Maira Bernardi NUTED/UFRGS Didática da EAD Maira Bernardi NUTED/UFRGS
Didática Estuda os processos de ensino, onde objetivos, conteúdos, métodos, metodologias e avaliação do ensino e da aprendizagem fazem parte de um processo interelacionado e interdependente. A intenção primeira= fornecer ao professor conhecimentos pedagógicos específicos, que associados a outros conhecimentos, permitam a ele (re)construir sua idéias de educação e sociedade e, principalmente, se constituir enquanto profissional e enquanto sujeito.
Didática NÃO define técnicas nem métodos estáticos para transmitir conteúdos; SIM discute os processos de ensino e as finalidades desse ensino para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa.
Didática da EAD Desenvolvimento de práticas educativas contando com o suporte de recursos tecnológicos - progressiva melhoria da orientação das suas ações, culminando na geração de novas experiências neste cotidiano, até então não presenciadas (Peters, 2003) Realização de trabalhos interdisciplinares, integrando profissionais de diferentes áreas do conhecimento Repercussão na melhoria da qualidade - ensino presencial - reflexão acerca das experiências adquiridas com a utilização dos dispositivos da EAD em sistemas acadêmicos convencionais
Didática da EAD Blended Learning (b-Learning) Combinação e integração de diferentes tecnologias e metodologias de aprendizagem, misturando formação on-line e presencial Conhecido como Formação Mista pode ser implementada através da utilização de ambientes virtuais para suporte da atividade presencial Combinação - conteúdos digitais + sessões presenciais, com suporte de um AVA
Didática da EAD Blended Learning (b-Learning)
Didática da EAD Vantagens do B-learning Capacidade de avaliação dos alunos – dados obtidos – presencial e virtual - performance de relacionamento e postura do aluno no presencial-virtual Integração pessoal entre os participantes - troca de experiências – desenvolvimento de dinâmicas coletivas Possibilidade para realização de trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse Melhores resultados de aprendizagem - flexibilidade de prazos estabelecidos - uso de meios mais diversificados - colaboração entre os alunos
Planejamento Modalidade EAD
Planejamento das aulas Partir da proposta didático-pedagógica da Instituição (PDI) – Curso (PPC) – Professor (Modelo Pedagógico) Relação da disciplina com Projeto Pedagógico do Curso – PPC Relação interdisciplinar Ementa da disciplina – ver pré-requisitos Objetivos Metodologia Pedagógica * Objetivos * Conteúdo (como será disponibilizado??) * Métodos e Técnicas - Estratégias para aplicação do conteúdo * Avaliação – proposta e atividades
Objetivos Educativos Qualquer sentença ou enunciado que expresse um comportamento esperado de um indivíduo ou grupo após submetê-lo a uma situação de ensino-aprendizagem Operacionalidade de um objetivo - precisão da sua redação - não permitir múltiplas interpretações Objetivos educativos - fins educacionais, metas educacionais, objetivos gerais, objetivos específicos, objetivos instrucionais, objetivos operacionais
Objetivos Educativos Objetivos Longo prazo Curto prazo fins ou metas educacionais objetivos educacionais objetivos gerais objetivos específicos Objetivos gerais - processos mais complexos - atingidos ao final de um período de tempo razoável, difícil de ser determinado Objetivos específicos - atingidos a curto prazo - espaço de tempo definido
Objetivos Educativos Revisão teórica - pontos de vista divergentes -caráter teórico e prescritivo - necessidade e possibilidade de determinar objetivos educativos Opinião de alguns autores - pré-determinação do comportamento do aprendiz em detalhes - ensino retalhado - perdendo-se de vista as metas mais gerais da educação Ausubel e Bruner (apud Oliveira, 1973) – cuidado para não se dedicar mais a aspectos triviais e fáceis de serem definidos do que aos aspectos mais fundamentais e que deveriam ser levados em conta no processo de aprendizagem.
