PORTIFÓLIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Programa aluno pesquisador
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Educação Ambiental - GPEEA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rotina na Alfabetização:
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UEPB – GEOGRAFIA Escola Estadual de Ensino.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Lisiane Albrecht Thaís Rocha dos Santos Érica Stéfany Pimenta Figueira
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Orientador (a): Eronides Câmara de Araújo (UFCG)
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Subprojeto: Geografia
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Viviane Paiva dos Santos – ID
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vnessa Freitas. Análises dos bairros de Campina Grande-PB.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUB-PROJETO DO DEPARTAMENTO DE.
ESCOLA ESTUDUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO DO DEPARTAMENTO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

PORTIFÓLIO

Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campina Grande-PB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia Bolsista: Fernando Florencio da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro da Silva Escola Participante: São Sebastião Turno: Tarde

Sumário INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA HISTÓRICO INTERVENÇÕES CONSIDERAÇÕES FINAIS

INTRODUÇÃO O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB está presente na E. E. E. F. M. São Sebastião, 2014, que localiza-se no bairro alto branco na cidade de Campina Grande-PB. O objetivo deste programa é contribuir para o desenvolvimento dos alunos de graduação em licenciatura, de forma que, antes mesmo de se formarem possam iniciar a prática docente em escolas públicas, por meio de intervenções e projetos planejados com professores titulares, aumentando ainda mais os resultados em sala de aula.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

HISTÓRICO A Escola do Conjunto Social São Sebastião foi fundada pelo Pe. José Bonifácio no dia 04 de março de 1963, conforme Estatuto Publicado em Diário Oficial do estado, de 14 de Setembro de 1965. Nesta época, além da escola, funcionavam, no mesmo prédio, uma cooperativa, uma escola de arte-culinária da fundação José Américo de Almeida, bem como um artesanato, um ambulatório, um clube social e teatro.

INTERVENÇÕES ENSINO DE GEOGRAFIA: A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL COMO UM RECURSO DIDÁTICO (PROJETO).

INTRODUÇÃO A TEMÁTICA CLIMAS. DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO Discutindo as diferenças entre TEMPO e CLIMA. Ao final solicitamos uma pesquisa sobre a indústria da seca com o propósito introdutório sobre as questões do SEMIÁRIDO.

A BIBLIOTECA

DESNVOLVIMENTO UM ESPAÇO DIFERENTE ONDE EMANA INFORMAÇÃO: A BIBLIOTECA. NESTA AULA A DISCUSSÃO FOI SOBRE O PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NATURAL E COMO A AÇÃO DO HUMANA PODE ACELERÁ-LO. FORAM UTILIZADOS RECURSOS COMO: MAPAS, ATLAS, LIVROS, ETC.

DESENVOLVIMENTO A partir da discussão sobre os processos de desertificação, ampliamos o conhecimento sobre os fatores climáticos que influenciam os diferentes climas, tais como altitude, latitude, continentalidade, entre outros. Em seguida, abrimos as discussões sobre possíveis soluções para amenizar as consequências da seca no nordeste brasileiro. Os alunos foram muito participativos, destacando suas opiniões. Foi verificado também, a participação de alguns alunos que anteriormente se mostravam um pouco “apáticos”, mostrando um relativo crescimento de suas posições criticas a respeito das temáticas propostas, dando suas opiniões e indagando situações que por sua vez se mostram frequentes no cenário político e social do Brasil, mais especificamente da Região Nordeste. Ao final fizemos uma relação sobre o que foi discutido, com os trabalhos sobre a “indústria da seca”. E solicitamos mais uma pesquisa sobre o “Projeto um milhão de cisternas”.

DESENVOLVIMENTO O SEMIÁRIDO EM QUESTÃO NESTA ETAPA DISCUTIMOS ALGUMAS CARACTERISTICAS FÍSICAS E SOCIAIS DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O LUGAR, ALÉM DAS POSSIBILIDADES DE CONVIVÊNCIA NESTA REGIÃO.

DESENVOLVIMENTO O CORDEL É UM ÓTIMO RECURSO! APRESENTAÇÃO, DEMOSNTRAÇÃO E SUJESTÃO PARA LEITURA DE ALGUMAS LITERATURAS DE CORDEL NA SALA.

