Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)

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Transcrição da apresentação:

Organizações, Sistemas e Métodos (OSM) Carolina Palace Cardoso Residente de Administração – HU/UFJF residecoadm.hu@ufjf.edu.br 1

Organização, Sistemas e Métodos é uma área da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. É reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos) 2

Para Oliveira (2005, p.478), a responsabilidade básica desta área é a de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. O objetivo é o de criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento de processos e solucionar problemas. 3

A Organização no sentido sistêmico ou no sentido puro da atividade de OSM é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da Empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade. Quanto ao Método, de forma mais prática, seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante. 4

Os Sistemas podem ser conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas, que trabalhados geram informações necessárias ao processo decisório da Empresa. Ele trabalha tanto as informações processadas no computador, quando as processadas manualmente. 5

Evolução da Área Dentro dos princípios da Escola Clássica de Administração, o pioneirismo ditava o desenvolvimento dos métodos de trabalho a serem cumpridos rigidamente por seus executores, dando ênfase, exclusivamente, à forma de se fazer o trabalho e à forma final do produto. A função da área de OSM era voltada para o desenvolvimento de um sistema "entre quatro paredes" para as várias unidades organizacionais da Empresa, às quais cabia a implantação. 6

A prática mostrou ser inviável esta forma de atuação uma vez que não havia comprometimento das unidades com o sistema implantado; os empregados não se sentiam parte integrante da Empresa uma vez que não eram ouvidos; choque de poder entre as unidades. Na atualidade, analisa-se o homem como peça fundamental do processo, estuda-se o comportamento das funções e o comportamento do indivíduo. 7

Assim, as normas ou métodos de trabalho deixam de ser trilhos rígidos e passam a ser trilhas orientadoras. Abre-se espaço para a criatividade e para as metas desafiadoras, jogando-se com estes mecanismos motivacionais para o atingimento dos propósitos da Organização, aliado ao desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados. Atualmente é considerado ideal que os sistemas sejam desenvolvidos "pelas" várias unidades organizacionais usuárias, sob a atuação efetiva do princípio sistêmico da área de Sistemas, Organização e Métodos. 8

O&M Assistência RH Contratos Financeiro Compras Almoxarifado Faturamento MKT Contabilidade 9

Esta filosofia de atuação propicia, entre outros aspectos: melhor entrosamento entre as unidades organizacionais usuárias de um sistema; maior qualidade do sistema, pois os próprios usuários estarão atuando; menor nível de resistência à aceitação do sistema, pois os usuários o conhecem desde o início do desenvolvimento; maior nível de conhecimento e treinamento automático dos usuários do sistema; menor custo no desenvolvimento e implementação do sistema. 10

Metodologia A metodologia do trabalho de O&M consiste na realização de um diagnóstico também chamado da Análise Administrativa. Suas fases são: identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento. 11

A área de OSM desenvolve os trabalhos de: Estrutura Organizacional Projetar a criação, união ou eliminação de unidades, bem como acompanhar a respectiva execução. Descrever e definir o objetivo e as funções de cada uma das unidades organizacionais. Elaborar, emitir e divulgar as normas, regulamentos e manuais necessários. 12

Racionalização do Trabalho Definir a movimentação de documentos Racionalização do Trabalho Definir a movimentação de documentos. Modificar os métodos de trabalho através da análise e criação de formas alternativas. Definir os formulários e demais instrumentos que acompanhem e complementem as soluções operacionais, administrativas , funcionais adotadas. Fazer pesquisas sobre evoluções tecnológicas que possam ser utilizadas pela empresa em suas áreas. 13

Desenvolvimento Organizacional Estudar e definir os ciclos organizacionais. Analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional. Avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos. 14

Análise de viabilidade econômica no desenvolvimento de sistemas. Controle de Sistemas Análise de viabilidade econômica no desenvolvimento de sistemas. Elaboração de cronogramas físico/financeiro/pessoal para desenvolvimento. Avaliação de equipamentos, instrumentos e ferramentas à disposição. 15

Sistemas de Informação Análise e definição da amplitude dos níveis organizacionais contemplados. Definição e estruturação das atividades dos sistemas de informação para integração e planejamento das informações gerenciais. Definição e estruturação das informações visando proporcionar flexibilidade e respostas rápidas à tomada e ao apoio à decisão. 16

Consultoria Externa Acompanhamento e eventual participação nos contratos com consultores (ou analistas) externos. Controlar os serviços prestados por terceiros em sua área de atuação, qual seja OSM. 17

Resultados Quantitativos Aumento da produção com o mesmo tempo de trabalho; Mesmo volume de produção com menor tempo de trabalho; Aumento de produção com o mesmo número de empregados; Mesmo volume de produtos com o menor número de empregados. (Segundo Sinclayr Luiz, 1991, pág 156) 18

Resultados Qualitativos Melhor qualidade do produto do ponto de vista técnico; Maior precisão; Maior rapidez e pontualidade; Maior homogeneidade do produto. (Segundo Sinclayr Luiz, 1991, pág 156) 19

OSM é usada no âmbito geral como uma função que diagnostica males administrativos e depois os cura. Isto, é claro, tem uma importância primordial mas a analogia suporta, ainda, maior ampliação, à medida que a unidade de OSM, tal como a prática médica, se ocupa tanto da prevenção como da cura. 20

Assim, em algumas organizações, a unidade de OSM existe como um serviço de permanente revisão crítica de áreas administrativas inteiras. Essa crítica revelará "problemas", sem dúvida, mas dedicará seu tempo a preparar a administração para fazer face a condições e requisitos que são freqüentemente alterados, a examinar funções que estão operando satisfatoriamente mas necessitam de uma reorientação para o futuro. 21

Nota-se uma tendência atual no sentido de, cada vez mais, enriquecer a função da área de OSM, que é compatível e acompanha a evolução e sofisticação do meio ambiente onde a empresa se insere. 22