EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Currículo /Educação Física
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Atuais Propostas Curriculares.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
3º GRUPO: CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CURSO: Licenciatura em Educação Física
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
05/11/2015.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Profa.Ms.Vanessa G. Souza. PRINCÍPIOS PARA ENSINO APRENDIZAGEM a concepção de corpo totalidade; o entendimento do corpo como produto e produtor de cultura;
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR II ENSINO MÉDIO SANDRA PEREIRA

Modelo padrão para os trabalhos   Todo trabalho realizado pelos alunos de Educação física deve obedecer a mesma norma de apresentação. Todas as rasuras, letras ou palavras superpostas, compromete o valor do trabalho. O texto dos trabalhos deve ser digitado em espaço 1,5cm, com exceção das notas ao pé da página, citações, tabelas e referências que deverão ser digitadas em espaço simples. O espaço entre uma referência e outra é duplo. A fonte do texto pode ser Arial ou Times 12 Configuração da página – Esquerda............3cm - Direita.................2cm - Superior..............3cm - Inferior................2cm

Os trabalhos devem apresentar em sua estrutura:   CAPA – Logo da Instituição INDICE INTRODUÇÃO TEXTO – TRABALHO – PESQUISA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (LIVROS, ARTIGOS, SITES, ETC.) Os PROJETOS (APRESENTAÇÃO OU A PRÁTICA) devem ser apresentados da seguinte maneira:  TÍTULO PÚBLICO ALVO DURAÇÃO OBJETIVOS (O que pretende alcançar/ o que quer que seus alunos aprendam) JUSTIFICATIVA (Motivos para a realização do trabalho) DESENVOVIMENTO METODOLÓGICO (Como o trabalho foi desenvolvido) AVALIAÇÃO OU CONCLUSÃO (do processo de aprendizagem dos alunos/ do trabalho pedagógico do professor) Referência Bibliográfica

NOME E LOGO DA INSTITUIÇÃO AUTORES (componentes do grupo e RM)   AUTORES (componentes do grupo e RM) TÍTULO do trabalho NOME DA DISCIPLINA Nome do professor DATA Fonte 14

Pensem nesta questão Apresentada pelo Prof. Antonio Nóvoa (2001)  Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes?  Só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática.  Isto é o que esperamos de você: que seja um PROFESSOR REFLEXIVO

Objetivos das aulas Causar conflitos em suas mentes e oferecer “pistas” para pensarmos possibilidades de ações pedagógicas “renovadoras” que contribuam de forma significativa para a formação do aluno enquanto indivíduo e cidadão atuante, com valores democráticos.

Tendências Educativas LDB- LEI DE DIRETRIZES E BASES 9394/96: Art 2. Diz que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana que busca o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Educação Física hoje: Contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade sobre o corpo e motricidade. Consideram-se atividade culturais fundamentais com finalidade de: LAZER EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS AFETOS E EMOÇÕES E COM POSSIBILIDADES DE PROMOÇÃO, RECUPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE

Para começar devemos identificar as necessidades cognitivas e as características de nossos alunos.

Pcns A Ed Física como disciplina escolar deve tratar da CULTURA CORPORAL Formar o cidadão que vai... PRODUZIR, REPRODUZIR, TRANSFORMAR ESSA CULTURA. Para acontecer isso o aluno deve ter contato com os diversos conteúdos da educação física

A área que a Educação física esta inserida Linguagens, códigos e suas tecnologias A educação física deve considerar a fase vivenciada pelos alunos, as propostas de educação, e sobretudo a nova feição que se deseja para a disciplina na fase final da formação básica dos jovens.

Conceitos, competências e habilidades a serem desenvolvidos Se organizam em três eixos: Representação e comunicação- conceitos 1- Linguagem corporal: O homem realiza a comunicação através do corpo: GESTOS. Que são textos, movimentos comunicativos do corpo impressos por uma determinada cultura.(Campelo, 1996)

Os gestos Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes e transmitir informações.

2.Signo e Símbolo Signo é o sentido que se usa. Ex: Saque jornada nas estrelas, salto rolo ventral, etc... Símbolo: É UM SINAL, que uma vez conhecido, dá a conhecer outros objetos diferentes dele, sejam física ou não.

3- Denotação e conotação Denotação é a significação básica do signo. Que é comum a todos os usuários Conotação é a parte do sentido de um signo que não corresponde à sua significação estrita.

4- Gramática Existe uma gramática corporal: Cada uma das práticas corporais possui uma especificidade, um maneira própria de organizar e codificar seus saberes. Fundamenta a compreensão da estrutura da linguagem corporal

5- textos Totalidade significativa Ao observar pessoas sem ouvi-las, muito pode –se saber sobre elas. Por isso na Educação Física os alunos devem produzir e interpretar textos diferentes: Dança, jogo ou esporte.

6- Interlocução, significação, dialogismo É quando o aluno consegue adaptar os conhecimentos adquiridos a sua realidade. Ex: Uma partida de voleibol jogada na rua, na praia, as regras podem ser adaptadas ao seu querer. O importante é que os alunos saibam analisar as especificidades sem perder a visão do todo em que estão inseridas.

O QUE SE PRETENDE COM TODAS ESSas tendências É viabilidade de uma prática pedagógica que apresente coerência com os objetivos de ensino elencados pelos documentos oficiais(LDB, PCNs, PPP). Que proceda o desenvolvimento de competências, frente a possibilidade de mobilização de perspectivas conceituais ( a tomada de consciência), atitudinais ( questões morais), procedimentais( as relações entre o fazer e o compreender).

Investigação e compreensão 1- Análise e síntese Propiciar ao aluno as diversas possibilidades da cultura corporal. Ex: traduzir um jogo num poema. 2, 3 e 4: Correlação, identidade e integração: Compreenda as diversas formas de linguagem. - Assistir a partida ao vivo - Sem som mídia

5- Classificação: Podem ser classificadas em : JOGOS, ESPORTES, DANÇAS, GINÁSTICAS E LUTAS. Proporcionar que reconhecem as semelhanças e diferenças em cada prática corporal. 3- Contextualização Sociocultural : 1- Cultura: Todo fazer Humano, que pode ser transmitido de geração para geração por meio de linguagens.

Os gestos, as posturas e as expressões faciais são criados, mantidos ou modificados em virtude de o homem ser um ser social e viver num determinado contexto cultural. A educação física como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno

Para refletir.... Que haja transformação, e que comece comigo.” ( Marilyn Ferguson)