PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA

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Transcrição da apresentação:

Trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: foco leitura e produção de texto

PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA A) Os conhecimentos prévios dos alunos são o ponto de partida para novas aprendizagens significativas- (partir de situações problematizadoras)  B) A aprendizagem não é apenas um processo cognitivo. Quando aprendemos nos colocamos de forma global no processo. Da mesma forma, o resultado da nova aprendizagem nos traz mudanças globais e não apenas acúmulo de informações. C) O interesse não é algo dado e sim construído (envolvimento afetivo/emocional). Para que a atividade a ser desenvolvida tenha sentido para quem a desenvolve é preciso que esta pessoa saiba para que está fazendo a tarefa; qual a sua finalidade; com que outra coisa pode relacioná-la. D) Os conteúdos disciplinares são instrumentos para a compreensão da realidade – Temas Transversais = centro das atuais preocupações sociais.

Para compreender, interpretar, atuar sobre a realidade é necessário dispor de instrumentos que permitam resolver os problemas surgidos pelas relações homem x realidade. As disciplinas constituem os problemas surgidos ao longo da história. Dessa forma, as disciplinas só podem ser úteis se deixarem de ser um fim em si mesmas e servirem de instrumentos que permitam a solução de problemas que a realidade e atuação sobre ela colocam. O papel das disciplinas é fundamental como objeto de estudo, mas não na perspectiva de serem vistas como verdades absolutas, mas sim como instrumentos para melhor compreensão e intervenção no mundo.

A inserção de temas transversais na proposta curricular vem na perspectiva de tirar as disciplinas de suas “torres de marfim” e impregná-las de vida cotidiana, de realidade em suas múltiplas dimensões. Os temas transversais entendidos como os temas que são o centro das atuais preocupações sociais, devem ser o eixo em torno do qual as temáticas das preocupações sociais devem girar. A vinculação entre os temas transversais e os conteúdos curriculares dá um sentido a esses últimos e os faz aparecer como instrumentos culturais valiosíssimos para aproximar o científico do cotidiano.

Orientando para o trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: foco leitura e produção escrita

Fases na construção e desenvolvimento do trabalho interdisciplinar: Perfil da turma (diagnóstico/mapeamento) Justificativa do trabalho com tema proposto Objetivos ou intenções educativas As intenções educativas são fundamentais porque norteiam a intenção. Não podem ser terminais, são processuais.

1) Problematização (elemento detonador e norteador do trabalho) 1) Problematização (elemento detonador e norteador do trabalho). Transformação do tema em problema. a) Busca de um elemento que suscita um problema e o desejo de estudá-lo. (Filme, fotografias, manchetes, excursão, peça teatral, um texto, outros). b)Sondagem/Problematização Inicial Planejar a problematização é mais que levantar perguntas. É também pensar num disparador. É levantar todas as possibilidades de intervenção para que o tema constitua num PROBLEMA. O elemento detonador do trabalho nunca pode estar deslocado da problematização.

Palavras mágicas norteadoras do processo: O quê / Por quê / Para quê / Quem / Onde / Como / Quanto / Quando. c) Registro das questões levantadas pelos alunos sobre o que gostariam de saber sobre o assunto em questão. d) Recorte temático: agrupamento dos aspectos a serem estudados, observando os eixos norteadores do trabalho.

Habilidades e capacidades e) Possíveis ações e formas de registro (registram-se algumas. As demais advêm no decorrer do processo). O que queremos saber Para que Como vamos aprender Recortes temáticos Habilidades e capacidades Ações/atividades

Desenvolvimento e Planejamento semanal As habilidades/capacidades são apontadas e desenvolvidas, utilizando-se de conteúdos necessários como instrumentos na busca de respostas para os problemas – (foco leitura e produção escrita). Dias da semana/Data Habilidades/ Capacidades Ações/Atividades Recursos humanos e materiais Tempo de duração 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

(feira, teatro, exposição de painéis, outros). 3) Avaliação 2) Síntese Demonstração do que aprenderam no decorrer dos estudos e ao final encerramento (feira, teatro, exposição de painéis, outros). 3) Avaliação Processual – Durante o trabalho através da leitura, produção textual (coletiva e individual de relatórios, entrevistas, cartas, manchetes/reportagens, dramatização, letra de música, listas, painéis, pintura, recorte e colagem, outras conforme a proposta de trabalho. Observação: Selecionar um texto. Ex. Gripe suína com base nos indícios textuais levantar questões para as quais gostariam de encontrar respostas no texto.