CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Plano de Trabalho Docente
XI fórum fapa - conhecimento fazendo a diferença
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CRITICAL LITERACY.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Educação no contexto do Trabalho
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Disciplina: Estágio Supervisionado I
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal do Amapá
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Replicação Metas Curriculares de Português
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
CIED I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO Grupo de Estudos do Discurso da Universidade de São Paulo Linguística Textual: LINGUÍSTICA TEXTUAL:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
A Arte na Literatura de Cordel
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Etapas de uma sequência didática
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Pratica como componente
1ª Formação de Professores Coordenadores
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Transcrição da apresentação:

CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio LINGUA INGLESA Bibliografia Específica Prof. Márcia Costa Bonamin bonamin@uol.com.br

PERFIL DA BIBLIOGRAFIA a) CONCEPÇÃO DE LÍNGUA - OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306 Capitulo que aborda os gêneros do discurso como base da comunicação em sociedade.

PERFIL DA BIBLIOGRAFIA B) ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM/O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E OS SABERES ESCOLARES SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Caderno de orientação didática: referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental da área de Inglês. São Paulo: SME/DOT,2007. Disponível em: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br Parâmetros para o desenvolvimento da interpretação de textos orais e escritos em contextos escolares

PERFIL DA BIBLIOGRAFIA B) ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM/O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E OS SABERES ESCOLARES SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental II – Inglês.São Paulo: SME/DOT, 2007. Disponível em: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br Diretrizes que enfocam abordagens e temáticas orientativas para o desenvolvimento do ensino de língua inglesa no ensino fundamental II

CONCEITOS CHAVES CONCURSOS 2007 2009 PCN’S Abordagem Sociointeracional (Vygotsky) Pedagogia da Autonomia (Freire) Gênero (Bakhtin) Leitura Leitura na Escola Publica Interação (professor/aluno/texto) (PCN’S) FOCO NO PROCESSO, NÃO NO PRODUTO (Vygotsky) PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FREIRE) GENERO (BAKHTIN) COMPETENCIA LEITORA CONSCIENCIA CRÍTICA DO ALUNO INTERAÇÃO (PROFESSOR/ALUNO/TEXTO)

CONCEITOS CHAVES CONCURSOS 2007 2009 O ensino de inglês na escola pública Identidade Professor Identidade do Aluno INCLUSÃO, SOCIALIZAÇÃO, AUTONOMIA DOCENTES TRABALHANDO EM CONJUNTO COMO E PORQUE TRABALHAR ATIVIDADES (ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR)

1 Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem TEMÁRIO 2007/2009 1 Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem 2 Currículos e Programas 3 Educação e Sociedade

PERFIL DA INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS 2004/2007/2009 Instituição Tradicional (45 anos) Cobra autores: -segundo Paulo Freire, Bahktin.... Tendências Foco na bibliografia: Ensino/Aprendizagem Competência Leitora Gênero (Bahktin)

PERFIL DAS PROVAS ESPECIFICAS 2004/FCC 2007/FCC 2009/FCC Prof. III 20 questões objetivas:, (10) em inglês - 2 sobre teoria -8 sobre gêneros variados 1 dissertativa em inglês sobre PCN’s e funções da linguagem Prof.II 40 questões objetivas em português Sist.Educ. (10) -Ens.Ingles (14) Estrategias Leit. (11) Gênero (05) 3 dissertativas únicas em português sobre decisões pedagógicas em sala de aula Prof. II / Médio 30 questões objetivas -Sist. Educ. -Ensino Inglês -Comp. Leitora -Gênero 3 questões dissertativas únicas em português sobre decisões pedagógicas em sala de aula

Professor Gramatical Sem conexão com a realidade CONCEITOS CHAVES NÃO SIM Professor Gramatical Sem conexão com a realidade Professor que trabalha Gêneros Conexão com a realidade do aluno e com a sociedade

Trabalho Solitário Individualista PROFESSOR NÃO SIM Trabalho Solitário Individualista Professor que trabalha com os pares e mediando o trabalho do aluno

GÊNEROS (cartas, contos, música) NÃO SIM Somente Exploração Sistêmica/Linguistica Texto como pretexto para ensino de gramática Contextualização (função social) Aspectos Estruturais

LEITURA EM LINGUA INGLESA NÃO SIM Decodificação -Inserção,Cidadania -Transformação Informação em Conhecimento -Inclusão: globalização