DESENVOLVIMENTO A UTILIZAÇÃO DO CORDEL NA AULA: DISCUTINDO O SEMIÁRIDO. É NESTA ETAPA EM QUE AS DISCUSSÕES TORNAM-SE POSSÍVEIS ATRAVEZ DA LEITURA DE ESTROFES DA LITERATURA DE CORDEL E ESPOSIÇÃO DAS IDEIAS DOS ALUNOS.

DESENVOLVIMENTO O CONHECIMETO COTIDIANO TAMBÉM É IMPORTANTE! Conforme o andamento do projeto, procuramos despertar a capacidade crítica dos discentes para exporem suas opiniões sobre a temática, com intuito no desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO Outro recurso didático: vídeo Tendo em vista ampliar o conhecimento a cerca da temática buscou-se utilizar outros recursos disponíveis além da literatura de cordel, neste dia a aula foi desenvolvida a partir da análise do documentário Colher água, plantar vida ASA (Articulação no Semiárido).

ENSINO DE GEOGRAFIA: SEM AULA DE CAMPO NÃO DÁ!

VISITA AO MUSEU DE ARTE POPULAR DA PARAÍBA “0 MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS” O objetivo de nosso estudo no Museu de Arte Popular d Paraíba conhecer um dos maiores acervos de literatura de cordel da américas, e todos os objetos da cultura nordestina que estão disponíveis no Museu

CORDÉIS

CULTURA E TÉCNOLOGIA

MUSEU DO ALGODÃO No Museu do Algodão o objetivo foi observar a importância historiográfica do algodão para a cidade de Campina Grande-PB, que por um determinado período dominou a indústria da cidade, principalmente com a chegada do trem em 1907.

Maquinário

CONHECENDO O CICLO DO ALGODÃO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS (2° INTERVENÇÃO)

Aulas expositivas argumentativas sobre a temática proposta. Aulas expositivas argumentativas sobre a atmosfera e as massas de ar que influenciam o clima brasileiro, a partir de visualizações de mapas. Aulas expositivas argumentativas sobre a degradação do meio ambiente e poluição ambiental, a partir de analise vídeo. Aula expositiva argumentativa sobre efeito estufa e aquecimento global, a partir de analise de vídeo.

APRESENTAÇÕES: UMA LINHA TÊNUE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O POPULAR

Apresentação dos trabalhos em forma de maquete, vídeos e painéis, sobre as temáticas que foram estudadas. A observação in loco da turma é de extrema importância, pois a partir de uma analise é possível conhecer aptidões que alguns alunos possuem, e a partir dessas aptidões, desenvolver trabalhos avaliativos que melhor se adequem ao educandos. Nesta perspectiva propomos diversas formas avaliativas para que os alunos apresentassem seus conhecimentos, tais como: maquete, vídeo e painel.

EFEITO ESTUFA: MAQUETE A maquete do efeito estufa funciona como uma pequena estufa e demonstra de uma maneira simples que o líquido retido dentro da estufa aquece muito mais rápido do que o que está do lado de fora, essa simulação retrata praticamente o mesmo esquema Sol-Atmosfera.

AQUECIMENTO GLOBAL: PAINEL A apresentação em painel foi feita a partir de cartolina e desta forma os alunos puderam expor através de figuras seus conhecimentos sobre o aquecimento global.

POLUIÇÃO AMBIENTAL: VÍDEOS Ambos os vídeos retratam a problemática da poluição ambiental que compõem: poluição do solo; da água; e do ar. As imagens foram feitas na cidade de Campina Grande – PB, cidade onde grande parte da turma reside, o que torna os vídeos mais interessantes, pois há uma maior relação do conteúdo ao cotidiano vivenciado pelo discente. Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=LZpC7FCMycw Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=LJttEyIxgzM&feature=share

CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência adquirida a partir do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, demonstra que é de extrema importância a inserção na escola, antes mesmo de terminar o curso, para o licenciando, desde que tenhamos as dividas instruções e um acompanhamento adequado, desta forma pude aprender muito sobre a realidade escolar e desenvolver ainda mais as aprendizagens adquirida na universidade.