Metodologia do Trabalho Acadêmico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Práticas Administrativas
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
METODOLOGIA DA PESQUISA
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia Científica
Bacharelado em Sistemas de Informação
Comunicações Técnico-científicas
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Projeto de Intervenção
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução à Prática da Pesquisa I
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Introdução a Engenharia de Alimentos
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
APRESENTAÇÃO.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Metodologia da Pesquisa Científica
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
Professor: José Medina
USJT – Universidade São Judas Tadeu
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
DISCIPLINA OPTATIVA: TOPICOS FEBAC APRESENTAÇÃO DO PLANO DE CURSO
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
Concepções em Educação Matemática
METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Filosofia da ciência.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Estágio Supervisionado I Prof. Breno Eustáquio Funcec/Doctum.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Faculdade Piaget - Brasil
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA Wolley W. Silva.
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico Plano de Ensino Introdução Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para fornecer atualizações para um projeto do projeto. Seções Clique com o botão direito em um slide para adicionar seções. Seções podem ajudar a organizar slides ou a facilitar a colaboração entre vários autores. Anotações Use a seção Anotações para anotações da apresentação ou para fornecer detalhes adicionais ao público. Exiba essas anotações no Modo de Exibição de Apresentação durante a sua apresentação. Considere o tamanho da fonte (importante para acessibilidade, visibilidade, gravação em vídeo e produção online) Cores coordenadas Preste atenção especial aos gráficos, tabelas e caixas de texto. Leve em consideração que os participantes irão imprimir em preto-e-branco ou escala de cinza. Execute uma impressão de teste para ter certeza de que as suas cores irão funcionar quando forem impressas em preto-e-branco puros e escala de cinza. Elementos gráficos, tabelas e gráficos Mantenha a simplicidade: se possível, use estilos e cores consistentes e não confusos. Rotule todos os gráficos e tabelas. Prof. Pedro Luiz Santos Serra

CURSO: Sistemas de Informação Série: 6° / 7° Semestres Carga Horária Semanal: 2 horas aulas Carga Horária Semestras: 40 horas aulas Do que se trata o projeto? Defina a meta deste projeto É semelhante a projetos anteriores ou se trata de um novo esforço? Defina o escopo deste projeto É um projeto independente ou está relacionado a outros projetos? * Observe que este slide não é necessário para reuniões de status semanais

I - EMENTA Promover a iniciação à pesquisa científica. Proporcionar informações relativas à conceituação de ciência e de seus objetivos. Dar conhecimento da relação da produção científica e o contexto histórico social. Fornecer instrumental básico para a realização adequada da pesquisa bibliográfica e organização de trabalhos pautados por princípios científicos. Fornecer fundamentação teórico-científica para a realização de trabalhos acadêmicos. * Se qualquer um desses essas questões causaram um atraso de cronograma ou apontaram a necessidade de discussão adicional. Detalhes no próximo slide.

Objetivos Gerais Promover a iniciação à pesquisa científica Específicos Capacitar o aluno na linguagem científica por meio de uma visão geral das várias formas de planejamento de pesquisa, tendo como objetivo fornecer ao aluno instrumentos para elaborar um projeto de pesquisa, redigir e apresentar relatórios e trabalhos acadêmicos. Duplique este slide, conforme o necessário, se houver mais de uma questão. Este slide e slides relacionados pode ser movido para o anexo ou oculto, se necessário.

Conteúdo Programático História da ciência e das universidades. Conhecimento científico versus senso comum. Pesquisa teórica versus pesquisa empírica. Os quatro tipos de conhecimento: popular, filosófico, religioso e científico A determinação histórica na produção do conhecimento. O papel da ciência na sociedade atual. A ciência e a pós-modernidade. Iniciação à pesquisa científica. Teorias. Métodos. Levantamento bibliográfico. Organização, funcionamento e uso da biblioteca. A busca nas fontes de informação: primária, secundária e terciária. A Internet e o ciberespaço, novo plano de captação da informação. Fontes de informação: Sibi (USP), Portal Periódicos da CAPES, IBICT, SCIELO, Web of Science, Normas ABNT. Introdução à estruturação do trabalho acadêmico.

Avaliação Provas Bimestrais Trabalhos Modelo misto constituído de testes de múltipla escolha e questões dissertativas Trabalhos Constituição de cada nota (B1 e B2) envolverá a realização de um trabalho associado à nota da prova. Os trabalhos serão direcionados ao Trabalho de Curso – Fase I de cada grupo.

Bibliografia ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico; elaboração de trabalhos na graduação. 7ª edição- Ed. Atlas - 2005 LAKATOS, E. Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. Ed. Atlas - 2005. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14ª edição. – Ed.Cortez - 2005.