O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração da Produção e de Operações
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Gerenciando o marketing
VENDAS Onde a estratégia se materializa
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
FUNDAMENTOS DE MARKETING
IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
As Cinco Forças Competitivas
Ameaça de Novos Produtos ou Serviços Ameaça de Novas Empresas Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidades entre Competidores Existentes Poder de Barganha.
Tipos de Processos Produtivos
Aula 5 – Administração de Marketing
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
SETORES DA ECONOMIA.
Marketing de Varejo.
Administração da Produção I
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Estratégia de Produção
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Processos em Manufatura e Serviços
Função Produtora.
Conceitos Básicos de Estoques
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Fontes de Financiamento
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Administração da produção II
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II O Marketing como ele é Muito mais do que um departamento ou uma gerência Estratégia geral de atuação Visão.
Marketing de Serviços Prof.a Sandra Lima.
Função da Administração:
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Contabilidade Gerencial
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
1 Programação da Produção I ENG de setembro O Projeto da rede de suprimentos Cap. 6 PROFa. Giovana Savitri Pasa
E-commerce e E-business
Objetivos fundamentais das organizações definição de estratégias
Administração Operacional da produção
Sistemas de Informação para Operações
As Cinco Forças Competitivas
CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Sistema Econômico / Organização Econômica
Empreendedorismo ________________________________________
AMBIENTES DE MARKETING
Empreendedorismo “Imprendere”
Estratégias de Ponto Aula 10.
Estratégia Empresarial
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Universidade Estadual do Piauí João Airton Santos Porto
1 Programação da Produção I ENG de agosto Administração da produção Cap. 1 PROFa. Giovana Savitri Pasa
Disciplina: Organização do Trabalho
DISTRIBUIÇÃO Ana Virgínia.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Administração de Atacado, Varejo e Logística
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Dez 2008/Jan-Dez 2007.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Transcrição da apresentação:

O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos, têm propriedades que lhe são peculiares, mas compartilham outras propriedades com todos os sistemas abertos.

O que são as empresas Estas propriedades incluem a importação de energia do ambiente, a transformação da energia importada em alguma forma de produto que é característica dos sistema, a exportação desse produto para o ambiente e a renovação de energia para o sistema, de fontes que existem no ambiente.

OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977) INPUT OUTPUT PROCESSO Figura 1: Representação dos sistemas Os problemas organizacionais são os INPUTS colocados num mecanismo ou processo de solução de problemas (figura 2), que produz soluções organizacionais como OUTPUTS. (Young, 1997)

PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS OS SISTEMAS SÃO TIPICAMENTE REPRESENTADOS PELO SEGUINTE FLUXOGRAMA (Young, 1977) PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS PROCESSO SOLUÇÕES ORGANIZACIONAIS Figura 2: Processo de solução de problemas As empresas são organizações destinadas a produzir bens, serviços ou ambos. Fazem isto num processo de transformação (figura 3), pela utilização dos recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir OUTPUTS: bens e serviços. (Slack et al., 1997)

Recursos transformados Inputs Materiais Informações Consumidores Ambiente INPUT OUTPUT PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO BENS E SERVIÇOS Instalações Pessoal Ambiente Recursos de transformação Figura 3: Modelo de transformação dos recursos organizacionais

Para realizar esse processo de transformação, as empresas são constituídas de várias funções que, integradas entre si e em constante interação com o ambiente onde estão inseridas, buscam atender às necessidades e expectativas dos seus clientes. (Figura 4)

Fatores tecnológicos Fatores científicos Fatores econômicos Fatores políticos Fornecedores ORGANIZAÇÃO Consumidores Concorrentes Regulamentadores Fatores sociais Fatores demográficos Fatores ecológicos Fatores culturais Figura 4: Administração: princípios e tendências, Lacombe e Heilborn, 2003

RECURSOS RESULTADOS O QUE SÃO EMPRESAS ? Informação e conhecimento Lucro SISTEMA DE OPERAÇÕES Satisfação do consumidor Pessoas Acionistas e stakeholders Recursos Materiais

INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES Lucro, sobrevivência, prosperidade Empreendedor Empregados Empregos, remuneração Capacidade de pagamento e novos negócios Fornecedores Disponibilidade, qualidade, preço Clientes

INTERESSADOS NA EMPRESA x INTERESSES Investidores Retorno do investimento Qualidade de vida, padrão de vida Comunidade Governo Impostos

TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: produzem bens de consumo ou bens de produção por meio da transformação de matérias-primas em mercadorias ou produtos acabados. As que produzem bens de consumo, oferecem seus produtos aos consumidores finais ...

TIPOS DE EMPRESAS Empresas industriais: ... As que produzem bens de produção geralmente são fornecedoras de outras empresas industriais ou comerciais.

Exemplos de bens produzidos por empresas industriais BENS DE CONSUMO BENS DE PRODUÇÃO automóveis, motos, produtos farmacêuticos e veterinários; material elétrico e de comunicação; papel e papelão, produtos alimentares, couros, peles e similares; matérias-primas químicas e plásticas; mobiliário, fumo, perfumaria, bebidas. máquinas e equipamentos de produção.

TIPOS DE EMPRESAS Empresas comerciais: vendem mercadorias ou produtos acabados diretamente ao consumidor (varejo) ou àquelas que compram do produtor para vender ao varejista (atacado).

Exemplos de bens produzidos por empresas comerciais COMÉRCIO VAREJISTA COMÉRCIO ATACADISTA supermercados, lojas de roupas; produtos alimentícios; restaurantes; ferragens; móveis e artigos de decoração; roupas e vestuário. lojas de veículos e acessórios; joalherias e relojoarias.

TIPOS DE EMPRESAS Empresas de prestação de serviços: oferecem serviços especializados, como transporte, saúde, comunicação. Produzem atividades profissionalizadas.

Exemplos de empresas prestadoras de serviços soluções em redes de computadores alojamento e alimentação bancos e financeiras escolas e universidades médicos, dentistas, psicólogos, advogados transportes agências de propaganda e publicidade administração de imóveis e valores imobiliários hospitais e clínicas médicas consultores professores mecânicos, eletricistas e encanadores