Objetivos Educativos Hipótese Maior qualidade da aprendizagem – quando o aluno tem conhecimento prévio dos objetivos educativos visados pelo professor
Conteúdos Ênfase na organização do conteúdo de ensino - fator fundamental para a aprendizagem EAD Diferentes conteúdos - impactos diferentes sobre a aprendizagem do aluno Motivação a determinado tema – relevância somada aos recursos metodológicos adotados
Conteúdos Algumas possibilidades para disponibilização dos conteúdos Arquivos (word, pdf...) Hipermídia/hipertextos Áudio/vídeos Estudo programado Conferência/videoconferência Modos integrados Objetos de aprendizagem Sites
Conteúdos Construção/ Elaboração Clareza das idéias nos textos: cuidar com ambigüidades e contradições Idéias relacionadas a conhecimentos já apresentados em outras disciplinas Recursividade da escrita Relação com o ensino presencial Linguagem simples e dirigida - foco público alvo - características e intenções
Conteúdos Construção/ Elaboração Materiais complementares em diferentes mídias (vídeos, mapas, imagens, etc.) Cuidado com os erros gramaticais e/ou conceituais: Abertura para avaliação/contribuição de outros profissionais/colegas Atividades/desafios propostos - de acordo o ambiente virtual e outros recursos disponíveis
Conteúdo - Forma Uma vez definido o conteúdo (e formato do mesmo) a ser trabalhado... ... faz-se necessário definir a forma como deverão ser trabalhados. Forma = procedimentos didáticos - métodos e técnicas de ensino - estreita relação com o conteúdo.
Metodologia e Método Métodos de ensino Diversidade e variação - comportando inúmeras classificações Relacionados à uma concepção epistemológica Classificação Métodos Transmissivos Métodos Ativos
Classificação Métodos de ensino Metódos Transmissivos Concepção de que o conhecimento Professor transmitir aos alunos esse conhecimento por meio, por exemplo, da exposição. Método expositivo Professor - responsável pelo processo de aprendizagem Aluno - passivo: recebe pronto o que lhe é passado pelo professor. Ênfase no ensino e no professor
Classificação Métodos de ensino Métodos Ativos Base teórica está na aprendizagem e não no ensino Aluno constrói o seu próprio conhecimento a partir de experiências propiciadas pelo professor - sujeito de sua própria aprendizagem Professor - mediador entre o aluno e o conhecimento, Exemplos: Método de Problemas de Dewey Centros de Interesse de Decroly, Projetos Unidades Didáticas Métodos de ensino - grande trajeto a percorrer e se desenvolvem por etapas – concretizadas por meio das chamadas técnicas de ensino, ou procedimentos didáticos.
Procedimentos didáticos Ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor - aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos Procedimento didático mais adequado - conteúdo – auxilia na construção de novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva Substituir - atividades mecânicas por tarefas que exijam dos alunos reflexão e ação
Procedimentos didáticos Escolha do procedimento didático Adequação dos competências/objetivos estabelecidos Natureza do conteúdo e tipo de aprendizagem Características dos alunos (faixa etária, interesse, expectativas) Infra-estrutura física (laboratórios e equipamentos), material didático Tempo disponível
Procedimentos didáticos Métodos e Técnicas Didáticas Interativas Comissão Entrevista Mesa Redonda Fórum Seminário Apresentação de Soluções Dramatização Discussão Debate Estudo em Grupo Diálogo Simpósio Painel Phillipps 66 ou 22
Procedimentos didáticos Métodos e Técnicas Didáticas Individuais Aulas práticas de laboratório Aulas práticas de oficina Aulas práticas de campo-estudo do meio Trabalho Individual Demonstração de Teorias Aulas Expositiva Argüição Leitura Dirigida Solução de Problemas Estudo de Casos Pesquisa Estudo/Tarefa Dirigida
Avaliação Exigência – legislação EAD – presencial Realização de provas e apresentação de trabalhos - presencial Programas e ferramentas – professor Acompanhamento e avaliação freqüência de acesso e duração Realização das atividades pelo aluno
Instrumento de Avaliação Pesquisas e apresentação Elaboração de projetos técnicos Relatórios de discussão Relatórios de laboratórios Relatório de trabalho de campo e de visitas Avaliação escrita individual Estudo de caso Observação direta Sinopses de consultas bibliográficas Seminários Simulações através de situações fictícias Auto-avaliação Portifólios
Critérios de Avaliação Clareza de idéias (oral e escrita) Viabilidade Coerência com a realidade Seqüência lógica Destreza Senso critico Organização de idéias Participação Cooperação Interesse Iniciativa Organização Cumprimento de prazos Didática
Sites - Disciplinas Organização da disciplina por Semanas Temas Unidades Oficinas Alguns exemplos ...