17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.

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Transcrição da apresentação:

17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  MP: agosto 2011 Apresentador(a): Angela R. M. Weinmann Centro de Ciências da Saúde MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Programa novo, grande entusiasmo por parte corpo docente e dos discentes (possibilidade de receber dois títulos simultaneamente : especialista e mestre).  Corpo docente com produção intelectual crescente  Possibilidade de inserção de recém-doutores e pós-doutores com produção qualificada  Público-alvo numericamente alto/ano (120 residentes)  Interdisciplinaridade do programa  HUSM como campo de pesquisa (referência para Macro-região Centro-Oeste. Infra-estrutura do hospital).

UFSM Pontos fracos do Programa  Ausência de fomento ao MP  Necessidade de conciliar as atividades da residência (60 hs/semanais) com as atividades do mestrado.  Critérios de credenciamento/descredenciamento ainda não estabelecidos.  Produção intelectual qualificada pequena.  Ausência de bolsistas produtividade entre os docentes permanentes.  Pequeno numero de docentes com pós-doutorado.  Falta de infra-estrutura administrativa (secretaria).  Falta de política de complementação da bolsa da residência.

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Consolidação das linhas de pesquisa e criação nova linha (Gestão em Saúde) pesquisa e criação nova linha (Gestão em Saúde) médio prazoAtuação simultânea docente em vários campos :graduação, assistência, residência - Impossibilidade ampliação docente - Ausência de fomento ao MP 1 Inserção de novos docentes 2. Inserção de novos docentes produtivos (médicos e outras produtivos (médicos e outras áreas saúde). áreas saúde). curto e médio prazo -Participação outros programas - Impossibilidade ampliação docente 1 Desenvolvimento de 3. Desenvolvimento de atividades inter e atividades inter e multidisciplinares de multidisciplinares de pesquisa e de formação pesquisa e de formação profissional profissional curto e médio prazo - Perfil discente sem dedicação exclusiva ao mestrado Limitação da mobilidade discente (pela residência) Limitação de recursos financeiros. 2 Estabelecimento e expansão 4. Estabelecimento e expansão de convênios nacionais e de convênios nacionais e internacionais internacionais médio prazo- Pouca possibilidade de mobilidade dos discentes (residencia) - Recursos financeiros para mobilidade 2 Evoluir na primeira avaliação 5. Evoluir na primeira avaliação trienal do programa trienal do programa médio prazo- Produção docente (sobrecarga trabalho –caract cursos da saúde) Alta exigência para a publicação nos periódicos da área da saúde, especialmente área médica. Tempo médio e custo para publicação nos periódicos 1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Estabelecimento de 1. Estabelecimento de critérios de critérios de credenciamento e credenciamento e descredenciamento descredenciamento curto prazo falta de consenso não há 1 Inserção de novos 2. Inserção de novos docentes permanentes docentes permanentes curto prazo não háCarreira docente financeiramente pouco atrativa (área médica) 1 produção 3. Aumento da produção intelectual qualificada intelectual qualificada médio prazo Atuação docente simultânea em vários campos:graduação, assistência, residência Dificuldade de publicação A1/A2 Custo elevado para as publicações. 1 Incentivo docente para 2. Incentivo docente para bolsas de produtividade bolsas de produtividade (PQ). (PQ). médio prazo Pouca produção qualificada Grde concorrência 1 Incentivo ao pós- doutorado docentes. 4. Incentivo ao pós- doutorado docentes. médio prazo interesse docente não há 1 DP P – 3 C

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Vincular os projetos de pesquisa aos grupos de pesquisa e as linhas de pesquisa do programa pesquisa do programa médio prazo Atividades de pesquisa individualizadas, pouco entrosamento entre os grupos de pesquisa e/ou docentes. não há 1 2. Aumentar o numero de projetos com projetos com financiamento externo financiamento externo curto e médio prazo não há concorrência outros programas 1 3. Expandir parcerias com Instituições e/ou 3. Expandir parcerias com Instituições e/ou pesquisadores renomados pesquisadores renomados médio prazoAusência de apoio técnico administrativo para execução de tarefas necessárias para concretizar tais parcerias não há Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Produção cientifica dos docentes permanentes compatível para conceito 4. médio prazoAtuação simultânea docente em vários campos :graduação, assistência, residência Dificuldade de publicação A1/A2 Custo elevado para as publicações Incentivar produção discente ( junto docente). Vincular defesa ao envio artigo (s). curto e médio prazo Perfil discente: limitada formação pesquisa e excesso atividades na residência Dificuldade de publicação A1/A2 Custo elevado para as publicações Fortalecer a integração discente com alunos IC e residentes não mestrandos curto e médio prazo Atividades da residência não há … Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 24  Número de titulados em cada ano - MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Reavaliação do currículo: disciplinas mais integradas curto prazo dificuldade integração grupo docente não há 1 Aumentar o ingresso de discentes 2. Aumentar o ingresso de discentes médio prazo Sobrecarga trabalho docente Falta de complementação bolsa da residência 2 3. Envolver discentes nos trabalhos de conclusão dos demais residentes e de alunos IC curto e médio prazo Atividades da residencia (60 hs/semana não há 1

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos - Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes Porcentual de egressos que participam em Programas de PG Demais destinos relevantes dos egressos

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Pontos positivos destacados : 1. Disponibilidade e qualidade dos docentes/orientadores 1. Disponibilidade e qualidade dos docentes/orientadores 2. Local das aulas teóricas (HUSM) 2. Local das aulas teóricas (HUSM) 3. Facilidade acesso ao Portal de Periódicos Capes 3. Facilidade acesso ao Portal de Periódicos Capes 4. Discussão interdisciplinar/troca de experências 4. Discussão interdisciplinar/troca de experências  Pontos negativos destacados: 1. Falta de custeio aos projetos 2. Carga-horária da residência 2. Carga-horária da residência 3. Falta de orientadores em algumas áreas específicas (cirurgia) 3. Falta de orientadores em algumas áreas específicas (cirurgia)

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Viabilização de espaço físico mais adequado para as atividades didáticas, de pesquisa e administrativa curto e médio prazo Dificuldades impostas pelo crescimento do CCS e das atividades assistenciais do HUSM Dificuldades financiamento externo 1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Fortalecer intercâmbios com outros programas e com o Serviço de Saúde do Município e Macro-região. médio prazoExesso trabalho residencia Falta mobilidade do residente Recursos financeiros 2 Proporcionar ações de integração ensino-serviço através de cursos, oficinas, seminários 2. Proporcionar ações de integração ensino-serviço através de cursos, oficinas, seminários médio prazoSobrecarga trabalho docente e residencia Recurso financeiro 2

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Fortalecimento do programa: consolidação das linhas de pesquisa existentes e criação de nova linha (Gestão em Saúde)  Critérios de credenciamento/descredenciamento estabelecidos  Aumentar a produção cientifica qualificada dos docentes permanentes (A1/A2).  Possuir docentes permanentes com bolsa produtividade (PQ).  Pós-doutoramento progressivo do corpo docente.  Aumentar numero de projetos com financiamento externo  Infra-estrutura administrativa.  Tentar melhorar o conceito Capes. PRINCIPAIS METAS

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