CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio LINGUA INGLESA Bibliografia Específica Prof. Márcia Costa Bonamin bonamin@uol.com.br
PERFIL DA BIBLIOGRAFIA a) CONCEPÇÃO DE LÍNGUA - OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306 Capitulo que aborda os gêneros do discurso como base da comunicação em sociedade.
PERFIL DA BIBLIOGRAFIA B) ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM/O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E OS SABERES ESCOLARES SÃO PAULO (Cidade). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Caderno de orientação didática: referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental da área de Inglês. São Paulo: SME/DOT,2007. Disponível em: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br Parâmetros para o desenvolvimento da interpretação de textos orais e escritos em contextos escolares
PERFIL DA BIBLIOGRAFIA B) ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM/O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA E OS SABERES ESCOLARES SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental II – Inglês.São Paulo: SME/DOT, 2007. Disponível em: www.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br Diretrizes que enfocam abordagens e temáticas orientativas para o desenvolvimento do ensino de língua inglesa no ensino fundamental II
CONCEITOS CHAVES CONCURSOS 2007 2009 PCN’S Abordagem Sociointeracional (Vygotsky) Pedagogia da Autonomia (Freire) Gênero (Bakhtin) Leitura Leitura na Escola Publica Interação (professor/aluno/texto) (PCN’S) FOCO NO PROCESSO, NÃO NO PRODUTO (Vygotsky) PEDAGOGIA DA AUTONOMIA (FREIRE) GENERO (BAKHTIN) COMPETENCIA LEITORA CONSCIENCIA CRÍTICA DO ALUNO INTERAÇÃO (PROFESSOR/ALUNO/TEXTO)
CONCEITOS CHAVES CONCURSOS 2007 2009 O ensino de inglês na escola pública Identidade Professor Identidade do Aluno INCLUSÃO, SOCIALIZAÇÃO, AUTONOMIA DOCENTES TRABALHANDO EM CONJUNTO COMO E PORQUE TRABALHAR ATIVIDADES (ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR)
1 Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem TEMÁRIO 2007/2009 1 Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem 2 Currículos e Programas 3 Educação e Sociedade
PERFIL DA INSTITUIÇÃO ORGANIZADORA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS 2004/2007/2009 Instituição Tradicional (45 anos) Cobra autores: -segundo Paulo Freire, Bahktin.... Tendências Foco na bibliografia: Ensino/Aprendizagem Competência Leitora Gênero (Bahktin)
PERFIL DAS PROVAS ESPECIFICAS 2004/FCC 2007/FCC 2009/FCC Prof. III 20 questões objetivas:, (10) em inglês - 2 sobre teoria -8 sobre gêneros variados 1 dissertativa em inglês sobre PCN’s e funções da linguagem Prof.II 40 questões objetivas em português Sist.Educ. (10) -Ens.Ingles (14) Estrategias Leit. (11) Gênero (05) 3 dissertativas únicas em português sobre decisões pedagógicas em sala de aula Prof. II / Médio 30 questões objetivas -Sist. Educ. -Ensino Inglês -Comp. Leitora -Gênero 3 questões dissertativas únicas em português sobre decisões pedagógicas em sala de aula
Professor Gramatical Sem conexão com a realidade CONCEITOS CHAVES NÃO SIM Professor Gramatical Sem conexão com a realidade Professor que trabalha Gêneros Conexão com a realidade do aluno e com a sociedade
Trabalho Solitário Individualista PROFESSOR NÃO SIM Trabalho Solitário Individualista Professor que trabalha com os pares e mediando o trabalho do aluno
GÊNEROS (cartas, contos, música) NÃO SIM Somente Exploração Sistêmica/Linguistica Texto como pretexto para ensino de gramática Contextualização (função social) Aspectos Estruturais
LEITURA EM LINGUA INGLESA NÃO SIM Decodificação -Inserção,Cidadania -Transformação Informação em Conhecimento -Inclusão: globalização