Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE – 2014.2.

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GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Transcrição da apresentação:

Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –

Gestão de Marcas Carlos Freire – Até agora vimos: 1.Branding 2.Brand Equity 3.Posicionamento de Marca 4.Elementos de Marca 5.Programas de Marketing

Gestão de Marcas Carlos Freire – Branding

Gestão de Marcas Carlos Freire – Branding É o processo de construção da Marca. Processo permanente. Só se concretiza quando se instala na mente do consumidor.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Brand Equity

Gestão de Marcas Carlos Freire – Brand Equity É o valor que a marca transfere para o produto ou serviço. Quanto maior o Brand Equity, maior o valor da marca.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Posicionamento de Marca É o que orienta a estratégia de marca para construção do significado da marca. Para sua definição deve avaliar: público-alvo, natureza da concorrência, conjunto da diferenciação (paridades e diferenças), atributos mais valorizados pelo mercado.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Posicionamento de Marca É o que orienta a estratégia de marca para construção do significado da marca. Para sua definição deve avaliar: público-alvo, natureza da concorrência, conjunto da diferenciação (paridades e diferenças), atributos mais valorizados pelo mercado.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Elementos da Marca São aqueles elementos que podem ser legalmente protegidos e servem para diferenciar e identificar a marca, suas funções são:. Aumentar alembrança;. Formar associações fortes, favoráveis e exclusivas;. Gerar julgamentos e sentimentos positivos sobre a marca.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Para definição dos elementos da marca deve-se: 1.Realizar testes de associação: que imagens vêm à mente quando em contato com a marca; 2.Testes de compreensão: facilidade de pronúncia; 3.Memória: facilidade de retenção do nome; 4.Preferência: entre várias opções

Gestão de Marcas Carlos Freire – Quanto mais eficientes os elementos da marca, menores os esforços de marketing para sua consolidação.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Do ponto de vista do “branding”ter elementos de marca eficientes significa tornar os consumidores mais envolvidos com a marca, pela criação de um relacionamento afetivo. Resumindo, tornar a marca relevante para o público alvo.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Dessas necessidades surgiu o conceito de Marketing Integrado. Ir além da publicidade e mesclar diversas atividades de marketing que reforcem a promessa da marca.

Gestão de Marcas Restaurante Oliven Garden Promessa: típica refeição italiana, comida fresca e simples, excelente taça de vinho, local agradável e familiar. Estratégia de Marketing Integrado

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Gestão de Marcas Restaurante Oliven Garden Promessa: típica refeição italiana, comida fresca e simples, excelente taça de vinho, local agradável e familiar. Estratégia de Marketing Integrado Pessoal – Gerentes - Itália Instituto de Culinária Toscana Workshops Vinhos Garçons Ambiente Típico da Toscana

Gestão de Marcas Restaurante Oliven Garden Promessa: típica refeição italiana, comida fresca e simples, excelente taça de vinho, local agradável e familiar. Estratégia de Marketing Integrado Pessoal – Gerentes - Itália Instituto de Culinária Toscana Workshops Vinhos Garçons Ambiente Típico da Toscana Comunicação Interna e Externa Conceito “Aqui você faz parte da família"

Gestão de Marcas Carlos Freire – Elementos de marca que podem ser utilizados no “branding”:. Nome;. Slogans;. Logotipo;. Embalagens;. Símbolos;. Personagens.. Jingles;. Domínios;

Gestão de Marcas Carlos Freire – Etapas do Processo de escolha dos elementos de marca:. Definição de Objetivos;. Geração de alternativas;. Seleção de alternativas;. Busca de informações preliminares;. Pesquisa com consumidor;. Registro legal

Gestão de Marcas Carlos Freire – No novo cenário de negócios a busca é pela interatividade com o objetivo de estreitar laços com o consumidor e gerar “Brand Equity. Para isso algumas estratégia são utilizadas:

Gestão de Marcas Carlos Freire – Marketing de Experiência

Gestão de Marcas Carlos Freire – Marketing de Experiência Consiste em, mais que expor o consumidor à marca, levá- lo a ter uma experiência positiva com a mesma e assim criar laços positivos. Camarotes Vip em grandes eventos.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Marketing One to one

Gestão de Marcas Carlos Freire – Marketing One to one Traçar estratégias que façam com que o cliente se sinta único em relação àquela marca. Bagagem da TAM. Para isso utiliza-se de recursos tecnológicos como os CRMs.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Marketing de permissão Demonstrar respeito pelo consumidor e consultá-lo sobre o interesse em ser exposto às mensagens do vendedor. Envolver o consumidor nos processos de marketing, fazer com que ele se sinta parte daquilo. Conselho de donas de casa.

Gestão de Marcas Carlos Freire – Até aqui, tudo bem? Dúvidas?

Gestão de Marcas Carlos Freire – Vídeo Ana Costa

Gestão de Marcas Carlos Freire – Estratégias de Produto, Serviço e Preço