimento do questionário socioeconômico; acesso ao boletim de desempenho; atendimento especial. Leitura obrigatória !!!!!!!!

Responsabilidades dos estudantes No dia da prova : Chegar pelo menos 45 minutos antes: localizar sala; assinar lista de presença; Importante: levar documento de identificação; Importantíssimo: Quem chegar atrasado não faz prova. Se houver pendência com a prova o aluno não recebe o diploma !!!

Responsabilidades dos estudantes Durante a prova : ler as orientações gerais da prova antes de iniciar a leitura das questões; ler com atenção os enunciados das questões; Em muitas questões, a resposta pode estar no enunciado!!! cuidado com a qualidade de sua letra nas questões discursivas; resolver primeiro as questões de múltipla escolha que considerar mais fáceis; revisar a prova antes de entregar.

A Prova de 2006

Prova de 2006 Orientações gerais da primeira página

Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam mais de leitura atenta e raciocínio lógico

Alternativa A: sem correspondência

Alternativa B: sem correspondência

Alternativa C: sem correspondência

Alternativa D: sem correspondência

Alternativa E = correta

todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (ao conteúdo dos quadros); conhecimento dos diversos tipos de sinais de pontuação (interrogação, exclamação, ponto final); leitura e entendimento do texto;

Não !!

Alternativa B = correta

todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão (a figura faz parte do enunciado); as habilidades requeridas para responder a questão são: atenção (na visualização da figura); leitura e entendimento do texto.

Eliminação – 6 hs Absorção – 1 h Falso !

verdadeiro !

todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; As habilidades requeridas para responder a questão são: leitura e entendimento do texto entender a representação em dois eixos

Afirmação falsa ! Os equipamentos da MC são mais novos

Afirmação falsa ! O concorrente vem diminuindo o percentual de participação no mercado

Afirmação falsa. Existe estabilidade na rentabilidade do setor Esta parte é verdadeira. Mas a frase toda é falsa !!

Afirmação falsa. Se fosse verdadeiro, a margem da MC seria maior que a do concorrente Conceito utilizado: Preço de venda = custo variável + margem de contribuição

Afirmação verdadeira Alternativa C é a correta

todas as informações necessárias para avaliar as afirmações estão no enunciado da questão; as habilidades requeridas para responder a questão são: entender termos (produção, finanças e marketing) como: -% de participação do mercado; -margem de contribuição (Preço de venda = custo variável + margem de contribuição); -idade média de equipamentos; -custo de produção; conceitos de lucratividade; leitura de tabelas com duas entradas.

1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

1.200 – 200 = – 500 = 500 extensões  500 x 20 = fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

1.200 – 200 = – 100 = 900 tomadas  900 x 3 = fios Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada

1.200 – 200 = 1000 Necessário apenas 1000 conjuntos extenção-tomada 1000 – 500 = 500 extensões  500 x 20 = fios 1000 – 100 = 900 tomadas  900 x 3 = fios = fios – 2000 = fios

necessário conhecer a representação de árvore de estrutura de componentes; necessário entendimento lógico da questão; necessário entender conceitos de estoque e saldo em estoque; as operações para calcular a resposta correta são simples (adição, subtração e multiplicação).

Alguns exemplos de questões de múltipla escolha cujas respostas dependiam de conhecimento teórico

Comentário: A resposta exige conhecimento de teorias da administração contemporânea

Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas de administração de Recursos Humanos

Comentário: A resposta exige conhecimento das teorias básicas sobre marketing e comportamento do consumidor

Exemplo de questão dissertativa

Atenção ao limite de linhas para escrever a resposta

Padrão de resposta esperado Comentário: A resposta exige conhecimento das características e funcionalidades de um sistema ERP (disciplinas de Sistemas de Informações e Inteligência de Negócios)

Finalmente, não falte no dia de prova; em caso de dúvida, procure a Coordenação do curso; lembre-se: Uma boa nota no ENADE valoriza seu diploma. Faça a prova com muito cuidado e atenção.

Uma excelente prova a todos!